sábado, 30 de abril de 2022

UMA DAS ANEDOTAS DA SEMANA

A senhora Camarinha diz - "a CGTP  não é uma estrutra ligada ao PCP".

AC

POR AÍ

AC

O  JORNALISMO  PORTUGUÊS
Tenho opinião sobre o lá de fora, mas é este que me interessa agora. 

Durante semanas, antes do deplorável 24 de Fevereiro passado que marcou o início da execrável invasão da Rússia, fui massacrado com o Putin para aqui, Putin para ali, o mesmo com o Zelensky e etc.
A pandemia e os nossos problemas internos desapareceram como que por encanto.

Mas o meu ponto não é sobre isso.

Fui massacrado durante semanas sobre Macron, sobre a loira Le Pen, sobre ela e Macron, ai se ela ganha, ai que na 1ª volta ela está mais perto que nunca, ai Jesus o que vai ser da Europa se a loira Le Pen ganha.
Lá ganhou Macron, e lá o mostraram  a caminhar com a sua querida mulher a caminho do palco para o discurso de vitória. Curto e chocho!

E o meu ponto é que foram semanas e semanas sobre França, Macron, ai a Europa se, a mulher de Macron alvo de piadas nas redes sociais, a loira Le Pen amiga de Putin, e etc.
E tanta coisa mais, pelo menos igualmente importante, se foi passando em Portugal, na Europa e no mundo.

E volto ao título.
Como me sinto com este jornalismo caseiro?
Sinto-me cada vez mais desgostoso. 
E nem me refiro às lavagens ao cérebro diárias que me tentam fazer a propósito dos puros e virgens ofendidas decorrentes da horrível agressão militar Russa.

Quero concretamente referir-me à eleição na Eslovénia acerca da qual, mas posso ter estado muito distraído, não vi nada comparável ao que dedicaram a várias coisas como as que acima referi.

E pergunto: 
Não foi formalmente muito importante o resultado das eleições ocorridas na Eslovénia? 
Não foi teórica e formalmente muito importante para o campo democrático?
O PM Janez Jansa que se julgava de pedra e cal foi corrido.
Não é uma reviravolta que se estima muito importante?

É como estamos. 
Como sempre, admito poder estar a avaliar mal as coisas.
Mas, de facto, seriamente, o jornalismo em Portugal (repito, é este que agora me interessa) não deixou há muito de o ser, ser jornalismo isento, informando com rigor e tendo em jornais revistas rádio e TV, secções e paginas de opinião bem identificada? 

Vejo é cada vez mais arrogantes vários a tentar educar-me aliás, a querer mesmo educar-me e a querer definir os meus gostos, e a impor-me as verdades verdadinhas, e a policiar-me a mente e a opinião. 
Ou não? 
AC
30  ABRIL  2022
DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
DIA DA RAINHA DA HOLANDA
> 311 - Termina no império Romano a perseguição aos Cristãos
> 1789 - EUA, George Washington eleito presidente
> 1803 - Os EUA compram a Luisiana à França
> 1845 - Nasce Oliveira Martins
> 1885 - EUA, criada a Reserva do Niagara
> 1945 - Considerada a data do suicídio de Adolf Hitler e Eva Braun
> 1949 - Nasce António Guterres
> 1973 - Escândalo Watergate, John Dean despedido da Casa Branca, e H.R.Haldeman e John Ehrlichman demitiram-se
> 1974 - Álvaro Cunhal regressa a Portugal
> 1975 - Saigão capturada pelas forças comunistas e a guerra do Vietname tem o seu final
> 1980 - Londres, embaixada do Irão sitiada
AC

sexta-feira, 29 de abril de 2022

A PROPÓSITO …………
É caso para dizer que, ao Camões de - "mudam-se os tempos mudam-se as vontades" - sucederam-se cada vez mais as - "mudanças mudadas em permanente mudança" - tão típicas de gentinha "poucochinho" e sem palavra. Sempre para tentarem disfarçar questões e assuntos bem mais prementes da nossa sociedade.

Naturalmente que a vida e as sociedades e as instituições têm que evoluir, mal seria, mas quando nos lembramos de, valores e de interesses permanentes, coisas que sabemos ser olhadas como tolas e patéticas por certa "gentalha" (Balsemão dixit) dos interesses discretos (militares e civis), às vezes apetece relembrar coisas do passado dado que surgem de novo grandes batidas no peito e tiradas grandiloquentes.

Porque, salvo melhor opinião, "democracia" e as instituições que ela tem de comportar para ser sadia, "contraditório", "respeito pelas opiniões sérias legitimas e fundamentadas", "valores inerentes à nossa civilização", "interesses permanentes do Estado", "segurança", "desenvolvimento harmonioso", é nesta esfera de coisas que as sociedades se diferenciam.

E assim, umas de facto evoluem e modernizam-se, mantendo-se bem estruturadas e com decente nível de vida proporcionado aos cidadãos.
Outras, realmente, definham, estagnam, tornam-se pântanos, são como lentamente se vai transformando este desgraçado rectângulo e ao que vai parecendo, para inteira satisfação de gentalha discreta civil e militar. 

Escrevi acima que "apetece relembrar coisas do passado recente" mas interrogo-me: valerá mesmo a pena?
É que lá muito no fundo, a esmagadora maioria não quer saber de coisa nenhuma fora, o futebolês, as telenovelas, as redes sociais folclóricas, as mulheres e os homens que se voltaram a casar ou a divorciar, o ordenado da socialite A ou B, se o Benfica tem treinador, se a Temido acaba com a máscara, etc.

A realidade mostra-me (como hoje verifiquei num auditório de uma faculdade em Lisboa) que a esmagadora maioria dos meus concidadãos se está borrifando para a maioria das coisas.

Como o professor Marcelo Rebelo de Sousa se meteu a esgrimir com o inarrável António Costa a propósito de democracia, mais Forças Armadas, mais Pátria e etc., não desisto, e socorrendo-me da ajuda prestimosa do meu melhor amigo militar, vou insistir  em recordar coisas e, para começar (ainda que no passado já tenha aflorado assuntos relacionados) atirar-lhes à cara com o que coloco em baixo, ainda que sabendo que se vão rir de tão alarves que são. 
…………………………………………….
………………………………….
E que tal recordar mais isto:
É o que farei em texto separado.
António Cabral

COISAS  de  ANTIGAMENTE

AC

ILUSÕES  para  DISTRAIR

AC

HELICÓPTERO ALOUETTE

Ao serviço da nossa Força Aérea durou de 1963 a 2020.

Tenham um bom fim de semana. 
Saúde.
AC

RÚSSIA, EUA, CHINA, UK, FRANÇA, ALEMANHA

Como sempre acontece, a esmagadora maioria dos cidadãos de todos os países impressionam-se muito, comovem-se muito, emocionam-se muito, mas pouco pensam porque têm um determinado nível de vida (uns) ou, porque são basicamente uns desgraçados sem nível de vida nenhum (muitos).

A minha convicção é de que, por exemplo, na China e na Rússia, dificilmente existem por lá condições para reflexão seja sobre o que for e, quem se atreve a reflectir alguma coisa "não fica lá muito bem de saúde", para dizer o mínimo.

Nos EUA, tirando as camadas média muito alta e acima nem sabem porque acontece isto e aquilo ou onde é Portugal, gastam-se nas TV, em Daytona e no Super Bowl, e a correr para as pizzarias e McDonalds. Uma sociedade com crescentes problemas sociais e de saúde pública. 

Em França, por exemplo, os coletes amarelos demoraram um tempinho a revoltar-se mas, depois……….
Depois das eleições do passado 24 de Abril, Macron terá crescentes problemas nas periferias de imensas cidades e vilas, por exemplo. 
Ele diz que vai unir os Franceses todos. Pois.
O tempo dos "bidonvilles" miseráveis e mais ou menos pacíficos vai estoirando cada vez mais, pois aos "dóceis" "tugas" sucederam-se em crescendo os turcos, os muçulmanos, etc.

Na Alemanha, desde o plano Marshall, deixaram de gastar muito dinheiro em armamento, embora produzem o bastante para exportação (i.e. fragatas e submarinos para Turquia e Grécia), têm a China como grande cliente, têm há décadas gás e petróleo mais barato basicamente da Rússia e com isso, diligentes e empreendedores como são, tornaram-se competitivos e controlam grande parte dos países na Europa, incluindo muitos do tempo dos impérios. 
E, obviamente a UE, estando agora Macron a ver se em bicos de pés consegue tirar-lhe algum protagonismo. Mas continuando todos muito amigos e nada de questões de interesses.

No Reino Unido a maioria ainda não percebeu que boa parte do nível de vida vem da indústria do armamento e da "City" (cidade muito independente dentro da cidade de Londres, coisa que pouca gente sabe) "City" onde Árabes, oligarcas, chineses e muitos outros "democratas" têm boa parte do dinheiro. Ah, e também continuam convencidos de que com a saída da UE poderão voltar a ser uma grande potência.

Vem isto a propósito da guerra na Europa. 
E não troco as coisas: Rússia invasora, Ucrânia invadida. 

De acordo com as diárias lavagens ao cérebro no mundo Ocidental através dos OCS em particular nas TV com um massacre das mesmas coisas desde manhã à noite, e de acordo também com as patéticas e inarráveis prestações do execrável Putin em que até pudemos ver este novo Czar a formalmente despachar com ministros à frente das câmaras TV temos, consoante a barricada palradora, de um lado puros e anjos, do outro diabos, de um lado a defesa de valores e nada de interesses, do outro só interesses, de um lado a defesa das pessoas, de outro só malandros, etc. 
É preciso paciência e estômago para aturar tanta demagogia e aldrabice de todos os lados.

Como sublinhei em cima a amarelo, eu não troco as coisas

Mas nunca apreciei que me tratassem por pateta. Assim continuo.
E, entretanto, o desgraçado povo Ucraniano é cada vez mais massacrado e autêntico joguete nas mãos do inimigo e dos "amigos". 

Aguardo, esperando o melhor mas, cada vez mais preocupado com o pior que pode vir.
Por cá, se a Graça Freitas se riu da gripezinha que nunca cá chegaria, também temos patéticas criaturas a garantir que não há problemas com o gás e etc., e Marcelo a explicar onde ficam as nossas fronteiras.
Valha-me São Pancrácio!
AC

TERRA,  temos  um  problema

Lembrei-me disto depois de, apesar de ter chovido alguma coisa, a questão da água continuar premente e, ao mesmo tempo, continuar este (na área da residência fiscal) e outros presidentes de câmara municipal a regar relvados, e a criar cada vez mais zonas relvadas.
Paradoxal? Creio bem mas também indicador de grande imbecilidade.
Não passará pela cabecinha oca dessa gente acabar com os relvados e, por exemplo, regressar em muitos sítios ao calcetamento/ empedrado tradicional português?
AC

29  ABRIL  2022
DIA MUNDIAL DA DANÇA
> 1624 - Cardeal Richelieu nomeado para chefiar o governo
> 1707 - Escócia e Inglaterra unem-se e formam o Reino Unido
> 1760 - Quebec, em poder de forças do Reino Unido, é sitiada por forças Francesas
> 1770 - James Cook alcança a Austrália
> 1826 - D. Pedro IV outorga a Carta Constitucional
> 1851 - EUA, Washington, testada uma locomotiva eléctrica
> 1884 - Nasce Jaime Cortesão
> 1901 - Nasce Hirohito
> 1936 - Nasce Zubin Mehta
> 1945 - II GG, forças Americanas libertam Dachau
> 1970 - Nasce Uma Thurman
> 1974 - Richard Nixon autoriza tornar público documentação diversa relacionada com o escândalo Watergate
> 1980 - Faleceu Alfred Hitchcock
> 1986 - Imagens satélite mostram em toda a sua evidência o desastre em Chernobyl
> 1997 - Entrada em vigor da Convenção de 1993 sobre armas químicas
> 2002 - Faleceu Fernando Pessa
> 2006 - Faleceu John Kenneth Galbraith
> 2011 - UK, casamento do Principe William com Catherine Middleton
AC

A N I M A I S

Sobre este boneco que corre por aí, muito superficialmente:
> A parte de baixo parece sugerir ter sido construído por certos defensores que andam por aí. 
> A parte de cima sugere que não.
> Agora querem-me convencer relativamente a animais domésticos/ de companhia que eles não têm dono. 
> Querem ver que é o vizinho que leva à rua o "Brutus", que o alimenta, que o mantém desparasitado?
> Espera, o Brutus é que é meu dono?

Ele acompanha-nos, há uma ligação fantástica. PONTO.

Que pachorra para aturar certas criaturas.
AC

quinta-feira, 28 de abril de 2022

 UMA CASA CHEIA de FRIO

AC

HABILIDADES  NA  COZINHA

Por razões várias mas, desde logo, porque a minha mãe me colocou a cozinhar aos 15 anos* (a poucas semanas de fazer 16 e para grande escândalo do meu avô materno, já antes escandalizado por fazermos nós a cama) e ao meu irmão como manhoso ajudante, desde cedo que me familiarizei com a cozinha, com os utensílios de cozinha, com receitas, com o preparar e confecionar refeições, pratos de peixe, de carne, entradas, doces, saladas variadas. E nas sopas não me saio nada mal mas é sector onde a minha mulher me bate sem sombra de dúvidas.

No resto e atrás referido, poucas são as coisas onde me superiorizo pois ela é uma excelente cozinheira. Mas em algumas ganho. Se já era batido até 1990, a partir daí e em boa parte em consequência da minha vida profissional, tornei-me bastante razoável como cozinheiro e pasteleiro.

Temos em casa excelentes livros de cozinha, alguns bem antigos e sobretudo muitas receitas muito antigas. Daquelas onde aparece - uma chávena disto, meia chávena daquilo - ou então e pior - um poucochinho de, mais um poucochinho de, etc.

Para além de há décadas o casal se ajeitar muito bem neste ambiente da casa, tivemos a felicidade de usufruir da experiência da velhinha Cecília que, infelizmente, há muito nos deixou.

E vem isto a propósito dela e de um utensílio de cozinha. A Cecília entre as inúmeras excelentes refeições que preparava, os seus pastéis de massa tenra recheados com carne variada eram das coisas mais fabulosas que comi na vida. E comi muitas vezes, e é receita a que periodicamente recorremos.

E aqui entra o tal utensílio, o rolo da massa. A Cecília usava em casa da minha sogra um muito antigo rolo de madeira. Nós também temos o clássico. Mas nos últimos anos tenho recorrido mais a este, pesadote, de boa marca, e muito prático e eficaz. Rolo da massa moderno, de que certamente a Cecília se riria e, provavelmente, se recusaria usar. Mas consigo estender a massa para os pasteis de forma fantástica, fica finíssima.


António Cabral
(AC)

* Foi há muitas décadas que isso se passou. No tempo em que os vegetais e concretamente as ervilhas eram tenras, não precisavam de ser cozinhadas na panela de pressão como hoje fazemos. 

E a refeição foi ervilhas guisadas, cozinhadas num velhinho fogão a gás, num tacho banal, com a cebolada e o alho e o azeite e o sal e os coentros e a salsa, como a mãe indicara, e depois de cozinhadas e provadas, dois ovos inteiros lá para dentro. E foi o que almoçámos, enquanto os pais sairam depois de verificado que tínhamos almoço de facto.

********************
Mas muitos mais utensílios há cá por casa.

Como o cutelo antigo, um dos raladores mais recente, o velhinho separador de gema /clara, algumas das muitas facas, o medidor de quantidade de esparguete, etc. etc.

POESIA - Sophia de Mello Breyner Andresen
Nestes versos, em quem estaria Sophia a pensar?


Porque os outros se mascaram e tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não


Porque os outros são os túmulos calados
Onde germina calada podridão
Porque os outros se calam mas tu não


Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo
Porque os outros são hábeis mas tu não


Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos
Porque os outros calculam mas tu não.


AC

AUSTERIDADE ? VIRAR DE PÁGINA ?

Não, é só aldrabice e propaganda. Mas gostam.

AC

É no Herói, no Santo e no Génio

que os Deuses se lembram dos homens.

Os Deuses são amigos do Herói

compadecem-se do Santo;

Só ao Génio, porém,

é que verdadeiramente amam.

         (Fernando Pessoa)

Agora, na nossa sociedade, andam por aí vários que se têm por heróis, muitos outros que se julgam santos e puros, e anda um que se tem por génio. Coitado. Mas, sobretudo, coitados de nós cidadãos comuns!

AC  

28  ABRIL  2022
DIA MUNDIAL DO SORRISO
DIA MUNDIAL da PREVENÇÃO e SEGURANÇA no TRABALHO
357 - Imperador Constantino II entra em Roma
> 1625 - Armada conjunta de navios Portugueses e Espanhóis inicia a recaptura da Baía aos Holandeses
> 1758 - Nasce James Monroe
> 1789 - Revolta a bordo da HMS Bounty
> 1855 - Nasce José Malhoa
> 1865 - Faleceu Samuel Cunard
> 1881 - Billy the Kid escapa da prisão no Novo México
> 1889 - Nasce Oliveira Salazar
> 1908 - Nasce Oskar Schindler
> 1918 - Sidónio Pais eleito
> 1923 - Abertura do estádio de futebol em Wembley
> 1924 - Nasce Kenneth Kaunda
> 1937 - Nasce Saddam Hussein
> 1944 - Faleceu Bernardino Machado
> 1945 - Mussolini e a amante assassinados
> 1948 - NY, Igor Stravinsky apresenta e conduz a sua peça de "ballet" "Orpheus"
> 1952 - Tratado de Taipé põe fim ao conflito entre a China e Japão
> 1965 - Tropas dos EUA ocupam a República Dominicana
> 1969 - França, Charles de Gaulle resigna
> 1977 - Lideres da facção Exército vermelho condenados por crimes e assassinatos diversos
> 2004 - Noticiadas pela CBS News evidências claras de torturas e abusos vários em prisioneiros detidos em Abu Ghraib no Iraque
AC

quarta-feira, 27 de abril de 2022

!?!?!?!?!?!?!?!

AC

OLHAR o TEJO

AC

O POLVO vai crescer?

Oh se vai, Crescerrrrrrrrr

AC

PARECE  QUE  É  UMA  CERTA  MODA

!!!!!!!

AC

25   de   ABRIL

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do Tempo

(Sophia de Mello Breyner Andressen, O nome das coisas, "Assírio&Alvin")

Celebro o 25 de Abril de 1974. 

Mas não esqueço o que se passou para ter conseguido a realização da eleição para a Assembleia Constituinte em 25 de Abril de 1975 e não esqueço, particularmente, que mais sete meses tiveram que passar até que finalmente as coisas sossegaram.

E na 2ª Feira passada, mais uma vez, andei por Lisboa com a Nikon na mão, a observar e a registar certas coisas e certos aspectos.

António Cabral

27  ABRIL  2022
DIA MUNDAL DO DESIGN GRÁFICO
> 711 - Desembarque de mouros em Gibraltar, início da invasão da Península Ibérica
> 1791 - Nasce Samuel Morse
> 1822 - EUA, Ulyssses Grant é presidente
> 1911 - Portugal, zona da Torre de Belém, um piloto Francês pilota um avião a cerca de 50 metros de altura 
> 1941 - II GG, Tropas nazis entram em Atenas
> 1945 - II GG, Mussolini apanhado e preso quando tentava escapar disfarçado 
> 1987 - EUA, departamento de justiça impede Kurt Waldheim e a mulher de entrarem nos EUA dadas as suas relações e actividades nazis
> 1990 - Portugal, Hospital Sta Maria, primeiro transplante de medula óssea 
> 1992 - Proclamada a República Federal da Jugoslávia, compreendendo a Sérvia e o Montenegro
> 1992 - A Federação Russa e doze antigas repúblicas da ex-URSS integram o FMI e o Banco Mundial
> 1994 - África do Sul, Nelson Mandela é presidente
> 1996 - Faleceu William Colby
> 2006 - EUA, NY, início da construção da Freedom Tower
> 2007 - Faleceu Mstislav Rostropovich
> 2010 - Livraria Bertrand distinguida com o "World Guiness Record" para a livraria mais antiga em funcionamento

AC

terça-feira, 26 de abril de 2022

24 ABRIL 1974 . 25 ABRL 1974. 25 ABRIL 1975. 25 ABRIL 2022

É dos "livros". 
O que se verificou há dois dias na cerimónia de celebração do 25 de Abril de 1974 na Assembleia da República (AR) confirmou o que se sabe de há muito. 

LIVRE, PAN, BE, PCP, IL, CHEGA, PSD, PS, puxaram a brasa à sua sardinha, que o mesmo é dizer, falaram do que ideologicamente lhes convinha, e calaram o que ideologicamente não lhes convinha.

Praticamente todos, esquecendo muitas realidades concretas da sociedade portuguesa no presente, como por exemplo: 
> o que em diferentes sectores muito se avançou desde 25 de Abril de 1974, repito, o que muito se avançou,
> os vários problemas e situações que continuam a ser escamoteados, 
> o muito que há por fazer na estrutura do Estado, na lei eleitoral, no sistema de justiça, no desenvolvimento industrial, no ordenamento do território, no combate sério ás injustiças e desigualdades, no SNS, na educação, nos recursos hídricos, nos recursos energéticos, quanto à natalidade, quanto á exclusão e pobreza sociais, na integração de pessoas,
> a ultrapassagem sucessiva de Portugal por países da "ex - cortina de ferro", 
> o brutal e asfixiante montante da dívida do país.

Todos esquecendo que o 25 de Abril de 1974 não foi executado para aquilo que agora vários referem de positivo e de negativo e se queixam. 

O 25ABR74 foi concretizado porque existia a guerra colonial. 
Porque vários oficiais dos quadros permanentes das Forças Armadas (FA), por si próprios, se consciencializaram que a solução para a guerra em África tinha que ser política e não militar. 
É a minha opinião.
Para essa consciencialização foi importante a convivência com oficiais milicianos que também bateram com os costados em África. 

Penso que o livro de António de Spínola ajudou um pouco para essa  consciencialização. 
Nunca saberemos, mas é legítimo interrogarmo-nos se, sem esse livro, a revolta militar não demoraria mais um pouco a eclodir.

O que vários oficias das FA concretizaram no 25 de Abril de 1974 foi o decisivo abrir de horizontes para que a sociedade por si própria pudesse mudar de vida
Foi o abrir de portas e janelas.
Foi mudar de regime. Foi uma viragem histórica. 
Estava tudo por fazer a partir desse dia inteiro e limpo que Sophia referiu.

Com a revolta militar, em que a guerra em África foi questão fulcral, foram formalmente restituídos aos portugueses os direitos e as liberdades fundamentais, e foi assim estabelecida a base para assegurar dali em diante a vigência de um Estado de direito democrático, e assim  instaurar a democracia. A partir daí, em liberdade formal, era preciso trabalhar muito e com seriedade.

Voltando aos discursos na AR, o novo presidente da AR fez um laudatório à diáspora. Não creio deslocado, bem pelo contrário. Mas assim também evitou falar de outros temas.

Quanto ao Presidente da República (PR), centrou as coisas na Pátria e nas FA. 
Parece que falou e falou e falou, mas de uma certa perspectiva afinal nada falou. 
Não sei se por não saber sobre o estado das FA, se por saber mas não querer dizer, ou porque não lhe disseram, ou se por não saberem e assim não lhe puderam dizer.

Abordarei esse discurso/ tema em texto separado.
António Cabral (AC)

ESPANTADO COM TANTA PARVOÍCE

AC

O  Tio  JERÓNIMO

Para o tio Jerónimo e seus sequazes, a palavra guerra não consta no dicionário que deve estar algures nas prateleiras lá na Soeiro Pereira Gomes.
Eu estive aqui a olhar para um dos meus dicionários da língua pátria e procurei, procurei, procurei, procurei, procurei e, de facto, na página que vos mostro, a palavra GUERRA não está lá, na definição de intervenção, na zona dos sublinhados a amarelo.
Prontosss (como diz o povo), agora já percebo o tio Jerónimo na sua incansável luta pela verdade e pelo rigor. 
Há que dar a mão à palmatória, o tio Jerónimo está correctíssimo!
Trata-se, não de guerra, nada de GUERRA para que fique bem claro mas, de facto, apenas de uma simples intervenção na Ucrânia, um território obviamente subvertido e trata-se, portanto, de uma acção defensiva pertinaz!!!!!!!!!! Como bem explica o dicionário. Percebi!
AC


SERVIÇO  NACIONAL  DE  SAÚDE
(Dos jornais)

Os encargos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) realizados no privado dispararam no ano passado. Segundo dados do Portal do SNS, em 2021 os custos com o sector convencionado ascenderam a 714 milhões de euros, especialmente devido às análises clínicas. Um crescimento que terá sido muito impulsionado pela realização de testes à covid-19, tal como já tinha acontecido em 2020
.

Podiam ter analisado com profundidade esta notícia e designadamente sobre um aspecto e que é, perceber se era possível, realista, esses meios complementares de diagnóstico e terapêutica terem sido todos realizados no SNS e em tempo. 
Era possível?
Sem isto, a notícia é mais uma, tendenciosa, para confundir, programada, e para encher chouriços. 
AC

POEMA  da  MINHA  ESPERANÇA

Que bom ter o relógio adiantado!…
A gente assim, por saber
que tem sempre tempo a mais,
não se rala nem se apressa.

O meu sorriso de troça,
Amigos!,
quando vejo o meu relógio
com três quartos de hora a mais!…

Tic-tac…tic-tac…
(Lá pensa ele
que é já o fim dos meus dias)

Tic…
(Como eu rio, cá pr'a dentro,
de esta coisa divertida:
ele a julgar que é já o resto
e eu a saber que tenho sempre a mais
três quartos de hora de vida)

(Sebastião da Gama)
AC
MARCELO  e  as  CONDECORAÇÕES
É sabido que Marcelo morreria de repente se desconfiasse que não era amado. 

Pela-se por estar junto da plebe. 
"Corre" de Falcon para todo o lado, para poder estar em vários sítios do país num mesmo dia. Ou, como neste 25 de Abril, aí foi ele de Falcon ceús fora.

No sítio da Presidência distribui congratulações várias, e apresenta sentidas condolências a quase todas as famílias atingidas por infortúnios. 
QUASE.
Quase, pois sobre o desgraçado morto pelo carro oficial do então MAI Eduardo Cabrita, que eu me tenha apercebido, nem um pio.

Eu próprio tenho sérias reservas e por aqui as tenho manifestado, quanto a esta descomunal distribuição de medalhas, condecorações, comendas, beijinhos, selfies, etc. Não é, nem de longe nem de perto, o grande problema de Portugal. Mas é um sintoma.

Marcelo quase parece querer que no fim do seu segundo mandato presidencial o nº de condecorações por si atribuídas seja, pelo menos, igual ao somatório de todas as distribuídas por Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco. E, já agora, salientar que Sampaio não condecorou certas pessoas que, agora, Marcelo parece tentado fazer.

Uma das últimas invectivas que li sobre este tema é de Miguel Sousa Tavares, que refere que o mal das condecorações a esmo vem de muito longe. E vem.
MST lembra, e bem, que foram condecorados quase todos os possíveis: antifascistas, exilados, irmãos da maçonaria, forças vivas da província, financiadores dos partidos e das campanhas presidenciais, desportistas, ministros cessantes, dinossauros autárquicos, magistrados jubilados, militares passados à reserva, diplomatas reformados, artistas vários e também de variedades, todos os cientistas disponíveis, os emigrantes ilustres, banqueiros e os empresários antes que caídos em desgraça, e mais todos aqueles e aquelas que entraram pela quota das inevitáveis ‘cunhas’ a que nem os Presidentes escapam.

Neste texto há mais do que o lá está. Encerra a questão do que penso roçar uma certa pouca vergonha.

Quanto aos valorosos militares que estiveram no cerne do 25 de Abril, na revolta militar por eles planeada e executada, é minha opinião que vários foram tardiamente homenageados e agraciados. É a minha opinião. 

Mas interrogo-me se Marcelo não se prepara para os colocar no mesmo pé de igualdade de muitos outros que tiveram escasso ou mesmo nenhum papel relevante na revolta militar. A concretizar-se, será justo?

Mas, estou agora a ponderar melhor a coisa. 
Se calhar, eu e outros estamos a ser muito injustos com Marcelo.
Marcelo vê longe.

Dou-me agora conta que, talvez, também nesta matéria Marcelo esteja a olhar ao longo prazo.

Será provável que Marcelo esteja, também, colateralmente, a pensar na contribuição que acabará por dar com esta (aparentemente pensada) profusão de centenas de medalhados para manter viva a Feira da Ladra onde, como se sabe, é comum encontrar medalhas, uniformes, bonés, espadas, sapatos, artigos militares vários, etc.? 

Será isto? Estarei, estaremos a ser injustos?
AC 
26  ABRIL  2022
Dia Mundial da Propriedade Intelectual
> 1500 - Brasil, realizada a primeira missa no litoral Sul da Baía
> 1607 - Chegada de colonos a cabo Henry, e estabelecimento do colonato de Jamestown
> 1859 - Faleceu Honório Barreto
> 1903 - Espanha, fundação do Atlético de Madrid
> 1916 - Paris, Mário de Sá-Carneiro suicida-se
> 1928 - Salazar é ministro das Finanças
> 1937 - Espanha, força aérea nazi bombardeia Guernica
> 1965 - Brasil, Rio de Janeiro, inaugurada a TV Globo
> 1974 - Américo Tomás e Marcelo Caetano sob custódia no Funchal
> 1975 - Resultados das eleições para a Constituinte, PS - 116, deputados, PPD - 81, PCP - 30, CDS - 16
> 1986 - Ucrânia, explosão na central nuclear Chernobyl
> 1994 - África do Sul, Mandela eleito presidente e F.W. Klerk é vice-presidente
> 2009 - Nuno Álvares Pereira canonizado pelo Papa Bento XVI
> 2022 - Espanha, Marcelo Rebelo de Sousa em mais uma viagem visita em Málaga uma exposição da pintora Paula Rego
> 2022 - Jogo de futebol sério, vivo, honesto, civilizado, quase sem faltas, e sem agressões entre jogadores, entre Manchester City e Real Madrid, que este perdeu por 4-3; no fim do jogo todos se cumprimentaram civilizadamente, e não houve as cenas indescritíveis como quase sempre se observam por exemplo mas não só com os dirigentes, treinador e jogadores Portistas
AC

NÃO,  NÃO CHEGA

Com a devida vénia, "roubo" este "cartoon" que, para mim, é um magnífico ALERTA.

AC


re2.jpg

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Em LISBOA

AC

DIA  da  LIBERDADE

Tem que ser todos os dias.

Deixar a bovinidade crescer, entusiasmarem-se com "selfies",  beijinhos, tiradas ocas e parvoíces várias, leva a pouco repararem: 

> nos aumentos (no supermercado, na farmácia, na gasolina, na praça municipal), 

> na falta do médico de família prometida há anos, 

> no tamanho da dívida em valor absoluto, que está como estava em 2011 quando o aldrabão foi obrigado a chamar a "troika", 

> no controlo de vários órgãos de comunicação social pelo poder económico e pelo poder político,

> na captura de imensas organizações pelo poder político, etc.

Liberdade tem que ser todos os dias.

AC

LEMBRAM-SE COMO ERAM ALGUMAS COISAS?

AC

São 0020 HORAS no meu relógio

Grândola Vila Morena, Rádio renascença, começou a ouvir-se. Foi há 48 anos. Começou a movimentação da revolução militar.

António Cabral (AC)

48  ANOS

António Cabral

SERMÃO aos PEIXES

(excertos) 

AC

SOMOS …….TODOS, ou…... QUASE
“Somos quase todos ucranianos”, corrige Marcelo por causa do PCP

A diversão dos políticos é sempre curiosa. As "inclinações" têm dias.

A propósito da guerra na Europa, Rússia invasora / agressora, Ucrânia invadida (a ordem dos factores é esta), correm por aí manifestações e exaltações várias de, políticos, comentadores, as chamadas elites, partidos políticos, titulares de órgãos de soberania.

O papagaio-mor do reino disse que somos todos Ucranianos mas, depois, corrigiu dizendo quase todos, devido às atitudes do PCP. 

Respeito, sempre, todas as opiniões.
A minha é diferente. 
Há um agressor e chama-se Rússia, e tem um responsável primeiro, Putin, o execrável.

O Presidente da República desvaloriza a ausência do PCP na sessão parlamentar para assistir às fantasias de Zelensky. 
Eu não desvalorizo, respeito terem decidido não estar nas suas cadeiras, mas foi para mim errada essa atitude. 
Por mim, estavam sentados e depois não aplaudiam. 
Depois, a inarrável líder parlamentar podia então debitar as suas azias. Estarei errado, mas isto fazia para mim não só mais sentido como me parecia coerente.

Quanto ao petróleo e gás russo, como é obvio, são todos 100% Ucranianos os que nada importam da Rússia. 
Já não são tão amorosamente Ucranianos os que não querem cortar essas importações.

Por cá são todos Ucranianos, diz Marcelo, ele fica satisfeito com estas tiradas. 
Ele também deve continuar a ser completamente, Sírio, Albanês, Sudanês, Iemenita, Nigeriano, Maliano, Ugandês, Kosovar, Sérvio, Uigur, Siberiano, Arménio, Curdo, Palestiniano, etc. Não é verdade?

Todos sempre muito preocupados. Mas têm dias!

Serei só eu que noto certas coisas, como Guterres comunicar que vai dentro de dias a Moscovo, logo depois de uma carta tornada pública dizendo o óbvio daquele "mole" que Marcelo disse um dia ser o melhor de nós todos?

Serei só eu que noto que guerra na Europa temos há muito, e não que ela tinha acabado em 1945?

Serei só eu que noto que o mesmo empenho que houve e muito bem contra a invasão de Timor Leste por parte da execrável Indonésia não foi, por exemplo, exactamente o mesmo a favor da UNITA em Angola?
E refiro-me aos meses entre o 25 de Abril de 1974 até à independência como daí para cá.

Serei só eu que reparo que muito pouca ênfase é colocada pelo palrador - mor e outros, no facto de a nossa dívida estar em valor absoluto como estava em 2011? 

O presente é difícil, mas não se atenuam as dificuldades com esta tralha pesporrente, incompetente, parcial, burocrática, vaidosa, oca. 
Em Portugal, e lá por fora.
António Cabral (AC)
25  ABRIL  2022
Dia da Liberdade - 25 Abril 1974
Dia Mundial do Pinguim
> 1607 - Gibraltar, uma esquadra Holandesa destrói uma esquadra Espanhola que estava fundeada
> 1713 - Armistício com a França
> 1719 - Daniel Defoe publica "Robinson Crusoe"
> 1792 - França, primeira execução de um condenado pela guilhotina
> 1792 - França, um oficial do exército e músico autodidata compõe a Marselhesa
> 1821 - Brasil, D.João VI prepara-se para regressar a Portugal
> 1874 - Nasce Guglielmo Marconi
> 1911 - Faleceu Emilio Salgari
> 1917 - Nasce Ella Fitzgerald
> 1942 - Nasce Manuel Freire
> 1945 - II GG, dia de libertação de Itália
> 1945 - EUA, S.Francisco, início de conferência e negociações com vista a formar a ONU
> 1945 - Últimas tropas nazis retiram da Finlândia
> 1949 - Nasce Dominique Strauss-Khan
> 1974 - Na Rádio Renascença, ás 0020 horas passa "Grândola Vila Morena", senha para os militares avançarem
> 1975 - Portugal, eleições para a Assembleia Constituinte
> 1982 - Israel retira da península do Sinai
> 1983 - Sonda Pioneer 10 viaja para lá da órbita de Plutão
AC