........
- .... estou aqui para ver o Dr Zirkov. Tenho algo de extrema importância para discutir com ele.
Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
De MARCELICE em MARCELICE
Se bem percebi, Marcelo terá dito hoje - os governos de maioria absoluta têm mais responsabilidade.
Já não há mesmo pachorra para tanta parvoíce.
Um governo de maioria relativa tem, OBVIAMENTE, mais dificuldades em fazer aprovar certas propostas de leis pois NÃO TEM MAIORIA ABSOLUTA. Isto é uma coisa normal que decorre da contagem das cadeiras! IRRA.
Um governo, seja qual for, tenha maioria relativa ou absoluta, deve ser responsável, deve sempre actuar com responsabilidade e servir o país. A responsabilidade não tem nada a ver com maioria no parlamento.
Ou será que estou enganado?
Se estou enganado, bom, tenho de ir ao médico.
MAS SE NÃO ESTOU, esta criatura devia tomar qualquer coisa para não dizer tanto disparate. Ou no dicionário responsabilidade tem alguma coisa a ver com maioria, é sinónimo de maioria absoluta?
AC
GRANDES EMPREENDEDORES
Os grandes empreendedores da amêijoa continuam em grande, e são cada vez mais.
Qual ASAE, qual capitania do porto de Lisboa, qual Autoridade Marítima, qual Polícia Marítima, qual GNR, qual Direcção-Geral de Saúde, qual ministério do ambiente, qual governo, qual saúde pública, qual presidente de câmara municipal, qual autoridade fiscal e aduaneira, qual ministério da segurança social, qual ministério do trabalho, qual fiscalização das condições do trabalho, qual SEF, qual PJ?
Como dizia o Sócrates - que é que isso interessa?
A maioria até vai para Espanha segundo dizem, portanto deixa andar. Porque se lhes tiram isto a criminalidade por exemplo em Sarilhos Grandes, Moita, Rosário, Seixal, Montijo, Samouco, Alcochete aumentará porque, coitados, não têm certamente grandes habilitações, assim estão entretidos, ajudam imenso a economia nacional, certamente que contribuem para minimizar o nosso problema de natalidade portanto, deixa andar. Ah, além disso, como se amontoam nas "extraordinárias casas" do casco velhíssimo de certas vilas sempre dão uns bons euros aos donos dessas luxuosas habitações (!?!?).
Ah, além disso contribuem para um pitoresco panorama visual dos dois lados da Ponte Vasco da Gama, e sempre interrompe o tédio dos automobilistas durante os 14 Km de travessia do Tejo.
Siga a Marinha, como diz o povo.
RECORDANDO CLAUSURA COVID
Se a memória não me falha, a 19 de Março de 2020 começou a clausura completa. Inevitavelmente surgiram, via uma famosa App, brincadeiras diversas.
Uma delas relacionada com a necessidade de contrabalançar a clausura e inerente imobilidade com alguns exercícios físicos possíveis de executar em casa.
Este é dos mais curiosos que me lembro, halteres!
COISAS da SOCIEDADE GLOBAL
Se há pessoas que nunca se comoveram com os amanhãs que cantam, que nunca aderiram aos inúmeros satélites internacionais e internacionalistas da URSS, da Federação Russa, na forma de pessoas, associações, instituições, organizações, se há pessoas que nunca se comoveram com os que aderiram e passados uns anos depois sairam por exemplo do PCP, abrigando-se em certo partido e convertendo-se aos salões de Bruxelas e a outras coisas, sou uma delas.
Mas respeito como sempre respeitei, quem está em polo oposto ao meu, embora deles discorde completamente.
Vem isto a propósito do dia internacional contra os ensaios nucleares.
Dia coincidente com o primeiro teste nuclear da URSS.
Se a memória não me falha, o primeiro teste foi anos antes levado a efeito pelos Estados Unidos. O primeiro, e depois creio que houve mais dois. E depois houve dois testes REAIS, em 6 e 9 de Agosto de 1945.
Mas o dia internacional contra os ensaios nucleares tinha que coincidir com o primeiro teste soviético. Pois, como diria a irmã do Solnado.
A minha postura e honestidade intelectual não são superiores a ninguém, mas são as minhas, diferentes. Tenho coluna vertebral e penso pela minha cabeça!
AC
O DESLEIXO
Um, das centenas de exemplos que se encontram na maioria das autarquias.
Este está assim há mais de um ano. Bastava que houvesse um funcionário encarregue de mensalmente percorrer todas as cidades/ vilas/ aldeias e conferir, estado dos passeios, estado das passadeiras, estado da iluminação pública e semáforos, estado dos caixotes de lixo de diferentes tipos, etc. Depois uma brigada a repor e reparar.
Temos assim o respeito evidente pelo cidadão comum. Mas jornalinhos mensais a mostrar as obras, as festas e homenagens, os imensos relvados sempre regados, os jardins novos com mais relvados, isso é um fartote. Ah, e fotografias com o autarca sorridente!
AC
29 AGOSTO 2022
FERIADO MUNICIPAL ALGEZUR
DIA INTERNACIONAL CONTRA OS TESTES NUCLEARES
PORTUGAL, CRISE CRESCENTE …..
Inflação. Incêndios. O algoritmo a falhar. O comando nacional dos bombeiros que não sai do papel vai para 10 anos segundo diz o ex-ASAE.
Não chove. Mas a rega dos jardins públicos e privados e as piscinas e os desperdícios…..
Seca, que não é de hoje, e ninguém planeia com urgência a instalação de centrais para tratar a água do mar e transformá-la em água doce. Será que, por exemplo, os milhões que o homem do Douro dispensou poderiam ser empenhados nisto?
Vários dos titulares do órgão de soberania "governo" não se cansam de dizer parvoíces, mas creio que mesmo assim e recordando palavras de Marcelo, vão fazendo o que podem.
Mas, mais grave, é verificar que é quase meia -noite e Marcelo ainda não comentou publicamente os desaires futebolísticos de Sporting e do Porto. Que já terá telefonado a Varandas e Pinto da Costa a confortá-los isso é quase certo.
AC
28 AGOSTO 2022
Dia de Santo Agostinho
> 1513 - Batalha de Azamor
> 1578 - Crise da sucessão, D. Henrique I aclamado rei, não demorou muito os espanhóis apanharem a nossa coroa
> 1924 - Sublevação de uns poucos, em Lisboa, acabam sendo presos no castelo de São Jorge
> 1963 - EUA, Washington, Martin Luther King marcha juntamente com milhares e profere depois junto ao Lincoln Memorial Center o inesquecível - "I have a dream"
> 1981 - Descoberto o sarcoma de Karposi, HIV
AC
CURIOSIDADES
Por razões profissionais estive 3 anos nos EUA (15AGO1998-31AGO2001), com base no estado da Virginia.
Quando tinha que ir tratar de alguma coisa relacionado com roupa/ indumentária ou roupa para casa, um dos meus passatempos dentro das lojas era, não só procurar o melhor produto, como olhar às etiquetas para observar a origem de manufactura. Por exemplo, no que se refere a bonés de que tenho ainda alguns em bom estado, a origem era quase sempre na Ásia como, Vietname, China, Indonésia, Taiwan, Malásia, Singapura. Colecionei os raros com - made in USA.
No que se refere a roupa de cama, encontrei muitos lençóis de boa marca internacional e na etiqueta vinha - "made in Portugal"! Por circunstâncias da vida particularmente relações com amigos do Norte, conheço 3 fábricas nas zonas próximas de Guimarães onde se confecionam lençóis, toalhas de mesa e atoalhados diversos, quase tudo para exportação e nomeadamente para os EUA.
Vem isto a propósito de roupas, evidentemente, mas porque ao dar voltas aqui em casa na aldeia aos armários, encontrei um polo que já não vestia há tempos, e reparei na etiqueta. E lembrei-me então onde o tinha comprado. Foi feito em Macau. Curiosidades e saudades.
AC
MAR, OCEANO, MARINHA, F. AÉREA (1)
Volto ao assunto - Águas costeiras, mar territorial, e ZEE (azul claro), uma imensidão aquática que deve ser vigiada, fiscalizada, controlada, dentro dela exercida jurisdição nacional.
BRINCADEIRAS do JORNAL EXPRESSO
27 AGOSTO 2022
> 1758 - Faleceu Maria Bárbara de Bragança
> 1789 - França, proclamada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
> 1810 - Almeida, explosão de paiol de munições destrói boa parte da vila e mata centenas de soldados
> 1859 - EUA, perfurado o primeiro poço de petróleo
> 1965 - Faleceu Charles-Edouard Geanneret/ Le Corbusier
> 1975 - Madeira, bomba destrói o carro de um bancário
> 1975 - Madeira, FLAMA, anuncia a constituição de um governo na clandestinidade para uma Madeira livre
> 1979 - Lord Mountbatten assassinado com explosão de bomba no seu iate
> 2007 - Nelson Évora campeão mundial do triplo salto
AC
A PROPÓSITO de INCÊNDIOS
A este propósito apesar do televisor muito desligado, apercebo-me de incêndios em vastas zonas por exemplo em redor de Vila Real. Incêndios, um deles por exemplo, perto de uma localidade (Samardã) que bem conheço pela N 2.
Certamente que a origem de mais este incêndio foi um conjunto de patetas agricultores andando a manipular a sua maquinaria e que, como sempre lembram os inarráveis Gaspar, Carneiro, Costa, fonte de milhares de faíscas.
A propósito de incêndios, lá recebi novamente no meu telemóvel mais uma das inúmeras mensagens da jactante ANEPC:
Risco extremo de incendio rural. Nao use fogo nos espacos rurais/florestais. Siga as recomendacoes das autoridades. Info: 800 246 246 ou www.prociv.pt / ANEPC
Nesta coisa dos incêndios fala-se em, homens, máquinas, bombeiros, protecção civil, máquinas de arrasto, autarquias, teatro de operações, populares a ajudar, prevenção, falta de acessos, variações do vento, gestão de fogos, operacionais, viaturas, meios aéreos, gestão de floresta, rescaldos, reacendimentos.
E fala-se de, floresta sustentável, espécies resilientes, cuidar da floresta, eucaliptos. E Mariana já anunciou, por exemplo, a Serra da Estrela irá ficar muito melhor.
Desde 2017 que ouço falar na economia da floresta, no abandono dos campos, da agricultura abandonada, de poucas cabras (mas, digo eu, cada vez mais cabrões), despovoamento, comissões de análise, peritos, relatórios.
Um SMS de um bom amigo dizia-me que foi a um canal de TV um agente da Polícia Judiciária falar de criminalidade, fogo posto e etc. Tenho de ver se descubro o que parece ter sido uma espécie de longa entrevista.
Mas não consigo descobrir, deficiência minha certamente, para lá dos dislates de Mariana e de Gaspar e outros importantes titulares de órgãos de soberania, coisas concretas, nem explicações racionais para certas coisas.
Desde 2017 passaram 5 anos.
Claro que António Costa se preparava (a preparação estava quase concluída em Janeiro de 2020) para grandes reformas tipo virar a página e .... PUMBA, maldita pandemia, matou-lhe os propósitos.
Em Fevereiro de 2022 preparava-se então para dar ordem de virar a página escrita em Janeiro 20220 e .... PUMBA, o Putin lixou tudo.
Conclusão, Costa queria tanto mas tanto mandar fazer mas..... não o deixaram! Não deixaram o quê? Por exemplo:
> que a REN tivesse por baixo de todas as linhas de alta tensão uma faixa mínima de 50 metros talvez desejavelmente 100, limpa de árvores e mato.
> que o cadastro do território fosse iniciado, inclusive com comparticipação de relevantes meios das Forças Armadas, e ficasse finalizado em 3 anos.
> que todos os processos de PDM fossem urgentemente avaliados, corrigidos e aprovados no prazo de 18 meses.
> definir um plano rigoroso de vigilância da floresta com particular incidência entre 1 de Abril e 30 de Setembro.
Bem, pensando melhor, como estas coisas e ainda uma avaliação rigorosa da estrutura e funcionamento da ANEPC são capazes de ser uma parvoíce de todo o tamanho, provavelmente ele fez bem em nada fazer.
Até porque ainda não ardeu tudo, segundo o algoritmo de Gaspar.
AC
AFONSO CRUZ
...... sou um homem especial, caro Bonfim. Nunca fui expulso do Éden.
- Do Éden?
- Sim. Conhece o mito Bíblico? Nos dois primeiros capítulos da Bíblia, fala-se de um jardim onde vivia o primeiro casal criado por Deus. Esse casal não tinha qualquer noção do bem e do mal. Mas um dia, num negro dia, trincaram um fruto.
- Sei, uma maçã.
......
(pág. 60, "Os livros que devoraram o meu pai", de Afonso Cruz, contando a estranha e mágica história de Vivaldo Bonfim)
António Cabral (AC)
CONVERSA COLOQUIAL
Havia algures se bem recordo umas "lérias" gozando com certas criaturas, com certos figurões.
Lembrei-me de tentar uma modesta imitação.
Assim, sobre um possível diálogo circunstancial entre titulares de órgãos de soberania:
- António, como encaras o famoso dia 1 de Abril, o tal das mentiras?
- Olha, sinceramente, exactamente como todos os outros do ano!
AC
Oh COSTA, ...... ATÃO ?
Aqui no sossego da aldeia, normalmente com o televisor desligado, a minha mulher ligou-o para ouvir notícias, o que se não fazia há dois dias.
PIMBA, 1ª notícia da TVi, EDP aumentará em Outubro o preço do gás; aumento médio de 30,00 €.
ATÃO Costa, "QUÉ" isto?
Não sai despacho? E verificação de faturas, vai haver ?
AC
1988 - LISBOA, INCÊNDIO no CHIADO
24 de Agosto, as chamas devoraram várias áreas da zona do Chiado, designadamente grande parte da Rua do Carmo, e partes da Garret e Nova do Almada.
Na rua do Carmo, existiam uns "primorosos" canteiros que eram muito giros (!?!?!?), um daqueles trágicos ornamentos e modificações com que muitos autarcas e seus funcionários, ao longo de décadas, se entretêm a estoirar dinheiro dos contribuintes.
Resultado, os carros de bombeiros não passavam, não subiam a rua.
Resultado, ardeu muito mais do que provavelmente teria ardido sem as parvoíces de um Abecassis e outros. Arderam os armazéns Grandella e Chiado, entre muitas outras coisas e lojas e habitações.
No presente, as pouca vergonhas prosseguem por esse país fora, desde as rotundas a encomendas de caríssimas obras primas a artistas do regime, ou a apoios financeiros aos amigos. Desgraçado país, mas sobretudo desgraçados de nós cidadãos comuns.
AC
REVISTAS COR DE ROSA e do GÉNERO
QUANDO VOU À PAPELARIA JOGAR O EUROMILHÕES DEITO O OLHO AOS ESCAPARATES E AO QUE ESTÁ ESPALHADO POR CIMA DOS BALCÕES.
IMPRESSIONA-ME A COLEÇÃO E CONTEÚDOS DE CAPAS COM AS COISAS MAIS (PARA MIM, NATURALMENTE) INACREDITÁVEIS.
A PAIXÃO DE, O MEU GRANDE AMOR, TODOS GOSTAM DELE, FÉRIAS EM.
E VEJO, TAMBÉM, PELA INTERNET QUANDO NAVEGO PELOS OCS, COISAS CURIOSAS E DA MESMA NATUREZA. APARECE COM FREQUÊNCIA A PALAVRA "INFLUENCER".
E LEMBRA-ME LOGO COISAS CONCRETAS DA VIDA, DA SOCIEDADE, POUCO OU NADA ABONATÓRIAS PARA MUITOS. REALIDADES QUE AJUDAM A EXPLICAR COMO ESTÁ A SOCIEDADE.
NESSAS CAPAS, QUE ME RECORDE, NUNCA VEJO FALAR EM VALORES.
S M S
Os acrónimos, as siglas, têm por vezes significados diversos.
É o caso do que dá título a este curto texto.
Quem usa o telemóvel está bem habituado com a "coisa", com as mensagens que envia e recebe.
Mas SMS também pode ser outra coisa, ter outros significados.
Por exemplo, significar uma coisa relacionada com o mar, oceanos, profundezas.
SMS = jazigos das profundezas - seafloor massive sulphide deposits.
Como exclamaria o saudoso Peça, e esta hein?
AC
RECURSOS num PAÍS POBRE