Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
quarta-feira, 31 de julho de 2024
ESTRADAS, AUTO-ESTRADAS, o Costume
Muitas pessoas pelo país fora se revoltam quanto ao estado de muitas vias rodoviárias.
Os protestos, em regra, nunca ou pouco chegam ao céu, céu que neste caso significa o governo central mais as autarquias. E poucas reclamações têm consequências. Para já não falar nos danos em pneus de que, teoricamente, se pode ser ressarcido. A prática é dolorosa.
A A23, por exemplo, que já tem uns bons anos e é massacrada com imensos camiões, só há relativamente pouco tempo tem estado a sofrer reparações de alguns troços. Mas há muitos quilómetros em que o carro treme mais do que se estivesse na máquina das inspeções periódicas.
Que dizer de certas ligações entre concelhos vizinhos?
E a A22 ? Um mimo!
AC
terça-feira, 30 de julho de 2024
Há dias ao passar os olhos pelas "gordas" via NET dei com as declarações de vários cientistas revoltados com a sua situação e como têm sido tratados pelos sucessivos governos de todas as cores, ao pondo de dizerem que a ciência continua a ser um adorno da política nacional.
O Governo vai iniciar negociações com os militares com vista a uma valorização remuneratória, anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, no fim da cimeira da NATO, nos Estados Unidos. O chefe do Executivo prometeu avançar com “a valorização das condições de apoio a ex-combatentes, incentivos para tornar mais atrativa a carreira militar e atualizações remuneratórias”.
Como fez com as forças de segurança, não se quis “comprometer com um quantitativo” antes das negociações. E reconheceu a “paciência” dos militares enquanto “corria ao lado” o processo negocial com a PSP e a GNR, “que, de forma indireta, também lhes dizia respeito”. A valorização das carreiras vai ser alargada a toda a Administração Pública, “não comprometendo o equilíbrio das contas públicas”.
PUBJá o líder do PS, Pedro Nuno Santos, defendeu que as Forças Armadas “não podiam ficar de fora” das negociações salariais e destacou a “boa situação orçamental” deixada pelo Governo socialista.
Tribunal Europeu diz que os principais bancos portugueses podem ter partilhado informação sobre os spreads durante mais de dez anos.
segunda-feira, 29 de julho de 2024
domingo, 28 de julho de 2024
E Pronto, lá Houve Mais Uma Reunião Para Encher Chouriços.
Reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional
08 de julho de 2024
No final da reunião, que decorreu no Palácio de Belém, foi divulgada a seguinte nota informativa:
“O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu hoje, 08 de julho de 2024, em sessão ordinária, sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e deu Parecer Favorável, por unanimidade, às propostas de ajustamentos às Forças Nacionais Destacadas 2024, após ponderar a respetiva adequabilidade militar e exequibilidade financeira.
Foi ainda efetuado um ponto de situação referente ao apoio prestado por Portugal à Ucrânia.
Relativamente ao Estatuto do Antigo Combatente e ao Estatuto dos Militares das Forças Armadas foi sublinhada a importância da atratividade e da valorização presente e futura da Condição Militar bem como o reconhecimento do seu contributo no passado.
O Conselho Superior de Defesa Nacional deliberou por unanimidade expressar o seu agradecimento e louvor às Forças Armadas pelo papel que desempenha na sociedade portuguesa e na projeção de Portugal no mundo.
Lisboa, 8 de julho de 2024”
FIQUEI PERFEITAMENTE ESCLARECIDO!
Aos portugueses nunca é indicado, com detalhe, quantos, onde, desde quando e até quando, estão militares (e de que ramo das forças armadas) portugueses no estrangeiro, e se estão em missão no âmbito NATO, ou no âmbito da ONU, ou pura e simplesmente uma decisão nacional de ajuda algures.
Às vezes lá aparece uma notícia pequenina, mas é sempre coisa que nunca trata dignamente o assunto e sobretudo demonstre respeito pelos cidadãos, pelos contribuintes. São assuntos só para os doutos, elites!
Quem e quanto paga, seja o país, a NATO ou a ONU e qual é, portanto, a responsabilidade temporal e o encargo em causa.
São tudo aspectos escondidos com que SExas nos brindam mas apenas porque não querem incomodar o pobre do cidadão comum. Certo?
O cidadão comum que veja o Europeu de futebol, as telenovelas, os Olímpicos em Paris, ou os crimes relatados no Comércio da Manhã, ou se entretenha e divirta com as "boutades" diárias de Marcelo Rebelo de Sousa, e vá à praia com o garrafão e a "merenda" no tacho de alumínio!
Estou certo que o cidadão comum prestou muita atenção às notícias de Melo e Montenegro sobre os aumentos para os militares e as suas loas sobre a instituição militar e sobre as centenas de milhares de ex-combatentes em África.
António Cabral (AC)
Por razões diversas e diferentes mas creio que sobretudo históricas, Espanha e Portugal têm os seus caminhos de ferro na chamada bitola ibérica.
Alguns falam e bramam há que tempos contra o estado de coisas na ferrovia nacional.
sábado, 27 de julho de 2024
Portugal celebrou há poucos meses 50 anos de formal liberdade, de formal democracia, de formal Estado de direito democrático.
sexta-feira, 26 de julho de 2024
PARVOVÍRUS
Estava a preparar-me para sair do quarto do hotel para andar uns curtos metros de passadiço e entrar no areal, o televisor estava ligado nas notícias e cantou qualquer coisa sobre o que titula estas linhas, pelo que sorri e disse para a minha mulher - olha querida estão a falar do vírus que atacam várias criaturas que andam por aí - e levei resposta.
"Não é nada disso, é uma coisa que afecta grávidas".
Hum, quase resmunguei, e pensei para os meus botões ( que a T-shirt não tem!) - pois pois, tenho a certeza que o parvovírus ataca há muito as cabeças de muitas criaturas que nos atazanam a vida!
AC
DIA MUNDIAL DOS AVÓS
quinta-feira, 25 de julho de 2024
CONVIDA-ME
Que bom haver gente assim tão simpática.
Marotos do Macron e do presidente do Comité Olímpico Internacional, porque é que não me convidaram também?
Ah, OK, já sei, eu não daria apoio como deve ser à nossa missão olímpica em Paris.
AC
Presidente da República na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos
A convite do Presidente da República Francesa e do Presidente do Comité Olímpico Internacional, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa deslocar-se-á a Paris, entre 25 e 27 de julho, para participar na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos e apoiar todos os atletas e responsáveis da Missão Olímpica de Portugal.
JANTAR
É mesmo delicioso, aqui no quarto do hotel, entre ler, arrumar e telefonar, olhar de vez em quando o televisor que continua e continuará em MUTE observar,
Como é sabido, a não ser por distraídos ou ignorantes, o acesso a instalações militares é controlado, sempre, mesmo para os militares no activo. Isto é assim, sempre foi assim, em Portugal e em todos os países. Por óbvias razões.
Nomeadamente depois da implosão da URSS, mas sobretudo depois do 11 de Setembro de 2001, as questões de segurança tornaram-se crescentemente um tema particularmente sensível, preocupante, alarmante. Em todo o mundo e particularmente no chamado mundo Ocidental. É assim, será cada vez pior, ponto final.
Esta introdução vem a propósito do que me foi transmitido pelo meu melhor amigo militar, e que é almirante, reformado.
Informou-me que ele e vários outros oficiais da Marinha (de guerra) na situação de reformados tiveram recentemente conhecimento de orientações oriundos da chefia da Marinha com acrescidas restrições no acesso à BNL no Alfeite.
Não há impedimento de acesso à BNL onde, desde sempre, muitos dos oficiais, sargentos e praças da Marinha fora do activo periodicamente ali se deslocavam, para matar saudades, ou para confraternizar com conhecidos ainda no activo.
O meu amigo repetiu-me mais de uma vez, não há impedimento de acesso à BNL mas, infelizmente, lamentou-se, há um obrigatório e muito burocrático processo a tratar com pelo menos uma semana de antecedência tendo em vista a eventual autorização do acesso à BNL.
O meu amigo, repito, almirante reformado, nada objecta quanto ao argumento acerca das razões de segurança avançadas pelo gabinete do actual Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante Gouveia e Melo, para as determinações quanto a maiores restrições no acesso à BNL.
Mas o meu amigo vislumbra na decisão em causa mais um laivo do autoritarismo do actual chefe da Marinha.
Uma coisa parece evidente, à medida que reformados da Marinha se forem apercebendo das novas restrições, mais negativamente a medida securitária será recebida.
Seguramente que, com esta medida, a chefia da Marinha mais ainda afastará todos aqueles que deram o melhor das suas vidas pela Marinha e pelo país.
O meu amigo confidenciou-me acreditar que isso é certamente uma coisa que nada incomodará as actuais altas esferas na Marinha, preocupadas sobretudo com construções holísticas e outras jactâncias.
António Cabral (AC)
ESTARÁ DOENTE ?
quarta-feira, 24 de julho de 2024
Há algo a mudar?
Consistentemente?