AC
Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
sexta-feira, 31 de maio de 2024
AC
Pedro Nuno avisa que PS não define voto no Orçamento com pressões
"Aparentemente, o senhor Presidente da República acha que os diferentes grupos parlamentares devem viabilizar o Orçamento do Estado, mesmo que discordem dele. Mesmo sem o ver, mesmo que discordem dele, devem viabilizá-lo. Nós temos um entendimento diferente", disse o secretário-geral do PS.
Dia Nacional do Associativismo
Dia do Pescador
quinta-feira, 30 de maio de 2024
Pessoalmente não sigo a "coisa".
A cabeça de lista do BE às eleições europeias, Catarina Martins, acusou esta quarta-feira a extrema-direita de não gostar de Portugal, afirmando que os imigrantes "são bem-vindos" ao país ao contrário do discurso racista do Chega.
"Sabem qual é, na verdade, o problema da extrema-direita? É que não gosta de Portugal. Portugal é sardinha assada nos Santos [populares], é kebab, é cachupa. Portugal é comovermo-nos com o fado da Amália e com o golo do Éder. Portugal é toda esta diversidade e é esta diversidade de que nós gostamos, que celebramos, que nós representamos e que defendemos", defendeu Catarina Martins.
TODOS ERRAMOS
MAS NOS OCS COMEÇA A SER UMA CONSTANTE.
AC
Sou de há muito um muito manhoso amante da fotografia.
Sondagem: justiça tem pior avaliação do que o Ministério Público
Estudo feito este mês revela que 72% dos inquiridos avalia estado da justiça como “muito mau” ou “mau”, mas apenas 56% classificam da mesma forma actuação do Ministério Público nos últimos tempos.
Que pensarão disto certos causídicos que por aí aparecem sempre a papaguear, provavelmente infringindo muitas vezes certas normas?
AC
quarta-feira, 29 de maio de 2024
Z telefonou ao Papa Francisco não para lhe pedir a benção mas para lhe solicitar os nomes do médico ortopedista e do fisioterapeuta que o trataram ao braço cotovelo e punho direitos, depois de no ano passado ter estado em Portugal, e depois dos estranhamente efusivos cumprimentos de Marcelo.
O domínio da "Informação" neste mundo louco é, cada vez mais, de primordial importância.
Observo a vida política nacional, olho para todos os titulares de órgãos de soberania, olho para os principais dirigentes dos vários partidos políticos, olho para as direções dos vários sindicatos, olho para variadas instituições, olho para diferentes entidades da pesadíssima máquina do Estado seja no âmbito do funcionalismo público seja no âmbito dos servidores do Estado como magistrados, militares das Forças Armadas, etc. Olho, observo.
terça-feira, 28 de maio de 2024
. . . . .
Este "discurso" é uma invenção.
Ninguém sabe exactamente o que é.
"exame prévio"?
Livros têm de ser reescritos: Lusíadas, Cid, Quixote, Sermões, Camilo, Eça, Castro e Aquilino têm de passar à lupa da nova moral.
Esperam-nos tempos sombrios.
suas opções são as únicas decentes!
Zelensky
Sente-se uma despropositada excitação em torno da deslocação de Zelensky a Portugal. A visita tem uma importância apenas relativa. Insere-se no périplo ritual do líder ucraniano aos países que têm apoiado a sua luta. E o que vai ser assinado será mais simbólico do que relevante para essa mesma luta.
By Francisco Seixas da Costa
Militares e civis - essência e coincidência.
Na tarde de 10 de Abril de 1997, um dos meus três grandes amigos civis (tenho 3 ou 4 grandes amigos militares) dizia, numa cerimónia pública:
"As sociedades distinguem os militares, não por razões de deferência temerosa, mas como forma de reconhecimento à diferenciada função em que se empenham, de forma comumente disciplinada e previsível. Esta opção de vida por um serviço colectivo é valorizada por uns, inutilizada por outros, mas ninguém fica indiferente à realidade factual que ela encerra e que, no mais recôndito, alude ao conceito de nacionalidade, âmbito de particular relevância na vida dos homens de todos os tempos.
Sendo certo que toda a Nação tem o problema intrínseco da sua defesa, esteja ou não organizada politicamente em Estado-Nação, os militares são a certeza formal da sua possibilidade e as sociedades sempre aceitaram esta especialização dos civis, como forma de garantir a própria organização e eficácia de um sentir colectivo.
................
Sempre isto se esperou dos militares, e sempre isto eles souberam dar: fidelidade a uma causa através da garantia de um propósito.
Aceita-se que se faça a distinção entre militares e civis, talvez melhor entre paisanos e militares porque estes não aparecem desfalcados de cidadania, e não convém à natureza dos factos, identificá-los como uma espécie de casta à parte..........os militares são um conjunto diferenciado de nós todos, motivados para a salvaguarda da colectividade de que são membros e para a constituição da qual contribuíram com a sua intrínseca dignidade. É um empenhamento na coisa pública que a usura do tempo, até na sua vertente ideológica, não destrói ou arruina.
...............
Mas ao Camões de "mudam-se os tempos/ mudam-se as vontades" sucedeu-se hoje a "mudança mudada em permanente mudança", o que leva muitos a lançarem pela borda fora da vida, não só as referências mas as permanências, sem as quais soçobra a própria vida comunitária.
...............
Cada qual, deve conscientemente, fazer o possível para se informar como vive o País, como e de que vivem as suas classes, quais os objectivos de cada grupo no contexto da sociedade.
...........
Ninguém pode estar contra si mesmo, nem contra os seus interesses.
.......................
Realço outra vez a frase do meu amigo - ....."e esta verdade chega até aos que gostam mais de ouvir do que compreender".
Em tempos escrevi - Temo que nos últimos anos já nem ouçam, quanto mais tentarem compreender. Até quando?
- Nunca tentaram compreender.
Terão visto, anos atrás, aquele general Iraquiano a palrar frente a câmaras de TV e vendo-se depois aparecer no fundo da imagem os carros de combate americanos?
E quererão resolver as coisas com Conselhos Superiores de Defesa Nacional?
E quanto ao resto da sociedade, quanto a todos os sectores da sociedade, em qual não se aplica a frase - verdade chega até aos que gostam mais de ouvir do que compreender ?
António Cabral
HAMAS
Desde que tenham muita porcaria na TV, leiam certos jornais, discutam o macaco, Pinto e outros quejandos, quem vier atrás que feche a porta e apague a luz.
Eduardo Barroso defende que os médicos recém formados devem retribuir o investimento que o país faz na sua formação com um período em que teriam de permanecer no SNS. Medida foi considerada “estalinista” pelo ex-ministro Adalberto Campos Fernandes, quando foi proposta pelo PS nas últimas eleições".
O que o Presidente não deve fazer (46):
Publicado por Vital Moreira
. . . . . . .
Uma conduta condenável, sem desculpas nem atenuantes.
2. Mais uma vez, e aqui de forma especialmente grave, MRS esqueceu duas distinções que são essenciais num Presidente da República, como representante de toda a coletividade: a distinção entre aquilo que ele pensa e o que pode dizer e a distinção entre aquilo que ele pode dizer numa tertúlia de amigos de confiança e o que pode dizer publicamente.
É afinal a distinção entre um político de verbo incontinente e um PR que respeita a dignidade do seu cargo e a personalidade dos demais servidores da República com quem interage.
segunda-feira, 27 de maio de 2024
- que a situação está cada vez mais complexa, La Palisse o reconhecerá igualmente.
- Cafofo deliraria comandar uma geringonça de 28 =11+9+4+2+1+1.
De acordo com esses registos, em 2023 foram registados mais de 3200 acidentes, um valor que mostra uma crescente sinistralidade com esta mobilidade.
Não sei se aconselhada pelos "mosqueteiros" ou não, Marta Temido defende - "canais seguros de migração".
domingo, 26 de maio de 2024
A Coligação Democrática Unitária (CDU-PCP/Verdes) e o Bloco de Esquerda (BE) falharam hoje a eleição de deputados nas eleições regionais antecipadas da Madeira, ficando de fora da Assembleia Legislativa madeirense, segundo os resultados provisórios.
Domingo, dia calmo, os amigos almoçaram cá em casa (ontem fomos lá nós), não digo o que foi o lauto repasto para não causar transtornos!