sexta-feira, 30 de abril de 2021

TAP, Groundforce, forrobodó habitual
Uns, indignados com os despedimentos na liquidação quase inevitável da TAP. Outros, indignados com o que se continua a passar com a Groundforce. 
Pergunta-se: qual o destino natural da TAP e da Groundforce?
Falência?
Mais milhões para aquela voragem?
Bom, no meio destes turbilhões estão as pessoas, e as suas famílias, e a sua sobrevivência.
Acreditava seriamente que existiriam cada vez mais casos dramáticos por força desta trágica situação, por força de despedimentos, ou ameaça disso, por falhas de vencimentos, por via desta confusão e deste virar de página, e etc.
Nos nossos OCS tem vindo muita coisa.
Mas, será que está tudo a ser contado aos cidadãos?
Quem me garante que não houve já suicídios ?
Já terá havido duas tragédias, dois suicídios ? Repito, 2.
Continuem a brincar.
AC

A  DOCA  da  MARINHA,  actual

Vista do alto deste prédio 
AC

UMA  das  "MEDINICES"  de  LISBOA

Av Almirante Reis; gostava de perceber como é que com uma só faixa para carros, uma ambulância ou viatura INEM sobe a avenida. Certamente atropelando bicicletas, pois os carros não têm para onde encostar. Será que li bem e, tal como os patéticos sentidos nas laterais da Av da Liberdade (outra Medinice), tudo estará para ser revertido? Entretanto uns amigos do costume ganharam bom dinheiro com pilaretes, tintas, marcações, placas de sinalização, etc., um forrobodó à socialista!

AC

PANDEMIA….ÉS  CULPADA!

Odemira foi um dos Concelhos que regrediu no Plano de Desconfinamento por decisão do governo, apoiado no aumento da percentagem de infectados e no risco de transmissão do vírus. 

Sem sombra para qualquer dúvida, a culpa é da pandemia. E só da pandemia, pois nada do que se passa na sociedade portuguesa, nada do desnorte e da incompetência dos poderes públicos, nada das mentiras constantemente propaladas acerca de inclusão e integração, nada disso e de muito mais explica o que se passa em Odemira e por quase toda a parte do território Continental, das grandes cidades aos campos.

Pois não foi na grande cidade do sr Medina que se encontraram meses atrás "hostels" e outras agremiações atulhadas de imigrantes e migrantes? Claro que agora já está tudo resolvido! Como se constata andando na Praça da Figueira, ou Almirante Reis acima!

Vou socorrer-me de uma frase das que o pantomineiro e grande bandido que já foi PM usava com frequência nos debates na Assembleia da República - isso não interessa para nada -

Em Portugal temos a apanha da azeitona, a apanha do tomate, a apanha da castanha, as fainas da cebola, da batata, da cereja, do mirtilo, do pinhão, da amêndoa, da pêra rocha, das maçãs de Alcobaça, etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc…………………- isso não interessa para nada -

Em Portugal temos a construção civil, a limpeza das ruas, as pequenas e médias empresas de limpezas para supermercados e hospitais e etc., os camiões de recolha de lixo nas cidades e vilas e aldeias, as empresas de segurança, etc., etc., etc., etc., e é verificar que tipo de funcionários por lá se encontram - isso não interessa para nada -

Trabalho Sazonal aos montes, que os portugueses a quem anunciam o eldorado há anos não aceita - isso não interessa para nada -

Política de segurança social, inspeções de trabalho, inspeções da ASAE, …………POIS! - isso não interessa para nada - Ilegais? Não senhor, tudo controlado, tudo incluso, tudo em bom estado sanitário, tudo fiscalizado, tudo jóia, …….além de que Portugal não é um Estado polícia!

Resultados à vista, mas apenas porque a culpa é da pandemia, até porque - isso não interessa para nada -

AC

E S P E R A N Ç A

A última coisa a morrer, é usual dizer.

AC

A  RAIZ  dos  PROBLEMAS
De GAIO em GAIO, de SALGA em SALGA, de VIEIRA em VIEIRA, de JOSÉ em JOSÉ, de LIMA em LIMA, de NUNO em NUNO,  de ANTÓNIO em ANTÓNIO, de MANEL em MANEL, de CARLOS em CARLOS, de SIMÕES em SIMÕES, de CORREIA em CORREIA, de VITINHO em VITINHO, de ARMANDO em ARMANDO, de BARRACA em BARRACA, de VASCONCELOS em VASCONCELOS, de ISABEL em ISABEL, de AUGUSTO em AUGUSTO, de DIAS em DIAS, de ESCRITÓRIO em ESCRITÓRIO, de RODRIGUES em RODRIGUES, de JOÃO em JOÃO, de FERNANDO em FERNANDO, de NETO em NETO, de PEREIRA em PEREIRA, de PAULO em PAULO, de ROSA em ROSA, de LOJA em LOJA, de RUI em RUI, de SÁ em SÁ, de ROCHA em ROCHA, de SANTOS em SANTOS, de VITOR em VITOR, de JOAQUIM em JOAQUIM, estamos nisto, não ouviram nada, não viram nada, não sabem de nada, não estranharam nada!
A raiz dos problemas é sempre o mesmo, isto anda tudo ligado.
Reforçam as garantias.
Os activos devem poder a vir ser explorados.
Negam influências e pressões.
Trabalham nos planos de negócios.
Como salvar os negócios de certas famílias, que só devem à banca centenas de milhões de euros?
Com engenharia financeira, com perdões de dívidas, etc.
As insolvências arrastam-se, os administradores delas ganham do bom, convém arrastar.
Negoceiam e negoceiam.
Até porque muitos são convidados e aceitaram - qual é o mal, perguntam?
AC

30  ABRIL  2021

Dia da Rainha da Holanda

> 1789 - EUA, George Washington eleito presidente

> 1824 - D. Miguel arranja mais sarilhos e acaba deportado para a Áustria

> 1845 - Nasce Oliveira Martins

> 1945 - Alemanha, Berlin, Hitler e mulher suicidam-se

> 1948 - Declaração de independência e criação do estado de Israel

> 1974 - Álvaro Cunhal regressa a Portugal

> 1975 - Vietname do Norte ocupa Saigão

AC

quinta-feira, 29 de abril de 2021

AQUILO a que AINDA CHAMAM DESPORTO

e a DESCARADA AUSÊNCIA de VERGONHA na CARA

Foi divulgado por televisão e por jornais.

Depois assistiu-se a uns piedosos gritinhos de revolta.

Mas nem as moscas vão mudar.

A máfia é enorme, tem gente a mamar há décadas, e a dar de mamar, de formas diversas, uns ditos só colaboradores, outros ditos só amigos, outros só agentes, outros até com cargos directivos e executivos mas sempre dizendo que isso nada tem a ver com a gestão de outros negócios, e todos com ligações aos políticos e aos partidos e aos autarcas e aos banqueiros, nada portanto de relevante, tudo normal!

É também por esta promiscuidade, que a banditagem se dá ao desplante de desmentir o que olhos observam, na maior das impunidades, HÁ DÉCADAS. Usando linguagem de um juiz - e riem-se na nossa cara.

Obviamente que se riem, pois persiste a cumplicidade tática e estratégica de grande parte de titulares de órgãos de soberania, que se deviam dar ao respeito e, SOBRETUDO, respeitar os cidadãos. Mas só tratam de sobreviver para se manterem à mesa do OE o maior número de anos possível. E persiste a ausência de autoridade, a ausência de rigor e vigor e intervenção das autoridades policiais e das judiciais. Para não dizer temor e reverência. 

TODOS, em vez de servirem a sociedade, SERVEM-SE!

Desgraçada sociedade, desgraçados de nós que não temos para onde fugir desta gente e destes titulares de orgãos de soberania, que se entretêm a dar cabo do regime onde eu gosto de viver.

AC

P  R  E  C  I  O  S  I  D  A  D  E  S 

ENTRE as VÁRIAS QUE POSSUO, na BIBLIOTECA e NÃO SÓ,  ENTRE as QUE RESPEITAM á MARINHA de PORTUGAL e aos MARINHEIROS, ao PASSADO NAVAL de PORTUGAL, TENHO este BELÍSSIMO LIVRO de que PARTILHO 3 FOTOGRAFIAS.  SIMPLESMENTE FASCINANTE.

ANTÓNIO CABRAL

Como o Estado Novo
"Verificava-se, finalmente, nesta legislação de 1945 a mais funda oficialização da acção criminal, pois que os particulares só poderiam intervir no processo criminal, desde que revestissem um estatuto, o de assistentes, o qual possuía uma característica nítida de subalternização relativamente ao Ministério Público. A lei (Decreto-Lei n.º 35 007, artigo 4.º, n.º 5, parágrafo 1.º) era clara a este respeito, pois definia que «os assistentes têm a posição de auxiliares do Ministério Público, a cuja actividade subordinam a sua intervenção no processo, salvas as excepções da lei». (cf. aqui, ênfases meus).
Foi o Estado Novo que, pela reforma penal de 1945, retirou aos cidadãos a liberdade de acusação criminal (cf. aqui) e conferiu ao Estado, através do Ministério Público, o monopólio da acusação criminal no país (cf. aqui, artº 1º).
Não admira, por se tratar de um regime fascista.
Aquilo que admira é que o regime democrático não tenha devolvido essa liberdade aos cidadãos.
A conclusão é inevitável: Neste aspecto, pelo menos, o regime democrático é tão fascista como o Estado Novo.
Posted by Pedro Arroja (Portugal Contemporâneo)

- Curiosa, esta posição -
AC

29  ABRIL  2021

Dia Mundial da Dança

> 1707 - Formação da Grã-Bretanha, pela união da Escócia com a Inglaterra

> 1826 - Carta Constitucional outorgada por D.Pedro IV, usada durante 72 anos em três períodos separados

> 1851 - EUA, Washington, viagem experimental com uma locomotiva eléctrica

> 1884 - Nasce Jaime Cortesão

> 1901 - Nasce Hirohito

> 1980 - Faleceu Alfred Hitchcock

> 2002 - Faleceu Fernando Pessa

AC

quarta-feira, 28 de abril de 2021

PARECE-ME CORRESPONDER à REALIDADE

…………"O que não está é a quartelada que o 25 de Abril foi, a sua captura por quem tinha a estratégia, e os conhecimentos, que aos capitães faltavam, o falhanço do escopo desenvolvimentista, o futuro penhorado pela dívida, a alienação do módico de independência que uma pequena nação pode ter e a captura do aparelho de Estado por uma casta que comprou, com dinheiro alheio, votantes cativos. A defesa da perspectiva histórica correcta (isto é, não ver o passado com os olhos das ideias e factos que só nasceram e aconteceram depois) é oportuna mas relativamente vulgar – o género de coisa que impressiona deputados e jornalistas, uns e outros geralmente com uma ilustração por demais escassa". (José Meireles Graça, blogue DO)
AC

A CAMINHO do CREPÚSCULO VESPERTINO

AC

O  COSTUME

O costume nesta gentalha hoje bem infiltrada na sociedade. Sempre a distorcerem as coisas e o passado para o que lhes convém. E assim se propagam os mitos e as mentiras. Defensores da liberdade, diziam-se, e dizem-se.

AC

28  ABRIL  2021

Dia Mundial do Sorriso

Dia Mundial da Prevenção e Segurança no Trabalho

> 1218 - Concedido foral a Proença-a-Velha no reinado de D.Afonso II, por Pedro Alvites mestre do Templo

> 1758 - Nasce James Monroe

> 1789 - Revolta a bordo da HMS Bounty

> 1855 - Nasce José Malhoa

> 1889 - Nasce Oliveira Salazar

> 1918 - Sidónio Pais eleito Presidente da República

> 1944 - Faleceu Bernardino Machado

> 1945 - Mussolini e amante são assassinados

AC

terça-feira, 27 de abril de 2021

A  GERAÇÃO  mais bem  PREPARADA  de  SEMPRE

AC 

REGRAS  IMPOSTAS………….Pois!

AC
 

O GRANDE LÍDER, perdão, o INTRUJÃO

Vindo de quem vem, que não é flor que se cheire, é muito interessante, e é uma boa classificação da criatura.

Sempre tem sido e assim continua - promessas que não concretiza - e os jornalistas e outros amigos bem colocados tudo controlam para que não se vá verificar, prometendo sempre o máximo, fazendo o mínimo e às vezes nem isso. Um vigarista político da pior espécie que temos tido ao longo da nossa história. Teve aliás bom mestre, de que agora desdenha, como se não houvesse quem tem memória, e se recorde bem das suas loas e risinhos patéticos que muitas fotografias bem documentam.
AC

25  ABRIL  2021

O que é recordado vive.

Mas mais importante, diariamente, um pouco de "exposição" ao Sol, "arejamento", e "rega adequada".

Só na lapela de alguns……….vai murchando.

António Cabral

27  ABRIL  2021

Dia Mundial do Design Gráfico

> 1791 - Nasce Samuel Morse

> 1911 - Portugal, zona da Torre de Belém, um piloto francês voa pela primeira vez o seu avião sobre as águas do Tejo

> 1928 - Salazar é ministro das Finanças

> 1990 - Portugal, Hospital de Santa Maria efectua o primeiro autotransplante de medula óssea 

>1994 - África do Sul, Mandela torna-se o primeiro presidente negro do país

> 2003 - Jorge Sampaio nas Selvagens

> 2010 - Bertrand ao Chiado, distingida com o World Guiness Record para livraria mais antiga do mundo em funcionamento

AC

A POUCA VERGONHA CADA VEZ MAIOR

Acabo de ser chamado para ir rever imagens em que os habituais e impunes energúmenos agridem um repórter da TVI.

Vamos aguardar sentados para verificar que nada lhes acontece.

Nem o Presidente da República, nem o PM, nem os ministros, nem os deputados e o seu presidente, nem Rui Moreira, NENHUM virá publicamente condenar isto.

Nem os adjectivos todos da língua portuguesa chegam para classificar esses energúmenos, esses malandros e mafiosos, que têm na 2ª circular em Lisboa gente da mesma estirpe.

GANDA PORTUGAL, que falta cá faz uma Margaret de Ferro.

AC

I N F R A E S T R U T U R A S
Estive esta tarde de volta de certos brinquedos dos meus netos mais velhos, para selecionar uns quantos para o neto mais novinho, que fez agora 3 anos. 
De entre os carros e outros brinquedos que estavam guardados em caixas na garagem, dei com dois pequenos Porsches. 
Ele há cada lembrança, lembrei-me daquela criatura a que chamam ministro e que ultimamente se tem entretido a dizer umas coisas à volta da TAP. 
E como entre os brinquedos do neto está também um pequeno comboio eléctrico, que era do pai deste pequerrucho de 3 anos, lembrei-me de que um dos vários pendentes que tinha para escrever umas linhas aqui para o blogue é exactamente o tema - infra-estruturas -  e concretamente quanto a transportes ferroviários, comboios e metro.
Quanto à TAP, creio que quem tem as perninhas a tremer somos nós cidadãos, que estamos desgraçados com o estoiro dentro dos nossos bolsos, e com os reflexos para a nossa vida nos anos que aí estão para chegar depois de tanta página virada.

Quanto a metros, vejo por aí algumas interrogações de Norte a Sul. E quanto ao Metro de Lisboa, como de costume, nenhum jornalista nem OCS quis saber mais sobre o que se passou e quem foi responsável pelo esburacar do teto na estação de Metro na Praça de Espanha. Tal como ninguém se interroga sobre o processo do projecto do aumento da chamada (creio) linha circular. Enfim, não há dúvida nenhuma, têm os amigos muito bem colocados (Preguiça é o último exemplo conhecido), têm quase tudo bem controlado, com aplauso da populaça e aplausos em certos palácios.

Quanto a comboios, vejo uns recortes de jornais, com anúncios vários desde que Costa começou a virar páginas mas, feitas as contas, o que de concreto de tudo o que foi anunciado está concretizado?
O intrujão-mor deste País, o tal que antes do pedido de ajuda feito pelo PS em 2011 elogiava nos orgãos do PS o seu querido camarada Sócrates, formou governo em 2015. A seguir desatou a fazer anúncios, e a virar páginas, e a rir-se de nós todos, e logo no início de 2016. Mas o que é que está feito, concretizado?

O com o seu ajudante e amante envergonhado de bombas de 4 rodas não têm vindo a adiar praticamente tudo? Fala-se numas adjudicações aqui e ali.
Ah, ……..2016 já passou e…2018 (Ferrovia 2020) já passou…... e….ah……….. 2020 também já passou e, ….claro, foi tudo culpa da COVID-19!
Ah, agora, novo anúncio, espampanante! Agora é que é!
Entretanto foram agora a Valença e, pelo que percebi nas imagens da TV, um exaltado cresceu para o ministro, e o ministro cresceu para ele. Devia estar irritado com a esparrela que o Costa lhe pregou, quando inesperadamente foi colocado a responder aos trabalhadores e ele, Costa, foi à sua vidinha. 

Agora, se percebi bem, todas as cidades de distrito vão ficar ligadas. Pois! A mim, que sou de ir olhar arquivos, dá-me a ideia que estão a querer voltar a um passado não muito longínquo mas, engraçado, nesse passado não foram canceladas muitas linhas no interior deste destratado rectângulo? Devo estar a recordar mal.
Portanto, Pedrinho anuncia mais um plano ferroviário, enquanto deve andar a pedir pela Europa fora que arranjem um lugar para o Costa,  para ele se bater com o Medina e não só, pelo comando do PS, sob o forte aplauso do PCP, BE, e todos os restantes satélites.
Lembram-se disto?


Isto continua cada vez mais giro. 
O povão incomoda-se? 
NADA, o que interessa é o campeonato de futebol.
Desgraçados de nós, com futuro cada vez mais negro.
AC

segunda-feira, 26 de abril de 2021

SEMPRE o INTRUJÃO

AC

MAS  NÃO  PERCEBEM ?

Mas será que esta gente não percebe que cada vez mais descredibiliza a Instituição Militar?

Digo isto a propósito do que ouço as TV atribuir ao coronel ex director da Polícia Judiciária Militar e fico quase estarrecido.

Digo isto a propósito do que ao longo do tempo ouço e leio sobre a "barracada Tancos", desde o mais alto dignitário da Nação ao major ex-porta voz da PJM.

Digo isto quando leio coisas como esta no último Expresso.

Como diz o povo - não se enxergam ?

AC

PARECE-ME   EVIDENTE
……….."Repito-me: a democracia é mais legítima que qualquer ditadura, independentemente de quaisquer resultados económicos e sociais, porque a fonte do poder dos governos é mais legítima.
Convém é não esquecer que a generalidade das pessoas não tem interesse nenhum em ser livre e pobre, tem interesse sim em ser livre e ter a oportunidade de se livrar da pobreza.
O que nos deveria obrigar a discutir seriamente o 26 de Abril em vez de a cada 25 de Abril torcer os factos para evitar ter de os encarar de frente e aprender alguma coisa com isso"
(Henrique Pereira dos Santos).

Mas a esquerdalhada e particularmente a mais ortodoxa incluindo vários dentro do PS, daqueles que conduzem bons carros às escondidas, continua a dar provas de não entender isto.
António Cabral (AC)

RETRATA  BEM  O  PRESENTE

Devagarinho isto está a partir-se, está a rachar, muitos não querem perceber, enquanto uns quantos e associados se instalam a roer a já pouca carne.

AC

"TUDO O QUE É RECORDADO,…VIVE"

AC

26  ABRIL  2021

Dia Mundial da Propriedade Intelectual

> 1500 - Brasil, celebrada a primeira missa

> 1607 - Estabelecimento de Jamestown,  EUA

> 1854 - Faleceu Honório Barreto

> 1916 - Paris, Mário de Sá Carneiro suicida-se

> 1937 - Espanha, massacre de Guernica

> 1965 - Inaugurada a TV Globo

> 1975 - Portugal, eleições para a Constituinte

> 1996 - África do Sul, eleições presidenciais, Nelson Mandela eleito

> 1986 - Explosão em Chernobyl, Ucrânia

> 2009 - Papa Bento XVI canoniza Nuno Álvares Pereira

AC

domingo, 25 de abril de 2021

25  ABRIL  2021


Dia da Liberdade

A previsão meteorológica não se confirmou, felizmente. Havia muitas nuvens mas muitos bocados de Sol, tarde soalheira. E mais um ano em que tive a possibilidade de calcorrear uns Km, desde a Praça da Figueira (carro no parque subterrâneo). Sim, assisti ao desfile na Av da Liberdade. Andei pelas laterais, para cima e para baixo. Muitas vezes no próprio alcatrão das faixas rodoviárias. A minha Nikon D 90 apreciou.

Registei: famílias com gaiatos incluindo em carrinhos de bebé; pessoas de idade diversa e pareceu-me haver muitas das faixas entre os 20 e 40, mas posso estar enganado; onde não me enganei foi no que eu previa e se concretizou - o poder do PCP e dos seus imensos satélites; não sei se Graça Freitas observou pela Tv mas se não viu pode ir rever, para verificar o cumprimento das regras - distância física e máscaras - muita juventude sem máscara, e muita malta à molhada.

Mas se na esmagadora maioria do desfile foi uma bagunça quanto a distâncias houve uma clara excepção: Jerónimo de Sousa e comparsas desfilaram logo a seguir à chaimite, dentro de um quadrilátero feito de faixas vermelhas e onde, quer os dentro do quadrilátero quer os que seguravam as faixas estavam devidamente distanciados; quanto a máscaras é que a coisa já não foi perfeita. Mas não há dúvidas, é uma autêntica estrutura militar. O resto são cantigas. E aqui fica uma pequeníssima amostra fotográfica.

António Cabral (AC)


25  ABRIL  2021


Dia da Liberdade

> 1713 - Armistício com a França

> 1719 - Daniel Dafoe publica o seu "Robinson Crusoe

> 1792 - França, primeira execução por guilhotina

> 1792 - A Marselhesa é composta

> 1821 - Rio de Janeiro, D. João VI prepara regresso a Portugal

> 1874 - Nasce Guglielmo Marconi

> 1942 - Nasce Manuel Freire

> 1945 - II GG, dia da libertação de Itália

> 1974 - Portugal, Rádio Renascença, pelas 0020 horas, Grândola Vila Morena

> 1975 - Portugal, eleições livres para a Constituinte

AC



25  ABRIL  1974

4 7  


Falta 1 para 48


Faltam 3 para meio século.

Mas continua por aí muita falta de bom senso, para dizer o mínimo.

Os donos dos festejos.

Os que ainda têm o discurso em aberto.

E a liberdade dos cidadãos?

E o sossego de todos nós, que podíamos estar tranquilos e festejar o dia como entendermos, e não precisávamos de assistir a tanta soberba e desfaçatez?

A previsão meteorológica é má, mas se não chover quase nada (a Nikon não gosta de se molhar) é muito provável que ande pela avenida da Liberdade. Como fiz em vários anos, onde sempre tirei muitas fotografias, e sem precisar de autorização de ninguém, e a pandemia não é desculpa, a avenida é enorme.

António Cabral (AC)

25 de Abril de 1974

O 25 de Abril deu formalmente aos portugueses um dos valores maiores que o ser humano pode desejar: a liberdade.
Passados que são 47 anos, estou a lembrar-me de (a ordem é completamente aleatória; escrevi conforme me fui lembrando; aspectos institucionais, estruturas, instituições, pessoas,  por boas e por más razões), e faltará mencionar muitos e muita coisa:
 
A - Abril, Assembleia da República, Agostinho da Silva, Álvaro Cunhal, Angola, Açores, Ambiente, Adelino Amaro da Costa, Acordo Alvor, António Costa, António Champalimaud, Alexandre Soares dos Santos, ADSE, António Mexia, António Costa e Silva, António Vitorino, Áreas protegidas, Amoreiras, Adriano Moreira, Aeroporto de Lisboa, Agustina Bessa Luís, Amália Rodrigues, Alpoim Calvão, Auditorias, AMI, Ausência de Sentido de Estado, AutoEuropa, Ausência de Sentido das Responsabilidades, André Jordan, António Ramalho, Angoche, António Damásio, Ausência de sentido das proporções, Apolo 70, António Lobo Antunes, Adriano Correia de Oliveira, Associações satélite de um partido, Armando Vara, Alçapões nas leis, Ana Catarina Mendes, Ana Paula Vitorino, Ascenso Simões, Artur Portela filho, Almeida Santos, Ana Mendes Godinho, Abandono de áreas do território, Autoridade Tributária e Aduaneira, ACP, AOFA, Américo Amorim, Autoridade Marítima, Alvaro Barreto, Aljube, Alberto João Jardim, ASAE, Artur Agostinho, António Lobo Xavier, Adelino Gomes, António Pires de Lima, Aldeias históricas, Acionistas, Aterros sanitários. 

B - Bancarrotas (3, a 4ª a caminho?), BES, Bloco de Esquerda, Banco de Portugal, Barragens, BR, Bombistas, Bazuca, Blogues, Bolsa de valores, BIAL, BCP, Banco de Fomento, Belmiro de Azevedo, Biológico, Bastonários das ordens, BCE.

C - Constituição da República 1976, Costa Brás, Censura mas Democrática, Carmen Dolores, Costa Gomes, Corrupção, Cultura, Cova da Moura, Carlos Costa, Cabo Verde, Centros Interpretativos, Capitães de Abril, Crises Financeiras, Confederações, Cavaco Silva, Camilo Mortágua, Carlos Antunes, CMVM, CAP, CIP, Carlos Lopes, Catarina Martins, CGTP, CDS, Coligações, Covid-19, Cultura, Código Penal, Código civil, Código do Processo Penal, Centros Comerciais, Capoulas Santos, Criogenia, Conselho da revolução, Carvalho da Silva, Cristiano Ronaldo, Carlos César, Carlos Moedas, Casa da Moeda, CGA, CGD, CEE, CMTV, CDU, Camarate, Caxias, Carlos Alexandre, Computadores Magalhães, Credores, Crise, Concessões, Confeitaria Nacional, Compras online, Casa da Música, Cativações, Comentadores políticos, Carteira de jornalista, Casa da Moeda, Cunha Rodrigues, Comissões parlamentares de inquérito, Café Gelo, Continente, Racismo, Computadores, Coliseu, Chiado, Cuidados Continuados, Cinema S.Jorge, Cinema Monumental, Cinema Condes, Cuidados Paliativos, Centros comerciais, Cimeiras, Comandos, Ciclovia. 

D - Democracia, Descolonização, Deveres (quase não se referem), Direitos, DGS (Direcção Geral de Saúde), Dívida Pública, Dívida Externa, Deficit, Defesa Nacional, Dinossauros Políticos, Despovoamento, Desertificação, Duarte Lima, Deflação, D.Manuel martins, D.José Policarpo, Devedores, Drones, Descentralização, Descarbonização, Delta. 

E - E depois do adeus, Eleições, Eleições presidenciais, Eleições legislativas, Eleições regionais, Eleições autárquicas, Eduardo Catroga, ELP, Eduardo Lourenço, Eurico de Melo, Elvira Fortunato, Enoturismo, Escritórios de Advogados, EDP, Euro, Extrema Esquerda, Extrema Direita, Epidemia, Edite Estrela, Energias renováveis, Evasões, Enriquecimento ilícito, ETAR, Escavações arqueológicas, Espuma dos dias, Estados de alma, Ecovia, Ecopista, Ecologia, Economia azul. 

F - FP 25 de Abril, Freitas do Amaral, Fernando Namora, Fundação Champalimaud, Francisco Louçã, Ferraz da Costa, Fernando Nogueira, Fundos da UE, Fernanda Ribeiro, Ferraz da Costa, Ferro Rodrigues, Francisco Balsemão, FNAC, Francisco George, Fernanda Fragateiro, Francis Obikwelu, Fátima, Função pública, Fundações, Fuzileiros, Fundo de Resolução, Fundações,  Filipe La Féria, Fundação Luso Americana, FMI, Fraudes, Franco Charais. 

G - Guerra Colonial, Gravuras Foz Côa, Carlos Santos Ferreira, Graça Freitas, GES, Grândola Vila Morena, Grandela, Gambrinus, Galeto, Gentil Martins, G 5, G 7, G 8, G 10, G 20, Guerra do Ultramar, Gonçalo Ribeiro Teles, GALP, Garcia dos Santos, Guerra colonial, GNR, Governos civis, Ginginha, GPL. 

H - Henrique Granadeiro, Hospitais privados, Hospitais públicos, Hidrogénio verde, Hermínio Loureiro, Helder Bataglia, Hortense Martins, Híbridos. 

I - Isabel do Carmo, Incêndios, Ivo Rosa, Incompetência, Isabel Moreira, Isabel Oneto, INEM, IMI, Inseminação artificial, Imposto complementar, IRS, IRC, Isabel Vaz, Isabel Mota, Impostos, Intermarché, Impunidade, Isaltino Morais, Inflação, Insolvência, INFARMED, IPSS, Indústria conserveira, INE. 

J - Justiça à Portuguesa, Justiça para os poderosos, José Miguel Júdice, Jorge Coelho, Jardim Gonçalves, João Mota, Joana Carneiro, João Lobo Antunes, José Sócrates, José Manuel de Melo, João Lourenço, Eunice Munhoz, João Galamba, José Medeiros Ferreira, João Salgueiro, Joaquim Furtado, Jorge Sampaio, Joaquim Aguiar, Júlio Pomar, Jornalismo, João Duque, João Cutileiro, Joana Marques Vidal, João Manso Neto, José Mourinho, José Saramago, João Cravinho, João Cravinho jr, Jornal Expresso, Julião Sarmento, Jornal público, José Sá Fernandes, Joaquim Morão, Jerónimo de Sousa, Jorge Lacão, José Silvano, José Magalhães, Jaime Nogueira Pinto, Jaime Marta Soares. 

K - Kaulza de Arriaga, Krus Abecassis. 

L - LEI, Liberdade, Louçãs, Luís Amado, Lojas Maçónicas, Litigação, Luís Filipe Vieira, Lídia Jorge, Luís Campos e Cunha, Luís Raposo, Livrarias, Lavagem de dinheiro, LED,  Lares, Livraria Bertrand, Luís Portela, Lei eleitoral, Leonor Beleza, Lota digital.

M - MFA, Miguel Torga, Madeira, Ministério Público, Mário Soares, Melo Antunes, Mário Centeno, Manuela Ferreira Leite, Mortalidade Infantil (descida), Martinho da Arcada, Marcelo Rebelo de Sousa, Moçambique, Miguel Cadilhe, Miller Guerra, Marinho Pinto, Mórtaguas, MRPP, Manuela Medeiros, Murro no estômago, Ministério Público, Março (11), Miguel Guilherme, Maria do Céu Guerra, Maria Emília Correia, Morais Leitão, Maçonaria, Marta Temido, Manuel Alegre, Museus, Maria José Morgado, Manuel Salgado, Miguel Poiares Maduro, Megaprocessos, Multibanco, Maria José Nogueira Pinto, Maluda, Menez, Melícias, Megacentros, Manuel Gargaleiro, Martins Guerreiro, Marques Júnior, Medina Carreira, Miguel Galvão Teles, Mobilidade eléctrica, Modelo, Maria Lamas.

N - Novembro (25), Nélson Évora, Nuno Portas, Nuno Teotónio Pereira, Novo Banco, Natália Correia, Naide Gomes, Nicolau Breyner, Nicola, Noite e Dia, Nespresso, Neutralidade carbónica. 

O - Otelo Saraiva de Carvalho, Observatórios, Opus Dei, OCS, Offshores, Ordens profissionais, Oposição, Organizações satélite de um partido. 

P - Peniche, Politicamente Correcto, PCP, PREC, PEV, Partidos políticos, Portas Giratórias Política/ Negócios/ Banca/ Privados, Pobreza, Pobreza extrema, Pandemia, Paulo Portas, PPP, Passos Coelho, Procurador Geral da República, Procuradoria Geral da República, PT, PSD, PAN, Paula Rego, Pastelaria Suíça, Pandemia, Paulo de Carvalho, Património material, Pinto Monteiro, Património imaterial, Pedro Queirós Pereira, PEC, Pinto da Costa, Pastelaria Benard, Pastelaria A Brasileira, Pedro Siza Vieira, Pastelaria Versailles, Promiscuidade, Pacheco Pereira, Polícia Judiciária, Polícia Judiciária Militar, PSP, Poucas vergonhas, Patrícia Mamona, Parques nacionais, Parques naturais, Reservas naturais, Paisagens protegidas, Pára-quedistas, Preguiça, Pezarat Correia, Pingo Doce, Pinheiro de Azevedo, Pfizer, Provedor de justiça, Pista ciclopedonal, Prescrições, Ponte Entre-os-Rios, Proteção do ambiente, Proteção civil.

Q - Quadros Comunitários de Apoio, QRCODE.

R - Reguladores (que nada regulam), Reservas Naturais, Ramalho Eanes, Ricardo Salgado, Ricardo Robles, Relatório das Sevícias, Raúl Solnado, Rosa Mota, Rioforte, Revisões Constitucionais, Salgado Zenha, Rui Moreira, Rui Rio, Rui de Carvalho, Recursos judiciais, Rui Nabeiro, ROC, RTP 1, RTP 2, RTP 6, Rui Machete, Redes sociais, Rui Ramos, Rosário Teixeira, Rosa Coutinho, Roteiros, Regionalização, Reabilitação. 

S - Sufrágio livre e universal, Sá Carneiro, SNS, São Tomé e Príncipe, SUVs, Sousa Leitão, Sophia de Mello Breyner Andresen, Sondagens, Sindicatos, Snu Abecassis, Sérgio Sousa Pinto, SONAE, Supervisão, Sines, Siza Vieira, Superjuízes, SIRP, SIC, SIC Notícias, SARS, Sanches Osório, Sobrinho Simões, Solar dos Presuntos, Sousa e Castro, Souto Moura, Soberba, Sines, Segredo de justiça, Simone de Oliveira, Sondagens,  SEF, Salário mínimo, SAMS, SEDES. 

T - Timor Leste, Tavares Moreira, Tancos, Tribunal Constitucional, Tribunal de Contas, Tribunais administrativos, Tribunais da Relação, Terrorismo caseiro, Tribunais, Trigueiros Crespo, Turismo, Turismo interno, Tavares Rico, Turismo de habitação, Turismo rural, TAP, Tomás Coreia, Telecomunicações, Troika, Torres Couto, Teresa Ricou, Tomás Taveira, Teixeira dos Santos, Testamento Vital, TVI, TVI notícias, Tarrafal, Teletrabalho, TICÃO, Telma Monteiro, Telemóveis. 

U - UDP, UGT, UE, Unicórnios, Unidades de Cuidados intensivos, Universidade Católica. 

V - Vigaristas, Vitor Constâncio, Venda de Ouro, Vital Moreira, Vinicultura nacional, Vasco Pulido Valente, Vilamoura, Vacinas, Vasco Lourenço, Vieira da Silva, Vera Lagoa, Via Verde, Vasco Gonçalves, Vitor Alves, Vieira Matias, Vasco Graça Moura, VTS. 

W - Walter Rosa. 

X - Xavier Pintado, Xenofobia.

Z - Zeinal Bava, Zeca Afonso.

António Cabral (AC)