domingo, 31 de janeiro de 2021

AS  NULIDADES

Peguem em várias nulidades, apenas porque têm a cor do partido, coloquem-nas em certos cargos, certos gabinetes, certas delegações, certos postos chaves da máquina do Estado como por exemplo no ministério das Finanças, ou façam a nulidade rodar por junta de freguesia depois numa câmara municipal e rapidamente por uma distrital do partido ou mesmo colocar a nulidade como deputada, e....................esperem por resultados.

Os resultados? Maus? Não é de admirar, mas a culpa dos maus resultados, das broncas, dos lapsos, das vigarices, etc.,  não é das nulidades, é dos serviços e dos porteiros. Só diz o contrário quem é do contra.

AC

OUTRO DIA.....

Outro dia, depois de ler uma certa notícia, lembrei-me de ir procurar na minha biblioteca, nos meus apontamentos, pela NET, documento, alguma tese, alguma doutrina, escrita e defendida por certa esquerda, acerca de terrorismo, contra o terrorismo. Não encontrei

Obviamente, deficiência minha.

AC

O MENTIROSO

O mentiroso fez-me lembrar aquele tipo que diz que consegue agarrar um gato preto mesmo num quarto ás escuras.

Ele bem tenta convencer-nos, mas esquece que sabemos ser difícil de concretizar, até porque sabemos de fonte segura que no quarto ás escuras não há nenhum gato preto! Mas ele insiste, e continua a dizer-nos que ai conseguir! A vigarice habitual!

AC

C A P I T A I S

Quanto a capitais, temos um mundo que não mais acaba. Capitais de países. No nosso caso é Lisboa, Lesboa para alguns. Temos capitais de distrito, 18 no Continente. Temos capitais de risco. E temos muitos sem capitais, NENHUNS. É o que por aí mais abunda.

Ah, e sempre na invenção e imaginação e na promoção, temos várias outras capitais, como por exemplo: Anadia - capital do espumante; Alvaiázere - capital do chicharro; Barrancos - capital do presunto; Braga - capital do barroco; Bombarral - capital da pêra rocha; Caldas da Rainha - capital da cerâmica; Felgueiras - capital do calçado; Fundão - capital da cereja; Golegã - capital do cavalo; Montemor-o-Velho - capital do arroz; Mealhada - capital do leitão; Miranda do Corvo - capital da chanfana; Marinha Grande - capital do vidro; Marvão - capital da castanha; Montijo - capital do porco; Óbidos - capital do chocolate; Olhão - capital do marisco; Portimão - capital da sardinha; Paços de Ferreira - capital do móvel; Ponte de Lima - capital do vinho verde; Santa Luzia - capital do polvo; Santarém - capital do gótico; Tomar - capital do manuelino; Vila Nova de Famalicão - capital do automóvel antigo; Vinhais - capital do fumeiro.

E, já agora, qual a capital da corrupção?

AC

OS  PORTUGUESES

Precisam particularmente de cumprir os seus deveres de cidadãos e não só gritar por direitos e querer que outros façam por nós, e deixar de ser carneiros, pôr de lado este conformismo desgraçado, esta bovinidade, deixar de ir atrás da aldrabice e da propaganda, olhar com atenção à continuada e descarada distribuição de tachos. 

Porque, de facto, BASTA, de ver triunfar hordas de nulidades, ver prosperar desonras, ver crescer injustiças, e ver a continuada ausência de uma justiça célere e sem compaixão por poderosos, e ver agigantarem-se poderes em certas mãos. BASTA.

AC 


DEPOIS DE O OUVIR ONTEM

Depois de ouvir ontem aquela criatura lá do Norte a explicar porque tinha mandado vacinar todo o pessoal da pastelaria amiga, lembrei-me desta frase: é melhor permanecer em silêncio e ser julgado tolo, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas

AC

. . . . . . P O I S . . . . . . . . .

AC

A  PROPÓSITO  DA  PANDEMIA

Independentemente de cada vez estar mais convicto de que têm sido mais as más decisões e inações deste governo que decisões acertadas e a tempo e horas, a realidade é que muitos aspectos e rotinas da nossa vida foram brutalmente alterados.

A restauração é um deles. Como nunca dei passos maiores que a perna, a minha vida familiar foi sempre regrada designadamente no que respeita a controlo financeiro familiar e, nessa medida, ao longo dos anos tenho podido de vez em quando comer fora de casa e de vez em quando dar umas passeatas por aí.

Isto para dizer que, com a pandemia e particularmente nos períodos como agora, mais uma vez, não podemos ir almoçar ou jantar ou mesmo tomar o pequeno almoço fora de casa. Mas tenho-me vingado com o "take away" e, tendo o habitual cuidado financeiro, confesso que tenho ido mais vezes aos restaurantes (buscar comida) do que era habitual.

Não tenho problema algum em vir com os sacos que me dão nos restaurantes e na minha pastelaria preferida aqui da zona. Até já vim com um tacho.

Não sou deputado nem diplomata. E já usei até, várias vezes, lancheiras (lancheiras, que as há e bem modernas, com "design" catita), equipamento porventura indigno para quem sempre bebeu do fino.

AC

31 JANEIRO 2021

> 1512 - Nasce o Cardeal D. Henrique

> 1580 - Faleceu Cardeal D. Henrique

> 1891 - Porto, levantamento militar/ revolta do 31 de Janeiro contra a monarquia

> 1945 - II GG, ilha de Luzon, Filipinas, resgate de prisioneiros por tropas americanas

> 1989 - Faleceu Fernando Namora

AC


sábado, 30 de janeiro de 2021

O PROGRAMA de VACINAÇÃO 

e as CAMARILHAS e os INDIGNOS

AC


 F O G E. . . . . . . . . .

Foge CÃO que te fazem Barão.......

Para onde se me fazem Visconde.........

perdão, queria dizer, fugir para onde diga lá, pois desde delegações do INEM, às da segurança social, mais as inúmeras mescambilhas que se amontoam por aí, corro o risco de ir por uma rua e ser de repente assaltado e apanhado para ser VACINADO CONTRA a COVID-19 por causa de algum frasquinho que tenha sobrado......FUJO portanto para ONDE, neste cada vez mais mal afamado rectângulo à beira-mar plantado?

AC

.......P O I S...........


AC

CONTINUA  ACTUAL  e  INTERESSANTE.....
Do passado, mais uma recordação.
DN, 28JUN2000, Velhas raposas e uvas verdes, de Óscar Mascarenhas - ........Mário Soares perdeu uma bela ocasião para não mostrar o pior de si: o ressabiamento egocêntrico que se manifesta em epítetos sardónicos que distribui sobre quem pensa ser a causa dos seus males. Ironia do destino: quanto mais sente que se afasta - ou o afastam - do centro do poder, mais parecido ele fica com Cavaco Silva na inconformação e no azedume.....Houvesse dúvidas sobre os méritos da harmonização fiscal conseguida e elas ter-se-iam dissipado por completo depois de ouvir Marcelo Rebelo de Sousa, na sua prédica incendiária de Domingo na TVI. Foi um tão grande "ah, mas são verdes" que deixou tudo claro quanto às intenções do raposo.....Em primeiro lugar porque Marcelo abandonou a sua posição de analista para se assumir como um sniper de campanário pronto a abater as duas únicas personalidades políticas que o derrotaram e amarrotaram o seu ego: Jorge Sampaio e António Guterres".........

Mais um exemplo elucidativo e esclarecedor, do passado recente, mas é sobre este e muitos outros exemplos de tonalidades e cores várias, dele e de outras personalidades (!?!?), que assentam as verdadeiras razões porque Portugal chegou ao estado a que chegou, à conta desta gentinha toda que se governou/ governa e nos estiola, há décadas, gentes desta estirpe que nos estiola há séculos. E assim continuará, infelizmente! Desgraçados de nós cidadãos comuns, impotentes para alterar o rumo. Então com este nível de conformismo e bovinidade, sempre contentes com o milagre anunciado....
AC

30 JANEIRO 2021

> 1574 - Faleceu Damião de Góis

> 1648 - Fim da Guerra dos Oitenta Anos, entre a Espanha e o que veio a ser a Holanda

> 1649 - UK, Rei Carlos I decapitado

> 1882 - Nasce Franklin Delano Roosevelt

> 1933 - Adolf Hitler nomeado Chanceler

> 1948 - Assassinado Mahatma Gandhi

> 1968 - Vietname do Sul, início da ofensiva do Tet

> 1972 - Irlanda do Norte, Bloody Sunday

> 1992 - Argentina facilita acesso a registos de nazis, permitindo a sua caça

AC


POR AÍ

(Quando se podia)

AC

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

POR  AÍ

Quando se podia)

AC

Da Guerra

O Chefe do Estado-Maior General do Exército, Costa Gomes, com o seu arrepiante realismo, arvorou-se imediatamente em porta-voz da insubordinação junto de Marcello Caetano e, a seguir, em protector dos revolucionários..............Costa Gomes, com muitos mais votos do que Spínola, devia presidir à futura Junta de Salvação Nacional. Os capitães, inteiramente desconhecidos do país, precisavam destas cabeças simbólicas e, depois de alguma controvérsia (Vitor Alves a favor e Vasco Lourenço Contra) tinham-se resignado a suportá-las. Mas, fora alguns fiéis de Spínola, a grande maioria não tencionava por isso encomendar o futuro aos bons ofícios do "ar condicionado". Spínola não percebeu esta realidade elementar. Costa Gomes, que a percebeu, calou-se.

AC

A V E S

Listo algumas das aves que se podem avistar em diferentes locais do Continente. Pensando no chamado baixo Guadiana ou em zonas da bacia do Tejo podem avistar-se: flamingo, garça-real ou cinzenta, garça branca, zarro, pilrito-comum, trepadeira, borrelho-de-coleira-interrompida, cegonha branca, galeirão, galinha-de-água, pernilongo, pato-de-bico-vermelho, papa-figos, chapim-real, corvo-marinho ou mergulhão, colhereiro, tarambola-cinzenta, mergulhão-de-poupa, galinha sultana, rola-turca, andorinha-do-mar, perna-vermelha-bastardo. A azul são as espécies que até hoje consegui ver, sem ou com recurso a teleobjectiva de grande alcance.

À conta da porcaria do bicho, cada vez mais longe a última vez que andei a ver se descortinava alguma desta bicharada.

AC

E  CONTINUAMOS  NISTO
Uns, dizem que não, que o que se afirma sobre eles e sobre o seu passado bombista não é verdade, que nunca provocaram vítimas mortais.
Outros, dizem que também não, que o que se afirma sobre eles e sobre o seu passado bombista não é verdade, e também nunca provocaram vítimas mortais.
E, uns outros, a mesma ladainha.

E continuamos nisto, de branqueamento em branqueamento de um lado e de outro, até as páginas da nossa história ficarem sem nada lá escrito para lá, do milagre das rosas, da plantação do pinhal de Leiria, do esforço do Martim Moniz, dos amores do Pedro, da padeira, da porca da política ao tempo de Carlos, da "democracia florescente e controlada durante uns anitos", do "antigo campo de férias da FNAT no Tarrafal" (!!!)  e pouco mais.

O ELP, foi obra do espírito santo.
O MDLP, no espírito santo se revia.
As FP 25, do espírito santo foram.
As BR, ao espírito santo devem a existência.
A LUAR, das obras primeiras do espírito santo.
A ARA, no espírito santo se inspirou.

As eventuais mortes e destruição que maldosamente atribuem aqueles anjos todos foram provocadas por meteoritos.
Os assaltos a bancos foram para obras de beneficência de criancinhas.

Eventuais arrufos entre companheiros, mesmo que tenham ocorrido, foram sempre com pistolas de fulminantes. 

Tudo o que se disser em contrário disto é uma vergonhosa campanha para querer manchar vidas honradas atribuindo-lhes o que se passou lá longe em outras paragens.

Portanto, tudo um rol de acusações falsas, ora proferidas por esquerdistas, ora por direitistas.

Até porque, quanto algum súbito falecimento no passado, terá sido fortuito, inesperado, porventura por descuido a manipular estalinhos de carnaval.

Todas as pessoas decentes sabem que houve apenas, e sempre, um combate pela liberdade e justiça (deles!).
AC

29 JANEIRO 2021

Dia Mundial dos Leprosos

Dia Mundial do Puzzle

> 1642 - Tratado de paz Anglo-Luso

> 1860 - Nasce Anton Tckekhov

> 1886 - Karl Benz inventa o motor a gasolina

> 1916 - Paris bombardeada por Zepelins alemães

> 1919 - EUA, ratificada a 18ª emenda à constituição

> 1945 - Fundação do jornal A Bola

> 1966 - Compromisso do Luxemburgo, pelo qual a França aceita retomar o seu lugar no Conselho Europeu desde que se mantenha a regra da unanimidade

AC

S O N H O  e  ACÇÃO

AC

MEMÓRIA.  CULTURA.  PATRIMÓNIO

Ermida de Sto António, quinta do Pátio d'Água

Esta Ermida foi erigida na segunda metade do século XVI. Em 1774 foi remodelada, mas foi fortemente danificada em 1775. Foi reedificada em 1789. Como por todo o país aconteceu, foi danificada e profanada a partir de 1834. Entre 1940 e 1953, por iniciativa do comandante Santos Fernandes, a casa da Quinta do Pátio d'Água e a Ermida de Sto António foram tratadas sob projecto do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro por ele elaborado em 1919. Em 2017 depois de uma profunda reabilitação, a Ermida foi devolvida aos cidadãos do Montijo.


AC

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

A  PROPÓSITO  DE  VIANA  DO  CASTELO

Salvo melhor opinião, todas as cidades, vilas, aldeias, lugares, povoados, todos têm coisas feias e bonitas, lugares aprazíveis, casas e prédios de arquitectura marcante e outros de gosto mais que duvidoso e, estes sobretudo, sugestivo de mescambilhas camarárias no que respeita a autorizações e PDM. E "inside information". Nesta área temos até em Portugal um cromo especial, com obra feita nas Beiras!!! 

Vem isto a propósito de Viana do Castelo e do seu prédio Coutinho.
Gosto de visitar Viana do Castelo e, entre outras coisas, fruir da agradável pousada lá no alto, de onde se podem apreciar vistas sensacionais particularmente em determinadas condições meteorológicas e horas do dia. E de onde tenho feito quartel-general para incursões em redor.

As opiniões são todas de respeitar e, naturalmente, também nesta questão do prédio Coutinho, as questões legais não devem e não deviam ser desprezadas em favor de interesses que, as mais das vezes, aparentam duvidosos.

Ouvir falar o deplorável e arrogante ministro Matos Fernandes irrita mesmo os ouvidos mais duros mas, sobretudo, fere as pessoas decentes, pois tudo o que dali vem tresanda a muito mal cheiroso.

Se me perguntarem se gosto do dito prédio, sinceramente, sugere-me a palavra mamarracho! Mas isto é uma opinião de gosto pessoal, coisa tipo que não deve contar para decisão alguma.

Da última vez que estive em Viana do Castelo, procurei junto de uma autoridade local e homem da minha profissão saber de contornos sobre esta rocambolesca  telenovela. Creio ter percebido várias coisas mas, naturalmente, ele não me conseguia explicar todo o romance. 

Num blogue bem conhecido está tudo bem explicado, e a história tem gentalha conspícua metida até ao pescoço nesta vergonhosa telenovela. 
Uns ainda mais execráveis que outros. E a mistura entre uns que foram chefes e outros que foram subalternos, que depois passaram a ajudantes e/ ou ministros, ou selecionados para novos projectos, mostra bem a podridão deste polvo "sUcialista" que ao longo das décadas se apoderou do sistema político e jurídico a seu "bel-prazer" e para os interesses da camarilha.

Esta lamentável história iniciada algures nos 70 do século passado, é exemplar deste Portugal de poder autárquico "esquisito" que sempre andou em paralelo com o poder autarca decente. Uma das várias razões desta podridão crescente e pantanosa em que se transformou a sociedade portuguesa.

Um molho de brócolos, presidente de câmara curioso, socialista pois está claro, PDM, licenciamentos, aprovações e licenças necessárias emitidas e pagas, compras de apartamentos, surgimento de interesses vários porventura promíscuos, direitos de propriedade, decisão de expulsão de moradores, batalhas jurídicas e, finalmente, e sem surpresa senão apenas para incautos, lá caiu a definitiva aprovação jurídica de expulsão de moradores ainda residindo no prédio.

Em síntese, uma TEIA NOJENTA de camarilha, conhecida no Porto e não só, e com líderes bem referenciados e, CLARO, bem instalados na vida!!!! 
EXEMPLAR e ELUCIDATIVO quanto à gentalha que nos suga.
AC
R E D E S    S O C I A I S
Cresce o número de confissões publicas de aniversários, festas, indicações camarárias, coisas da vida íntima, desabafos de deputados, etc., etc., etc.
E CRESCE O NÚMERO de APAGÕES DE MENSAGENS.
Eu só tenho este blogue, onde de privado quase nada partilho para além de receitas culinárias, leves mágoas passadas e pouco mais e, ainda assim, "en passant".
Nada de facebook, instagram, twitter, etc. 
Não é uma crítica a quem usa isso, respeito, é apenas um facto, escolha pessoal.
Refiro-me aos apagões das mensagens de muita gentinha, porque através dos jornais se vai tendo mais notícia dessas curiosas posturas. Primeiro, pelo que tenho percebido, vomitam para as redes sociais tudo e mais alguma coisa de vida privada e não só, depois vão a correr apagar tudo para tentar evitar eventuais ataques e escândalos.
Não é giro?
Diz muito sobre os cérebrozinhos, não diz?
AC

28  JANEIRO  2021

Dia Internacional da Privacidade de Dados

> 1908 - Lisboa, o chamado Golpe do Elevador da Biblioteca

> 1924 - Faleceu Teófilo Braga

> 1986 - Depois de 70 segundos de voo, explodiu o vaivém Challenger

AC

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

ORA AÍ ESTÁ,  MAIS UMA VEZ

MAIS UMA VEZ, BEM EM EVIDÊNCIA A POUCO E POUCO, BEM À VISTA UM DOS VERDADEIROS PORTUGAIS.

EM CADA UNIDADE DE SAÚDE, EM CADA LAR, EM CADA INSTITUIÇÃO QUE ESTARÁ COBERTA PELO PLANO DE VACINAÇÃO, DEVERIA HAVER UMA LISTA RIGOROSA DAS PESSOAS A SEREM VACINADAS.

A POUCO E POUCO VÃO-SE DESCOBRINDO OS NOTÁVEIS CASOS DO QUE PIOR TEM ESTA SOCIEDADE, VACINANDO-SE VÁRIOS ENERGÚMENOS QUE A ISSO NÃO TERIAM DIREITO.

PORTUGAL NO SEU MELHOR, MAIS OU MENOS UM PAÍS TIPO VENEZUELA MISTURADA POR EXEMPLO COM O  SUDÃO. E AINDA HÁ QUEM TENHA DÚVIDAS, E SE ZANGUE MUITO COM A HOLANDA QUANDO NOS CHAMA NOMES E NOS CLASSIFICA  COM BAIXEZA. BEM FAZEMOS PARA ASSIM SERMOS TRATADOS LÁ FORA. É AGORA NAS VACINAS, É NAS BATOTAS PARA A EUROPA, E ESPEREM PELOS DINHEIROS DA BAZUCA.

AC


Da Guerra

Muitos anos antes, no entanto, cometera um erro político capital, a cujas consequências não podia agora escapar. Com o estranho e perigosíssimo propósito de promover as Forças Armadas perante a Nação e de não alimentar campanhas internacionais, deu logo desde 1968 uma injustificável importância e uma enorme liberdade aos generais-em-chef das colónias. Esperava assim impedir que eles conspirassem contra ele ou que o seu silêncio fosse interpretado como hostilidade ao governo. Em vez de aliados criou rivais. Spínola na Guiné e Kaúlza em Moçambique aproveitaram a oportunidade para se propagandear pelo mundo inteiro e adquirir uma estatura que de outra maneira nunca teriam tido. Spínola, sobretudo, servido por uma coragem lendária e um exibicionismo natural, tomou proporções verdadeiramente extravagantes.

AC

H I S T Ó R I A

No passado mandámos até rinoceronte.
Hoje poderemos enviar, uns doentes Covid, um André Ventura, um "padreca", um grande líder, etc.

AC

27  JANEIRO  2021

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

> 1668 - D.Pedro II depões o irmão, D. Afonso VI

> 1756 - Salzburgo, Nasce Mozart

> 1842 - Costa Cabral repõe a Carta Constitucional de 1826, início do "Cabralismo"

> 1879 - Thomas Jeferson regista a patente da lâmpada eléctrica

> 1888 - Fundação da National Geographic Society

> 1944 - Fim do cerco nazi a Lelinegrado

> 1949 - 27 e 28 Janeiro, criação do Conselho da Europa, na sequência do Congresso de Haia de 1948,  com sede em Estrasburgo

> 1963 - Início da luta armada na Guiné Bissau

> 1973 - Fim formal da guerra do Vietname

AC

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Os  PROBLEMAS   REAIS  da  SOCIEDADE
Ontem, "Marta que a saúde teme"  entre outras coisas referiu estar a considerar-se "exportar" doentes o que é um definitivo sinal de confissão do desastre há muito denunciado e provocado por esta camarilha  e, não sei se aconselhada pelo marido, disse que tinha que se acabar o bullying sobre quem decide.

A exportação de doentes é uma coisa que me suscita muitas interrogações. Por exemplo, quem decide quem vai lá para fora e para onde? Serão provavelmente os concidadãos mais desprotegidos na vida, os mais abandonados por famílias e que ficam abandonados nos hospitais? Ou os que vão ficando de repente sem oxigénio?

Este assunto da saúde, do direito constitucional, da CRP, da política, e dos partidos, são daqueles decisivos e que agora, com os resultados das eleições presidenciais e como de costume, os pés de microfone, os acéfalos, os politólogos, os achistas e os tudólogos, desataram já a enunciar problemas, cenários, e etc. 
Mas o que sabem realmente dos problemas concretos?

E, com os resultados de Domingo, o alarve vomitou as bacoradas que lhe são típicas, e decidiu que em breve será poder. Como diria o outro, estamos num campo em que prognósticos só no fim do jogo!!!!!

Mas uma coisa me parece evidente. Com este insuportável ambiente do politicamente correcto, com estes doutores e doutoras como o padreca de óculos, aumentam os problemas mas estes novos donos que teimam em assumir-se como donos de todos nós mas não passam de imbecis com ressonância nos OCS e longe dos problemas reais, tudo se vai degradando, esboroando e mostrando que afinal, este Portugal não é nada do que andam há anos a dizer a muitos incautos. Um Portugal moderno e desenvolvido.
É que não há milagres.

De facto, como diz uma patética ex-ministra da saúde PS, sempre houve algumas transferências de doentes entre hospitais. Sim, por exemplo, em dado momento, porque alguma especialidade mais específica não estivesse em condições de prestar assistência urgente a um doente, mas que pode ser tratado imediatamente em outra unidade hospitalar.

Mas era bom falar verdade às pessoas, era bom não continuar a esconder as rupturas várias. Era bom começar definitivamente a dizer o que está a correr pior, o que pode piorar, tal como o que está a correr bem, onde se estão as coisas a aguentar, e até a melhorar. 
Dizer o bom, o assim assim e o mau. 
No hospital em Sintra, há quanto tempo se sabia que as coisas estavam periclitantes? Acham que é a mesma coisa ter um sistema a providenciar determinados cuidados a 40 e de repente quererem que o sistema dê para 300?

Não me interessa o que dizem nas TV os acólitos PS (ex-ministros e outros)  nem os que são contrários ao PS. Basta-me ter as informações fidedignas que obtenho. Está a acumular-se o caos em várias unidades, e muitos dos mortos ocorrem e cada vez mais porque já não dá sequer para alguns dos que chegam. Horrível e desgraçada realidade. 
Ou acham normal acumular cadáveres nas casas de banho por exemplo?
E a requisição de cada vez mais contentores frigoríficos, que quase não se noticia?

Fascismos e populismos são respostas erradas para tudo. Mas não deve tardar as esganiçadas e os esganiçados virem a terreno bradar por mais meios humanos para o SNS, como se isso colmatasse o colapso do sistema de distribuição de oxigénio em Sintra.

Programação? Onde estive o grande líder entre Junho e início de Outubro?
E agora, sr Presidente da República/ Presidente da República eleito?

O que sabe de concreto de tudo isto?
AC

Ps 1: sra Marta, devo esclarecê-la que o que escrevo e a minha revolta não é bullying. Se achar que é, vá à outra banda!!

Ps 2: quem tem a gentileza de me visitar poderá então melhor compreender porque faço certas afirmações. Em síntese, ando ligado ao mundo da saúde há muitas décadas, e continuo a saber muito "poucochinho", para usar a linguagem de um muito conhecido patético.

DE  CONSCIÊNCIA  TRANQUILA

NA NOITE DE DOMINGO PASSADO, E AINDA QUE NENHUM DOS DERROTADOS A TENHA PRONUNCIADO, LÁ POR TRÁS DO PALAVREADO TINHAM ESTA FRASE NO SUBCONSCIENTE - ESTOU DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA!!!

ESTÃO SEMPRE, ..........GANHAM SEMPRE.

ESTA FRASE FAZ-ME LEMBRAR TAMBÉM MUITOS OUTROS POLÍTICOS, AUTARCAS, ETC. 

ESTÃO SEMPRE DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA, QUANDO ANDAM POR CERTAS TENEBROSAS ORGANIZAÇÕES E AO MESMO TEMPO EM IMPORTANTES CARGOS NOS CHAMADOS ÓRGÃOS SOCIAIS DO FUTEBOL.

ESTÃO SEMPRE DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA, QUANDO ALÉM DO CARGO PRINCIPAL PARA O QUAL CONSEGUIRAM ELEIÇÃO, GANHAM UNS DINHEIRITOS EM CERTAS EMPRESAS COLATERAIS AO SERVIÇO DOS MUNÍCIPES!!

ESTÃO SEMPRE DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA, QUANDO AS AUTORIDADES VASCULHAM GABINETES, APREENDEM DOCUMENTAÇÃO COMPROMETEDORA, PORQUE ESTÃO SEMPRE A PROCURAR CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA LOCAL E ESTIMULAR OS CIRCUITOS DE COMERCIALIZAÇÃO.

ESTÃO SEMPRE DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA, PORQUE AS GARAGENS E OS ANDARES ERAM DO SOGRO!!!

ESTÃO SEMPRE DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA, PORQUE O PROBLEMA DAS CONTAS BANCÁRIAS NÃO TÊM NADA A VER COM ELES, DEVEM TER SIDO OS FILHOS OU A MULHER QUE RECEBERAM POR QUALQUER SERVIÇO QUE DESCONHECEM!!!! 

ESTÃO SEMPRE DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA, PORQUE ATRAEM MUITO INVESTIMENTO PARA A REGIÃO.

ESTÃO SEMPRE DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA, PORQUE NADA DO QUE OS ACUSAM TEM A VER COM OS MUNICÍPIOS MAS ANTES, POR EXEMPLO, COM UMA QUALQUER EMPRESA PRIVADA COM A QUAL NADA TÊM A VER.

ESTÃO SEMPRE DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA, PORQUE A PASSAGEM NOS EXAMES E ETC É TUDO CULPA DA SECRETARIA!!!!!!!!!

ESTÃO SEMPRE MUITO TRANQUILOS E DE CONSCIÊNCIA LEVE, PORQUE SÓ ASSIM NÃO ESTÁ QUEM TEM TESTAS DE FERRO.......EU?.........NEM PENSAR........NUNCA TIVE......

Alguns até gostam de citar Sá Carneiro - "a política sem ética é uma vergonha". Têm uma lata.......

E QUE TAL MOSTRAR-LHES ESTE PEQUENO VIDEO?

AC

O C E A N O G R A F I A

No passado, entre outras áreas, o Rei D. Carlos interessou-me bastante por "coisas" do mar. Do Mónaco vieram nesses tempos também estudiosos para as nossas águas. Dos registos interessantes que existem nessa matéria sobressai, creio eu, as pesquisas efectuadas com base no iate Amélia. Há um livro muito interessante que reproduz o diário náutico do iate "Amélia" relativamente à campanha oceanografia realizada em 1897.

Deixo um pequeno exemplo dessa magnífica obra.

AC

PREDILEÇÃO   ESPECIAL

De há vários anos a esta parte que tenho uma predileção particular, mesmo especial, de os seguir com muita atenção o que fazem e dizem e, sobretudo, o que não fazem e deviam fazer. Refiro-me aos sucessivos titulares de órgãos de soberania. Ao longo dos anos tenho tido particular gozo em seguir, por exemplo e entre mais outros, Soares, Guterres, Cavaco, Sócrates, Sampaio, Aguiar-Branco, Paulo Portas, António Vitorino, Relvas, Angelo Correia, Pacheco Pereira, Rui Machete, João Cravinho, João Cravinho jr, Jorge Coelho.

Com esta história do bicho "muito contagioso", muitas coisas curiosas se têm passado. Muito recentemente, o sr António Costa disse, não por estas palavras mas o claro sentido era esse, "os portugueses não se têm andado a portar bem no que respeita às norma inerentes à COVID".

Pelo que se lê por aí, a taxa acumulada / incidência de casos positivos nos "tugas" anda qualquer coisa como entre os 6 e os 7 %.

Verifica-se que hoje foi confirmado que mais um ministro foi infectado com o bicho (há muito infectado com outras coisas surreais) ou seja, usando a terminologia "Costiana", mais um que se tem andado a portar mal na vertente COVID.

Ora, com mais este infectado, a percentagem de incidência no governo é bem superior a 30 % ou seja, estes governantes quanto a, lavar mãos, desinfectar tudo e mais alguma coisa, usar máscara sempre, manter distâncias e privilegiar tele-conferências, só dá para tirar uma conclusão: que pouca vergonha é esta?
Não têm cuidado nenhum? Tenham vergonha.
AC

26  JANEIRO  2021

Dia Nacional da Austrália

> 1531 - Um terramoto em Lisboa

> 1778 - Britânicos desembarcam centenas de condenados na Austrália

> 1822 - Lisboa, primeira reunião pública das Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes, que ocorreu na biblioteca do Convento das Necessidades 

> 1885 - Derrota dos Britânicos ás mãos dos guerrilheiros islâmicos Madhi

> 1998 - Bill Clinton nega acusações de envolvimento com Mónica Lewinsky

AC

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

P E I X E S

Peixes, suponho que a maioria dos portugueses adora comer peixe.

Ainda que eu conheça dois que, tirando um bom bife..........

Adiante.

Múltiplos peixes, uns melhores que outros, para cozer, grelhar, assar no forno, fritar, caldeirada, etc.

Caboz, peixe-galo, salmonete, carapau, congro, moreia, abrótea, peixe-porco, solha, linguado, enguia, rocaz, anchova, bodião, cherne, peixe-espada branco e preto, badejo, mero, garoupa, safio, salema, raia, peixe-agulha, espadarte, atum, bicuda, cavala, besugo, boga, pargo, sargo, lírio, chicharro, lampreia (está a começar a época), dourada, cação, goraz, salmão, bacalhau, sardinha, achigã, corvina, rodovalho, pregado, tainha, tamboril, ruivo, faneca, sarda, imperador, xaputa, maruca, robalo, pescada, faneca, sável, biqueirão, truta.

Estamos numa altura da vida(idade de reforma e pandemia) em que se podem aprimorar as técnicas culinárias e fazer frente à mestria da mulher.

Hoje ao almoço também houve uns restos de peixe e muitas outras coisas, verdadeira "cuisine Française" - REDON !!!!!!!

Sim, porque cá em casa nunca houve daqueles que anunciam que restos...........nem pensar,.......croquetes........nem pensar. 

Mas, vai-se a ver, por cima "muita rendinha mas por baixo nem se lavam"!!!!

Em resumo, sim, um belo bife do lombo, um rico e fantástico cozido à portuguesa, uma grãozada, ok, mas os peixes...............

AC

TER ou NÃO TER é EXACTAMENTE o MESMO

"Corte da AstraZeneca não afecta calendário"

Como é evidente e qualquer português burro percebe. Ter ou não ter é exactamente a mesma coisa.

Noutro país é diferente, certamente, mas cá NÃO, por cá, ter ou não ter é exactamente a mesmíssima coisa.

Ter o frigorífico cheio ou estar vazio e, portanto, potencial fominha, é exactamente a mesma coisa.

Ter políticos e dirigentes a falar verdade ou a mentir constantemente, é exactamente o mesmo, em Portugal, naturalmente.

Ter algum dinheiro para se sustentar ou não ter é obviamente a mesma coisa.

E, finalmente, ter lá estes patetas ou outros parecidos é, de facto, quase nada diferente. Basta atentar bem nas declarações de ontem à noite de : Ana Gomes, André Ventura, Marisa Matias, João Ferreira, Tiago Mayan Gonçalves, Paulo Pedroso, Rui Rio, Carlos César, Francisco Louçã, Francisco Rodrigues dos Santos.

AC

A REFLECTIR no QUE LHE ACONTECEU

AC

Do NOSSO PASSADO

AC

HISTÓRIA: coisas passadas

França - 21 de Setembro 1792, início da Convenção: grupos principais, os Girondinos defensores de uma república liberal, e os Jacobinos a quem não repugnava a utilização de leis excepcionais, tribunais revolucionários, justiça sumária e o terror, tudo como métodos normais de defesa da liberdade.

Hoje, como estamos de Jacobinos ?

AC

CONSTITUIÇÃO da REPÚBLICA PORTUGUESA 

A Constituição (CRP) teve uma génese.

Imediatamente ao 25 de Abril seguiram-se diversas leis constantes do livrinho supra. A saber:

> Lei 1/74 de 25 de Abril, destituição do PR, governo, dissolução da Assembleia Nacional, e do Conselho de Estado e todos os poderes concentrados na JSN, junta de Salvação Nacional.

> Lei 2/74 de 14 de Maio, extinção da Assembleia Nacional e da Câmara Corporativa.

> Lei 3/74 de 14 de Maio, definindo a estrutura constitucional provisória até à entrada em vigor de uma nova Constituição.


A CRP original, com 312 artigos, foi aprovada em 2 de Abril de 1976 e entrou em vigor a 25 de Abril de 1976. Em 14 de Julho entrou em funcionamento o novo sistema de órgãos de soberania.

A CRP teve até ao presente 7 revisões, a saber:

1ª - de 1982, diminuiu a carga ideológica da Constituição, flexibilizou o sistema económico e redefinir novas estruturas do exercício do poder político, extinguindo o Conselho da Revolução e criando o Tribunal Constitucional

2ª - de 1989, maior abertura ao sistema económico, acabando com a irreversibilidade das nacionalizações 

3ª - de 1992, e 4ª de 1997, adaptaram o texto constitucional aos princípios dos tratados Europeus já aprovados (Maastricht e Amesterdão), e ainda preceitos quanto à capacidade eleitoral de cidadãos estrangeiros, à possibilidade de criação de círculos uninominais, ao direito de iniciativa legislativa aos cidadãos, e reforçando os poderes legislativos exclusivos da AR

5ª - de 2001, para permitir a ratificação, por Portugal, da Convenção que criou o Tribunal Penal Internacional, e alterando regras de extradição

6ª - de 2004, aprofundou a autonomia político-administrativa das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, e ainda normas relativas a relações internacionais e ao direito internacional

7ª - de 2005, para permitir a realização de referendo sobre a aprovação de tratado visando a construção e o aprofundamento da UE

AC

DOENTES  HORAS  em  AMBULÂNCIAS

Esta "cena" atingiu proporções inacreditáveis. Pus-me a pensar: mas isto foi de repente?

Não, não foi, para além de há vários anos esta "cena" ser recorrente à porta dos principais hospitais. Como se sabe, mas têm-na como novidade, esta canalha.

Pus-me também a pensar: em Maio passado teria sido possível começar a pensar em várias questões relacionadas com a pandemia e tendo os olhos focados para o período a partir de Novembro? Hum...........................

Parece que para o sr António Costa, Marta que a saúde teme e etc. esta aglomeração de ambulâncias foi novidade. Hum......

E repararam numa coisa? Marta, Sales e a Graça desapareceram dos nossos televisores, não é curioso?

Se calhar não têm ninguém nos gabinetes respectivos que, para além de se ocuparem apenas com a propaganda imbecil, olhem para certos aspectos importantes da fase da vida em que estamos.

Mas olham para as sondagens e pouco mais.

Nem ao menos para o jornal do mano que, por exemplo, já a 11 de Dezembro passado voltava ao tema e onde, entre muitas coisas, se repetia - a demora na devolução dos equipamentos arrasta-se há anos e agravou-se.

Novidade, portanto, naquilo a que estamos a assistir. E a que estamos a assistir?

A governantes muito capazes a serem maltratados pelo malvado bicho que quer destruir a popularidade deles. Malvado.

AC

 25 de Janeiro 2021

1554 - Brasil, Manuel da Nóbrega e outros colonos jesuítas fundam S.Paulo

!576 - Paulo Dias de Novais funda S.Paulo de Luanda

> 1935 - Nasce Ramalho Eanes

> 1942 - Nasce Eusébio

> 1947 - Faleceu Al Capone 

AC

domingo, 24 de janeiro de 2021

PRESIDENCIAIS  2021

Primeiras reações ouvidas na sede do PCP, quando a jornalista  pediu comentário às projeções, indicando uma votação muito baixa:

- Vamos esperar pelos resultados. O que queremos realçar é a campanha que foi feita, e o que fica é a campanha...........

Dá vontade de rir.

AC

QUE  DIRIAM  ELES ?

Que diriam eles deste Portugal, deste Portugalinho ? Que diriam eles das sucessivas mentiras, das sucessivas nomeações dos amigos e correligionários, da cada vez mais repugnante falta de verdade, do inqualificável desprezo pelos cidadãos?

Que diriam eles deste Portugaldepois dos militares e como tinham planeado terem dado de mão beijada o poder aos políticos para que, finalmente, se pudesse fazer o que até então não tinha sido feito?

Porque antes o povo não fez, não pôde fazer, porque só em liberdade criadora a democracia se exerce  e floresce

E, portanto, em dia de reflexãoque diriam, por exemplo na sequência do meu texto anterior (porventura uma ou outra repetição): Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, Antero de Quental, Eça de Queirós, Cesário Verde, António Nobre, Raul Brandão, Teixeira de Pascoais, Aquilino Ribeiro, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Irene Lisboa, Almada Negreiros, Ferreira de Castro, José Régio, Vitorino Nemésio, José Rodrigues Miguéis, Branquinho da Fonseca, António Gedeão/Rómulo de Carvalho, Miguel Torga, Soeiro Pereira Gomes, Alves Redol, Manuel da Fonseca, Vergílio Ferreira, Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa Luís, Eugénio de Andrade, Alexandre O'Neil, Augusto Abelaira, David Mourão Ferreira, Herberto Helder.

AC

ESTAR  CONFINADO  EM  CASA

Não é agradável esta sensação de estar preso e pouco ou praticamente nada poder fazer fora de casa.

No meu caso concreto, as viagens que me proporcionavam não só poder desbravar os cantos do Portugal 80 Km para dentro da linha de costa como poder caminhar e fotografar por aí, estão congeladas. Desde Março passado as antes constantes visitas ao meu canto na Beira para lá pairar e dele fazer quartel-general para expedições várias, congelaram. Bom, estar basicamente em casa não é agradável, mas mesmo assim o tempo voa. 

Como sempre, respeito as opiniões alheias, registo bem o que leio e vejo por aí desde que estamos nesta fase muito complicada e complexa da nossa vida.

Ainda assim faz-me bastante confusão certas coisas que ouço vejo e leio.

Conheço todos os cantinhos da nossa casa e da garagem. Sei há anos onde nasce o Sol e onde se põe, e como ilumina diferentemente a casa consoante Inverno ou Verão. Mesmo na vida activa sempre arranjei um tempinho para mim, nunca descurando a família. Mesmo sempre tendo tido a possibilidade de pagar mulher a dias (ou ter senhoras a ajudarem nas tarefas da casa, "padreca" dixit), sempre fui eu que tratei de certas coisas e certas limpezas. E pinturas. Não foi a pandemia que me despertou para coisas mundanas da vida caseira. E sempre tivemos, eu e a minha mulher, uma casa funcional, nunca fomos desorganizados, desarrumados, e com a felicidade de termos bom mobiliário.

Enfim, cada um sabe de si. 

Mas, como diria a Ana Bola, certas coisas que leio, vejo e ouço........"faz-me espécie, que querem, faz-me espécie".

AC

24  JANEIRO  2021

Dia Internacional da Educação

> 41 - Júlio César assassinado

> 1965 - Qualificação para mundial de futebol, ganhámos à Turquia

> 1965 - Faleceu Winston Churchill

> 2016 - Eleições presidenciais, ganhou Marcelo Rebelo de Sousa

> 2021 - Eleições presidenciais, ganhou Marcelo Rebelo de Sousa

> 2021 - Faleceu Carlos Antunes fundador e operacional das FP 25 ABRIL - BR

AC

sábado, 23 de janeiro de 2021

V E R D A D E 

Em dia de reflexão, chuva forte lá fora, tenho estado a olhar para vários apontamentos e para jornais. Além de uns belíssimos pasteis de bacalhau, feitos na hora, acompanhados de feijão arroz, da Lardosa.

Sim, estão a aparecer por aí apontadas várias verdades. Mas, com estes jornalistas que cada vez mais me parecem pés de microfone, verdades são enumeradas mas muito longe de serem toda a verdade. 

É que não lhes convém!

AC

Da Guerra

Os capitães do Exército tinham de reagir ou morrer. Muitas centenas deles reagiram, embora debilmente acompanhados pela Marinha e pela Força Aérea, que o decreto não afectava e onde, por razões evidentes, o problema não se tornara tão crítico. Marcello Caetano recuou e em Outubro, mudado o ministro, o decreto de 13 de Julho foi suspenso (contra a opinião dele) e concebidos mesmo alguns benefícios, como um pequeno aumento de ordenado. O decreto foi suspenso mas não foi substituído.

AC

A Ç O R E S

Carta de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos de Victor Hugo Forjaz e outros.


AC

DEMOCRACIA

Democracia não é governo de notáveis.

No dicionário está bem explicado o significado de notável.

Olhando ao enorme número de pessoas que constituem o maior (e maior refere-se a quantidade e não qualidade) governo de sempre, poderão alguns considerar que estão lá muitos notáveis. Por outro lado, olhando ao que se vai passando e é noticiado, fora o que é escondido incluindo com os favores da esmagadora maioria dos OCS e maioria dos ditos jornalistas, fica-se com a quase certeza de que o que por lá existe é muito uma cambada que se notabiliza pelos piores motivos. Com poucas excepções. E agora vários infectados de COVID,  mas infectados já estavam antes, mas de compadrio e nepotismo.

Haverá assim quem diga que existem muitos notáveis a governar e a começar no cada vez mais insuportável António Costa, com uma dicção pavorosa, começando a dar sinais de extremo nervosismo. Haverá quem considere que não estão lá no governo notáveis nenhuns.

Bem, sendo isto obviamente um problema de opinião, fica-me no entanto a sensação crescente de que, SIMvivemos numa democracia e num estado de direito formais mas, olhando por exemplo para esta nova obrigação "CULTURAL" das rádios terem de passar a transmitir um mínimo de 30 % de música portuguesa, interrogo-me e ao mesmo tempo belisco-me para confirmar que estou vivo: DEMOCRACIA

Estado de direito democrático? Ou será algum tipo de plano quinquenal que vem a caminho? AVANTE CAMARADAS, ATÉ AO EMPOBRECIMENTO GLOBAL. CANTEMOS OS AMANHÃS.

AC

23  JANEIRO  2021

> 1368 - China, início da dinastia Ming

> 1556 - China, num sismo morrem centenas de milhares de pessoas

> 1905 - Faleceu Rafael Bordalo Pinheiro

> 1942 - Estreia do "Pátio das Cantigas"

> 1944 - Faleceu o pintor Eduard Munch

> 1995 - Jacques Santer preside à CEE

> 2011 - Portugal, eleições presidenciais, vence Cavaco Silva

> 2020 - China, cidade Wuhan entrou em quarentena

AC

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

GARANTEM TUDO E UM PAR DE BOTAS
António Costa promete que, entre os alunos, a desigualdade no acesso ao mundo digital vai acabar já a seguir
“Aconteça o que acontecer”, no próximo ano lectivo vai estar “assegurada a universalidade do acesso às plataformas digitais para todos os alunos do ensino básico e secundário”. A garantia foi dada pelo primeiro-ministro esta semana. Representante de directores está optimista quanto à sua concretização, mas alerta que, para além das casas dos alunos, este acesso tem também de ser garantido nas escolas.(Público, 12ABRIL2020).

Já não sei se esta é a 2ª ou 3ª promessa destes intrujões que recordo. Aqui fica para aquilatar da desonestidade política habitual. Estão sempre a garantir. VÊ-SE!!!. 

REALIDADE ACTUAL?  POIS...........
Apreciem portugueses, apreciem, depois queixem-se!
AC

O PENOSO CAMINHO da LEI

AC

OUTRA VISTA AÉREA

Onde ainda melhor se vê o "meu castelo", uma das raríssimas casas sem estar encostada a outra ou a penedos.


AC

SE QUISER FAZER GRANDES COISAS

Depois de ver este video interrogo-me:

Será que Marcelo sabe fazer uma cama? E Costa? E Van Dunem? E Ana Catarina Mendes? E Rui Rio? E Jerónimo? E Catarina? E Marta?E Graça? E Carlos César? E Ferro Rodrigues? E..........tantos e tantas que por aí se pavoneiam?


AC

Ah............
(dos online)
"Falta de computadores impede ensino à distância. Fim das pausas no Carnaval e Páscoa. Mais uma semana de aulas no verão".
Ah.........falta de computadores..........quem diria............e mais uma vez nem um jornalista para colocar com letras gordas os sucessivos anúncios de distribuição de computadores, o último foi do inenarrável Tiago Brandão Rodrigues há bem poucos dias.
Não é por acaso que Costa tratou de mandar distribuir por OCS vários milhões. Resultado cada vez mais à vista. Censura, mas é democrática!
AC
18  RAZÕES  PARA  UMA  CANDIDATURA
1ª - uma descarada ausência de vergonha na cara
2ª - uma descarada ausência de vergonha na cara
3ª - uma descarada ausência de vergonha na cara
4ª - porque o problema dos sem-abrigo está resolvido
5ª - porque testadas todas as estruturas de combate aos fogos 
6º - porque as redes de Tancos foram todas substituídas
7ª - porque a PGR vai agora de vento em popa
8ª - porque o Tribunal de Contas vai agora de vento em popa
9ª - porque a justiça vai agora de vento em popa
10ª-porque disponíveis todas as pomadas para dores 
11ª-porque os "pés" de microfone acorrem sempre pressurosos
12ª-porque agora há uma pandemia
13ª-porque o Benfica e Porto foram eliminados da Taça da Liga
14ª-porque é muito aborrecido fazer pareceres jurídicos diferentes
15ª-porque o ocorrido em Reguengos de Monsaraz foi lição
16ª-porque os inquéritos aos infectados estão a correr bem
17ª-porque a Stay-away-covid tem resultado plenamente
18ª-porque sim
AC