AC
Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
sábado, 30 de setembro de 2023
… é na Assembleia Nacional, no princípio dos anos setenta, que o deputado Pinto Balsemão o conhece. "O Marcelo aparecia nas galerias da Assembleia a apoiar as intervenções dos deputados liberais. Depois vinha falar connosco a dar manteiga . . . .
AC
À margem de um encontro no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), no Algarve, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, considerou que é intolerável haver uma desatenção da sociedade para com essas pessoas.
"Antes, em 2019, estava aquém dos 10.763. Agora, veio a guerra, veio este problema da habitação, veio o problema da inflação, que deitou para a rua muita gente de várias idades, obrigou-os a essa situação de sem-abrigo", afirmou.
"Daquilo que depender de nós - eu sei que o Governo está muito empenhado e a senhora ministra está muito empenhada e estas equipas são sensacionais - vamos fazer tudo para, até 2026, reduzir bastante o número", garantiu.
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
COMO QUALIFICAR ?
Umas criaturas brindaram o titular da pasta do ambiente com ovos e umas coisas cheias de tinta verde. Creio ter sido isto. Quem os instiga ficou na sombra. Os iluminados do costume.
Há vários aspectos que se podem ponderar nesta cena montada para terem microfones e câmaras de Tv e tempo de antena.
Modas - há muito que andam na moda estas agressões, contra pessoas, contra quadros de pintores famosos, contra monumentos, etc. Modas, designadamente mas não só, de "índole Gretiana".
Eficácia - estas acções têm, penso eu, eficácia zero ou próximo disso. Basta ver por exemplo a história da marcação de datas para eliminar o diesel e a gasolina e o sucessivo adiar das datas. A decisão no Reino Unido há dias é apenas um exemplo. Mas estas criaturas ficam muito contentes por poderem aparecer em público. Elas e quem as patrocina, "Pro Bono" ou não.
Propaganda - mesmo neste âmbito parece-me que o efeito é coxo.
Manifestou o seu desagrado, educadamente, comentou e a meu ver bem, o que sucedeu.
O Estado não deve ser policial, mas há que ter conta peso e medida. Que eu saiba houve um crime. Isto não deve ser tolerado. A indignação, é uma coisa, isto e outras do género são outra coisa.
A revolta das pessoas é legítima, e as questões climáticas devem ser olhadas muito seriamente e não me parece que isso esteja a acontecer, mas por culpa de todos os lados.
AC
Naturalmente que o defeito é meu, cidadão comum, mas continuo sem perceber porque Costa e o seu governo querem vender a TAP.
> 1402 - Nasce o malogrado Infante Santo
> 1801 - Portugal e França assinam um Tratado obrigando fechar os nossos portos aos navios Britânicos
quinta-feira, 28 de setembro de 2023
Na sociedade portuguesa como aliás em todas as sociedades, há cidadãos que se distinguem, na política por bem servirem a sociedade (ao invés de muitos que se servem dos cargos para que foram eleitos ou nomeados), na cultura em geral, na investigação científica, nas ciências, no ensino, nas Forças Armadas, etc.
OBRIGADINHO FRANCISCO
Eu não sou católico, mas não podia deixar de vir aqui agradecer-te teres ido a Portugal.
O Zé teve palco, o Marcelo ficou todo contentinho e entretido e não me chateou durante uns dias, foi óptimo porque os meus centuriões puderam atacar o Moedas, e sabes, adoro andar de Falcon.
Sempre que posso arranjar pretexto para me livrar daquilo e do gajo como dizia o Mário, Falcon comigo.
AC
"Hoje acredito que vai ser possível ver pelo menos algumas pedras do aeroporto”. . . . . a minha dúvida é quantos de nós aqui presentes estaremos vivos para o ver”. . . . sinto que há razão de ser otimista, agora não qualifico os otimismos . . .
😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡
Não se trata de falsa modéstia.
> 1542 - Rodrigues Cabrilho descobre a Califórnia
AC
quarta-feira, 27 de setembro de 2023
Falam na sua habilidade juntando-lhe a inabilidade e confirmada desfaçatez das oposições.
A realidade, votam nele.
A mim parece-me muito claro, os meus concidadãos que me perdoem, mas tenho-os como uma maioria que se está completamente nas tintas para as instituições, estão-se borrifando para aquilo que alguns apontam como, nomeadamente, que o governo controla tudo, tudo esmaga, desde a evolução política, à propaganda, à gestão comunicacional, à economia, ao sistema de justiça, ao não combate à corrupção, à submissão das Forças Armadas, ao escândalo dos preços dos combustíveis, etc.
Acima de tudo, um mentiroso político dos mais arrogantes, mentindo a torto e a direito ao ponto de, por exemplo, atribuir a adversários políticos medidas decididas por governos socialistas como, se bem recordo, foi com Sócrates que se iniciaram os cortes de salários da função pública e a certos servidores do Estado.
A "central de comunicação e propaganda" tal como o conhecido "Conselheiro Pro Bono" trabalham bem.
Os meus concidadãos a tudo assistem, impávidos e serenos.
AC
DIA MUNDIAL DO TURISMO
> 1563 - Primeiro auto-de-fé em Goa
AC
terça-feira, 26 de setembro de 2023
Em Democracia é importante, senão mesmo decisivo, aceitar,
- o valor inultrapassável que é a liberdade,
- as não unanimidades,
- pluralidade de ideias,
- divergência de pontos de vista,
- o imprescindível que é, ter respeito pelos outros.
Em Democracia, todos os titulares de órgãos de soberania devem ter bem interiorizado que o são temporariamente e, assim, devem cumprir escrupulosamente a Constituição da República Portuguesa e ter sempre presente os seus valores e, assim, SERVIREM a sociedade e os seus concidadãos que os elegeram e não, SERVIREM-SE dos cargos.
Alguém que lhes explique.
Tenham uma boa semana. Saúde.
António Cabral (AC)
> 1793 - Assinado Tratado de Auxílio e Proteção Mútuas entre Portugal e Grã-Bretanha (D.Maria I e Jorge III) visando atingir a França Revolucionária
AC
segunda-feira, 25 de setembro de 2023
Mais dinheiro, mais armamento.
É por demais evidente a lembrança de Lavrov - o Ocidente, com o seu apoio a Kiev, estar já diretamente em confronto com Moscovo: "Podem chamar o que quiserem, mas eles estão a combater contra nós.
Quanto à contra-ofensiva de Zelensky que terá sido iniciada em Junho passado, aparentemente as coisas não estarão famosas.
DIA MUNDIAL DO SONHO
> 1507 - Afonso de Albuquerque inicia a construção do forte de nossa Senhora da Vitória em Ormuz
AC
domingo, 24 de setembro de 2023
Em Portugal, particularmente na nossa era democrática, ocorrem periodicamente cenas várias em que determinadas pessoas se atiram a certos titulares de órgãos de soberania. Com humor, ou tentativas bacocas de suposto humor, com críticas fortes, etc.
Pelo que vejo por aí, a queixa assenta na consideração de estar em causa a prática de “crimes de ofensa à honra do Presidente da República” e “ultraje de símbolos nacionais e regionais”.
Haverá certamente investigação, inquérito, provavelmente um processo contra o dito humorista e a SIC de Balsemão.
O município de Idanha-a-Nova que é como quem diz, na realidade o presidente da Câmara Municipal, não apreciou os diferentes artigos recentemente saídos em jornais regionais e nacionais apontando aspectos ligados ao eventual excessivo emprego de glifosato em áreas daquele município/ Concelho.
Face à divulgação de um estudo segundo o qual Portugal tem a maior concentração de glifosato entre 12 países europeus analisados, e onde é referido o concelho de Idanha-a-Nova, em nota de imprensa o Município esclarece que estranha "estes resultados e os critérios escolhidos para selecionar a Herdade da Fonte Insonsa, em Idanha-a-Nova. Alguém acredita que Idanha tem o índice mais elevado de glifosato da Europa?", questiona.
Em fevereiro de 2018, a Câmara Municipal promoveu um encontro com outras autarquias do país, alertando para o uso do glifosato e apresentando alternativas que passavam por maior monda manual e o uso de produtos biodegradáveis como o Katoun Gold, solução de origem natural.
No seguimento desse encontro, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova aderiu à Rede Nacional de Autarquias Sem Glifosato, promovida pela Quercus, abdicando da utilização de herbicidas com impactos na saúde pública e no ambiente;
"Neste sentido, a Câmara Municipal não utiliza glifosato em nenhuma intervenção que seja da sua competência. Além do corte regular das ervas daninhas, é aplicado um herbicida biológico nos espaços públicos, como ruas ou jardins;
"A autarquia tem, simultaneamente, estimulado que as mesmas práticas sejam aplicadas pelas Juntas/Uniões de Freguesia, para que a utilização de glifosato no controlo de vegetação seja erradicado na totalidade do concelho, tendo inclusivamente sido aprovado em Assembleia Municipal a não utilização de glifosato em Idanha-a-Nova;
"Além disso, é público que enquanto Bio-Região, a Câmara Municipal incentiva e apoia os produtores do concelho na transição, seja para o modo de produção biológico devidamente certificado, caracterizado pela não utilização de produtos químicos de síntese, seja para métodos agroecológicos e práticas reconhecidas internacionalmente;
"Entre as vantagens do modo de produção biológico, estão a produção de alimentos saudáveis e a promoção de práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Desta forma, preservam-se os solos e águas da contaminação por poluentes, com vista à salvaguarda do ambiente, da biodiversidade e da saúde geral dos produtores e consumidores;
"O facto é que em 2019, ano referente ao último Recenseamento Geral da Agricultura, da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística, o concelho de liderava os municípios do país relativamente ao total de superfície em produção de agricultura biológica das explorações agrícolas (totalizando 17.492 hectares);
"A proporção da superfície agrícola do concelho em modo de produção biológico era, nesse ano, de 20,7%, o rácio mais elevado apurado na totalidade dos 100 municípios que constituem a Região Centro e o 5º a nível nacional;
"Em relação às áreas de amendoal existentes no concelho, que causam alguma controvérsia, recordamos que são projetos de investimento empresarial privado. No entanto, motivados por esta autarquia, que tem colaborado em projetos como o TransFarmers, que resulta de uma candidatura ao programa ERASMUS, também os produtores de amêndoa estão a apostar em boas práticas e em soluções de sustentabilidade ambiental. É um caminho que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova tem acompanhado e deseja que resulte na conversão ao modo de produção biológico. Em implementação estão práticas para a regeneração de solos, uso eficiente da água, alternativas naturais aos produtos químicos, a proteção da biodiversidade e dos recursos naturais;
"A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova reafirma a sua oposição à utilização de glifosato e incita as entidades governamentais, com responsabilidade nesta matéria, a adotar as recomendações da OMS, que classifica este produto como um potencial carcinógeno e apela à proibição da sua utilização;
"Mais ainda, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, interessada em entender melhor os índices ambientais em todo o concelho, encomendou ao CoLAB Food4Sustainability, laboratório colaborativo na área da sustentabilidade ambiental, um estudo independente e credível que inclua monitorização de indicadores ambientais na Bio-Região de Idanha-a-Nova, nomeadamente o uso de pesticidas (onde se inclui o glifosato)".
O comunicado supra foi remetido para a comunicação social porque um estudo da organização Pesticide Action Network e pelo Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia, mostrou que a Herdade da Fonte Insonsa, em Idanha-a-Nova, é um dos locais com maior concentração de glifosato em Portugal como aliás acontece em outros países e dizendo por exemplo que a concentração de glifosato detectada continha três microgramas por litro, ou seja, 30 vezes mais que o limite legal, tendo sido a mais elevada concentração de glifosato detetada nas amostras analisadas no estudo.
Aparentemente parece que Portugal não está nada bem cotado no que respeita a concentração tóxica para consumo humano do herbicida glifosato em cursos de água doce. O facto é que a UE continua a autorizar a sua utilização, pelo menos até ao próximo dia 15 de Dezembro.
Mas se o edil de Idanha-a-Nova se sentiu picado e fez o comunicado supra não tardou a levar contra-resposta.
E chamaram-lhe à atenção, por exemplo, para várias muito discutíveis transformações no tecido agrícola de rega no concelho e apontam designadamente a introdução da monocultura intensiva de amendoal.
Pela minha parte, e conhecendo alguma coisa do distrito de Castelo Branco e do concelho de Idanha-a-Nova nada me espanta isto e muito mais coisas.
Práticas ambientais sustentáveis, visões estratégicas, Bio isto e aquilo, estratégia que visa apresentar o concelho como uma Bio-região, marketing territorial, agricultura sustentável, produção biológica, etc., e quando depois olho a realidades nos terrenos do concelho e para a vila sede do Concelho ou me lembro do estranho desaparecimento da fábrica de queijos em Idanha-a-Nova, fico muito pensativo.
> 1507 - Afonso de Albuquerque conquista Ormuz
AC
sábado, 23 de setembro de 2023
OUTONO