sexta-feira, 31 de maio de 2019

QUE AMIGÃO
O antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos assumiu, esta tarde, numa audição da fase de instrução da Operação Marquês, total responsabilidade pela escolha de Armando Vara para a administração da Caixa Geral de Depósitos.O ex-governante admitiu mesmo que foi alertado por José Sócrates para as eventuais "repercussões políticas da escolha".
Que grandes amigos tens Oh Sócrates.
Como bem sabes, nós os Portugueses comuns, aqueles que não bebem do "fino", somos uma cambada de otários, palermas, trouxas, imbecis, energúmenos.
Somos assim, há séculos, governados (quê?) por uma cáfila de filhos da mãe que não têm culpa nenhuma de ter vindo ao mundo: os trisavôs é que nunca deviam ter nascido.

Os Portugueses engolem tudo, NÉ, uma cambada de estúpidos.
Um destes dias o Marcelo já pode condecorar o Sócrates, pois ele é um coitadinho, o único PM sem a tal medalha da praxe.
Aquelas medalhas que, políticos e militares levam automaticamente  depois de terem desempenhado certos cargos. 
Não interessa nada o que fizeram, é só porque sim.
DESGRAÇADO PAÍS
AC
PRECIOSIDADES
AC
31 MAIO
> 1780 - Portugal, criadas as primeiras escolas femininas
> 1961 - Futebol, Benfica entra para o grupo dos grandes vencedores do futebol Europeu, derrotando o Barcelona por 3-2
> 1969 - Mário Soares e outros reunem-se no Porto, Convenção da Acção Socialista 
> 1982 - Malvinas, Port Stanley rendeu-se às forças Britânicas
AC

quinta-feira, 30 de maio de 2019

MAIS PALAVRAS para QUÊ ??
(retirado dos online)
Carlos Costa Pina nunca viu nada de estranho nas decisões tomadas pelo Ministério das Finanças durante os anos em que foi secretário de Estado do Tesouro e Finanças (2005-2011). 
E quanto às mudanças na administração da Caixa Geral de Depósitos que levaram à nomeação de Armando Vara para este órgão quem deve justificar as razões dessa escolha terá de ser o ex-ministro Teixeira dos Santos pois essa foi uma decisão sua. Explicações que deverão ser dadas ao juiz Ivo Rosa esta quinta-feira a partir das 14.00.
AC
MAIS PALAVRAS para QUÊ ??
Lido no Expresso:
André Silva: “Há características mais humanas num chimpanzé ou num cão do que numa pessoa em coma”.
António Cabral (AC)
IGREJA CATÓLICA, o PAPADO
Uma das minhas divagações tem sido, também, "olhar" a algumas das coisas relacionadas com a vida, com a história, com a evolução da igreja católica. Houve um Papa Português, durou pouco, salvo erro morreu num acidente ao desmoronar-se um muro ou coisa que o valha (*).
Se é certo que esmagadoramente Roma foi e é o centro da Igreja Católica, período houve em que as coisas correram de modo diferente.
Depois de Bonifácio VIII, o seu sucessor,  Benito XI (Benoit) teve um pontificado muito curto.
Na sequência disso, o rei Francês Philippe o Belo tentou tudo por tudo para que o Papa seguinte fosse Francês, ele queria até que fosse o arcebispo de Bordéus. 
Este arcebispo fez-se "coroar" em Lyon como Clemente V (1305) e dadas as disputas políticas um pouco por toda a parte e nomeadamente em Itália, resolveu fixar residência em Avignon.
Parece ter imaginado que a coisa seria temporária, e seguiria um dia mais tarde para Roma. Puro engano.
A história mostra que o Papado aí ficou 72 anos.
A Clemente V seguiram-se: Jean XXII, Benoit XII, Clement VI, Innocent VI, Urbain V e Gregoire XI.
Após a morte de Gregoire XI, os cardeais reunidos em Roma procuraram eleger novo Papa. Seguiu-se assim Urbain VI.
Mas, os cardeais Franceses não gostaram, e elegeram Papa um outro, designado Clement VII que foi para Avignon!
Mundo católico ficou partido em dois.
Esta separação, o chamado Grande Cisma do Ocidente, durou cerca de 40 anos.
Este Cisma terminou com a eleição do cardeal Othon Colonna que tomou o nome de Martin V (1417). (houve 36 dos chamados anti-Papas)
AC

(*) Pedro Julião Rebolo, conhecido com Pedro Hispano, foi o Papa Português, com o nome de João XXI, foi Papa 406 dias, de 20SET1276 a 20MAI1277; foi matemático, médico, teólogo.
RESTOS  de  INCÊNDIO  PASSADO
Agora que estão à porta, lembrar o passado
AC
30 MAIO
> 1232 - Canonização de S.António
> 1834 - O "mata-frades" Joaquim António de Aguiar extinguiu tudo das ordens religiosas
> 1926 - Mendes Cabeçadas é/ foi o 9º Presidente da República
> 1956 - Pacto de Cacilhas, cimentado entre Humberto Delgado e Arlindo Vicente
> 1967 - Secessão no Biafra
> 1972 - Ataque terrorista ao aeroporto de Telavive
> 1996 - Portugal, aprovado o rendimento mínimo garantido
AC

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Marcelo e Tancos
Ah, .......e alguns pândegos, e....... alguns militares
Há dias li online comentários/ notícias relativas ás últimas cenas na AR a propósito de TANCOS. E concretamente acerca das respostas escritas do actual PM.
Várias conclusões possíveis.
- entre gabinetes ministeriais/ governamentais, parece ser normal em assessores e chefes de gabinete, aceitarem e partilharem e encaminharem, sempre sem qualquer registo formal administrativo,  documentos apócrifos, sem assinatura, sem data, sem carimbos, etc.
Não há um jornalista que corajosamente diga - que pouca vergonha é esta? Mas acham que somos todos estúpidos?
- alguns documentos relacionados com um dado evento chegam ao PM meses depois (ou muito mais) do acontecimento; também terá sido assim quando dos incêndios?
- o que escreveu o PM em resposta à AR parece que bate certinho, mas mesmo 100%  certinho vejam lá, com as declarações de generais e chefes de gabinete. Discrepâncias ZERO, não é giro?
Assim é que é bonito, assim é que se defende a lisura de procedimentos, a transparência, e se protege o PM.
O mesmo PM, o mesmo político de sempre que trata como se sabe as Forças Armadas, a mesma criatura que, parece poder concluir-se,  os militares protegem. Assim é que é bonito.
Talvez daqui a uns tempos até o convidem para apresentar mais uma obra escrita de algum general ou almirante, como parece continuar a ser moda. 
É tão curioso ver alguns a zurzir e bem nos que ofendem desprezam vilipendiam as Forças Armadas, e ver depois convidá-los para certos eventos. Enfim, passivos no activo, activos na reforma.

Quanto a Marcelo:
Que logo depois de Tancos saltou até lá, perorou, perorou, perorou, perorou, perorou, e em dada altura até António Costa lhe  recomendou calma, estará agora a pensar no assunto, a sério?
Agora que tudo certamente vai ficar sem culpados nenhuns (excepto mais algum tarata), se calhar a legislatura vai mesmo acabar com certa gentalha a rir de tudo isto.
Azeredo Lopes demitiu-se, se percebi bem, logo depois de António Costa lhe mostrar um papelinho, papelinho que António Costa ficou perfeitamente convencido que Azeredo nunca vira, o tal papelinho. Adorável. E Marcelo calado.
O general que era chefe do Exército demitiu-se cinco dias depois de Azeredo ser despedido. Que lhe terá dito o sr Cravinho júnior?
E Marcelo calado.
Marcelo calado também, a assistir a movimentações de generais que foram ouvidos na AR. Claro que a gestão é do governo, e é também gestão militar. Claro.
Depois de ler sobre as declarações escritas de António Costa remetidas à CPI da AR, lembrei-me que este senhor, tempos atrás tinha vociferado (é o termo, tal foi então o tom empregue) - “Ainda havemos de saber o que cada um sabia sobre esta história de Tancos”. Ele pelos vistos nunca soube de nada. Talvez os amigos que lhe sopram - Toni, isto foi tudo uma farsa, o Passos Coelho está por trás da coisa. Não, esses também não.
Ah, e Tancos nunca teve problemas de redes e etc, NUNCA.
Tudo inventado. E Marcelo calado.

TANCOS ?
O que é isso?
hum....Tancos.......ninguém sabe nada, ninguém comunicou nada fosse verbalmente, cara a cara, ou sussurrado ao ouvido, ou sms, por documento com hieróglifos,......Tancos, ...hum.....isso é alguma marca de carro nova? E Marcelo calado.

No meio disto tudo o Ministério Público, investigará?
Ou já percebeu que este processo é mais um dos imensos, daqueles  que é para deixar morrer? A legislatura irá acabar e Marcelo calado.

Claro que Tancos também pode ter sido uma grande trama para tentar derrubar a geringonça. Certo.
É o que lojas e escritórios e grupelhos, e amigalhaços de certos clubes apontaram, certo? 

Marcelo é, Presidente da República, chefe de Estado, comandante supremo das Forças Armadas. Só..........
Ah, ....e, constitucionalmente, é o garante do funcionamento das instituições. Certo.
Ou, afinal,  é outra coisa ?
Quando por exemplo uma vez disse publicamente - parece que uma acusação estaria por dias - isso queria dizer o quê, saberia o quê, ou era mais um soundbyte patético?

Desgraçado País.
AC
29  MAIO
Dia Mundial da Energia
Dia Internacional dos Soldados da Paz (Capacetes Azuis)
> 1453 - Fim do Império Bizantino, queda de Constantinopla
> 1500 - Faleceu Bartolomeu Dias
> 1917 - Nasceu John Kennedy
> 1953 - Edmund Hillary e Tenzing Norgay atingem o cume do Everest
> 1980 - Faleceu o cantor Max
> 1987 - Casa de Serralves aberta ao público
AC

terça-feira, 28 de maio de 2019

PRECIOSIDADES
AC
A BENIGNIDADE de um certo SOCIALISTA
Parece, se vi bem as notícias, que um certo secretário de estado, parece que irmão de uma importantíssima figura do PS, a propósito da inacreditável coisa da GNR + Fisco no Norte de Portugal Continental, terá dito umas preciosidades do tipo - pensaram num objectivo benigno..............Tão benigno que foi logo cancelado.
Inacreditável?
Claro que não. O PS no seu melhor.
Desgraçado país com gentalha desta estirpe.
AC
CALOR e ESTÃO ÓPTIMAS
AC
O ESTADO a QUE ISTO CHEGOU
Leio depois de almoço uma série de online.
A alarvidade desta gentalha que nos esmaga diariamente, que nos espolia com a aprovação dos gordos e anafados da cor bem entrosados em diferentes e múltiplas instituições e clubes de amigos à mesa orçamental sentados, é cada vez mais estratosférica.
E depois atiram-nos por exemplo, com questões reputacionais.
Cambada de vigaristas.
O descaramento dos Costas Centenos e seus lacaios chega ao ponto de querer cobrar dívidas na estrada. Acabo de ver que o escabroso atingiu tal ponto que parece mandaram cancelar a coisa.
E ninguém vai preso.
Eu sei que anda aí muita cambada com dívidas vergonhosas, mas....
Depois os riscos reputacionais, quando a realidade é para tentar que não se percebam as teias urdidas em décadas democráticas, ligando gentalha de todas as cores.
Tudo a roubar.
Da maneira que isto está é mesmo para seguir para Bingo.
O estado em que isto está. 
Mas o povão gosta, como se viu neste Domingo: o das sonecas obrigatórias e programadas a ter um eurodeputado.
Rio a continuar a não perceber, Cristas a não se ver ao espelho e não corar de vergonha, tio Jerónimo a achar que as pouca vergonhas dos seus acólitos e familiares foi tudo invenção da reação, a actriz contentinha a encenar um mau teatro onde ninguém paga bilhete, e o intrujão-mor contentíssimo vai-se a ver poucos mais votos teve o partido que a vitória poucochinha.
Desgraçado país.
AC
Uma POSSÍVEL VISÃO da POLÍTICA
(de acordo com uma piadola recebida de um amigo); convenhamos, não está muito mal engendrada!
O filho para o pai:
– Pai, preciso de fazer um trabalho para a escola, posso fazer-te  uma pergunta?
– Claro meu filho. Qual é a pergunta?
– O que é a Política?
– Bem, vou usar a nossa casa e família como exemplo.
Sou eu quem traz dinheiro para casa, então, eu sou o “Capitalismo”.
A tua mãe administra (e gasta) o dinheiro, então, ela é o “Governo”.
Como nós cuidamos das tuas necessidades, então, tu és o “Povo”.
A empregada é a “Classe trabalhadora”, e o teu irmão bebé é “O Futuro”.  Entendeste filho?
– Mais ou menos, pai,............. Vou pensar.

Naquela noite, sendo acordado pelo choro do irmão bebé, o miúdo foi ver o que se estava a passar. Descobriu que o bebé tinha sujado a fralda, estava todo sujo.
Foi ao quarto dos pais, mas a mãe estava num sono muito profundo. Então, foi ao quarto da empregada e viu, através da fechadura, o pai na cama com a empregada. Como os dois nem se apercebiam das batidas que ele dava na porta, voltou para o quarto e adormeceu de novo.

Na manhã seguinte, ao pequeno-almoço, o miúdo disse ao pai:
– Pai, acho que já entendi o que é a Política!
– Óptimo, filho! Então, explica-me.......
– Bom, enquanto o Capitalismo “come” a "Classe Trabalhadora", o "Governo" dorme profundamente. O "Povo" é assim totalmente ignorado e, o "Futuro", está completamente esquecido!
AC
28 MAIO
> 1905 - Lisboa, inauguração do Zoo
> 1926 - Portugal, I República cai, golpe de Estado, ditadura militar
> 1952 - Porto, inauguração do estádio das Antas
> 1961 - Fundação da Amnistia Internacional
> 1963 - Cais do Sodré, dezenas de mortos e feridos após desabamento das coberturas das gares da estação ferroviária.
AC

segunda-feira, 27 de maio de 2019

PRECIOSIDADES
AC
27 MAIO
> 1703 - Fundação da cidade de S. Petersburgo
> 1860 - Nasceu Manuel Teixeira Gomes
> 1930 - NY, inauguração do Chrysler Building
> 1941 - F. Roosevelt explicou que os Açores eram essenciais à segurança dos EUA
> 1963 - Faleceu Aquilino Ribeiro
> 1987 - Campeões Europeus, 1º taça do FCPorto
AC

domingo, 26 de maio de 2019

DIREITOS
Mais uma vez não falhei.
Como sempre tenho feito desde 25 de Abril de 1974.
Votei, isto é, entrei na assembleia de voto eram 0905 horas desta manhã de Soalheiro Domingo, não havia ninguém, para além dos elementos da mesa.
Cumpri a minha obrigação, o meu dever de cidadão, e exerci o meu direito. (CRP, Artº 48º e Artº 49º).
E, como sempre disse, digo e direi sempre, a ordem é - DEVERES e depois os DIREITOS.
A CRP quase só fala em direitos, como se as coisas caíssem do Céu e, neste caso concreto de eleições, se as coisas se modificassem sem o cumprimento do dever de votar e inerente direito a votar e participar na vida política.
Aguardemos.
AC
COITADINHO do RUI MOREIRA
Não se faz.
É indecente.
Impediram que o homem abrisse a CMPorto para publicamente abraçar o Pinto da Costa e o mal-educado do Sérgio da Conceição.
Não se faz, é muito feio impedir mais um bocado de propaganda.
Maus, que maus, "como dizia o meu neto mais velho aos 4 anos, "do mais mau que já vi".
AC

Ps: embora discorde muito da maneira de ser de certos tipos inchados de vaidade que escrevem nas redes sociais certas coisas sobre o treinador do FCPorto e depois se desculpam do que escreveram, uma coisa vai parecendo certo, o homem parece ser de facto muito mal educado, por mais que tenha razões para estar zangado.

TOPONÍMIA  e   NÃO   SÓ
AC
26 MAIO
> 1834 - Evoramonte, encontro de generais, fim da guerra civil
> 1907 - Nasceu John Wayne
> 1911 - Criação do Museu Nacional de Arte Contemporânea
> 1911 - Criação do Instituto dos Pupilos do Exército (PILÃO)
> 1974 - Criação do salário mínimo nacional
> 2004 - FCPorto ganhou 2ª vez Liga dos Campeões
> 2019 - Eleições Europeias
AC

sábado, 25 de maio de 2019

Ponte 25 Abril e Crepúsculo Vespertino
AC
PRECIOSIDADES
AC
25 MAIO 
Dia internacional das crianças desaparecidas
Dia Mundial dos Vizinhos
> 1625 - Papa Urbano VIII canonizou a nossa rainha D. Isabel, mulher de D. Dinis
> 1935 - Jesse Owens bate 3 recordes mundiais de atletismo
> 1962 - Faleceu Júlio Dinis
> 1977 - Estreia do filme " A guerra das estrelas"
> 2019 - Taça de Portugal Sporting - Porto, certamente mais um excelente momento de civismo nacional
AC

sexta-feira, 24 de maio de 2019

ANOITECER 
 Esta do meio não é minha, não me recordo de onde a retirei.
AC
O PAÍS FANTÁSTICO e o PAIS REAL
Uma das maiores encomendas que desgraçaram Portugal chama-se José Sócrates. Esta criatura, na sua habitual pesporrência, tinha uma frase contra a oposição de então e que era - o "botabaixismo". 
Pessoalmente creio que a maioria das vezes que ele se zangou e vociferou a palavra não tinha razão. Algumas teve.

Deve ser-se o mais imparcial possível, na observação dos factos, das realidades, por mais que custe.
E, como já aqui disse muitas vezes acerca por exemplo também de Passos Coelho, todos fazem coisas boas e coisas desastrosas, todos têm defeitos e qualidade.
A questão é sempre as proporções, as doses de cada.
Sócrates foi e é um safardana do pior.
Passos Coelho devia ter evitado várias bacoradas.

Vem isto a propósito de alguns senhores que ficam agora zangados porque encontram a CP ou a TAP uma desgraça.
É o País real, de há décadas, de antes da Troika. 
Descobriram agora?
E as conservatórias?
E as várias profissões desregradas, desreguladas, sem qualquer paralelo, sem equilíbrio com outras, sem olhar ao todo?
Descobriram agora?
É o País rosa, agora, apesar de ocuparam tachos vários em resultado do labor de anos encostados sempre no bem bom.
Agora vão dando umas bicadas em certas coisas, em certos aspectos da sociedade do presente.
Será para depois de Outubro se manifestarem - eu bem critiquei.
Sabem-na toda.
Ou como dizem alguns e eu também - catita, estão a olhar o país real, ......mas só agora?
AC

FESTA da FLOR,  23 de MAIO
AC
QUE ANTIGO
AC
24 MAIO
> 1337 - Terá começado a Guerra dos Cem Anos
> 1898 - Nasceu Ferreira de Castro
> 1941 - Nasceu Bob Dylan
> 2019 - Hoje é o último dia da campanha eleitoral para a Europa
AC

quinta-feira, 23 de maio de 2019

QUE MERDA, 
SÓ NÃO ACERTO no EUROMILHÕES
Juiz Ivo Rosa põe em causa legalidade das provas da Operação Marquês
AC
AS VIGARICES NA NET
Há muitas e eu pouco percebo disso.
Mas uma das coisas que para mim é muito irritante diz respeito a esta treta dos "cookies"
"Damos valor à sua privacidade". Vigaristas puros.
Assim que carregamos no botão "aceito" entram-nos no computador.
É obviamente um respeito absoluto pela minha privacidade, entrar no computador alheio.
Claro que dizem - "Não aceite" e, então não leio. Pois.
Enfim.
AC
ESTA  NÃO  APARECEU  NA  CAMPANHA
AC
Os ELEITOS, AR, Autarquias, Europa
Regimes democráticos, estados de direito, sociedades que tenham como princípio fundamental o permanente combate ás desigualdades e a criação de igualdade para todos os cidadãos no acesso à, saúde, ensino, trabalho, não funcionam e não existem enquanto tal sem partidos políticos, sem eleições o mais livres possível, sem eleitos, sem periódica substituição de eleitos.
Vem isto a propósito, por exemplo, de ter visto nos online que o inefável presidente da CM do Porto terá desejado ao seu amiguinho do PS, o sr Pizarro, a melhor sorte nas eleições para a Europa.
Terá dito publicamente que se Pizarro for eleito, as reuniões camarárias passarão a ser às 2ªs Feiras para Pizarro poder participar!!!!!!
Depois de ler isto lembrei-me de outros dois casos, e há certamente muitos mais.
O primeiro, a Sra Teresa Leal Coelho que julgo andou eleita na AR e na CM Lisboa onde terá faltado inúmeras vezes por trabalho político em outra parte.
O segundo, o comunista que agora continua cabeça de lista para a Europa e continua eleito para a CM Lisboa, onde presumo que faltará varias vezes ou é substituído por outrem. 
E faltará certamente várias vezes na Europa, presumindo eu que, lá, a substituição é menos fácil, se é que é possível legalmente (desconheço).
Certamente que esta questão não é o problema número um dos actuais problemas existentes no nosso sistema/ regime.
Certamente.
Mas, porque carga de água isto deve ser assim, saltitões vários em cargos diversos, provavelmente a ganhar alguma coisa em todos os lugares, a ganhar milhas para as férias à borla depois, etc?
Porque não exclusividade absoluta, na AR, nas autarquias, na Europa?
Devo ser eu que sou parvo, obviamente.
AC
23 MAIO
> 1179 - Papa Alexandre III reconhece Afonso Henriques como rei de Portugal; bula Manifestis Probatum 
> 1535 - Vasco Fernandes Coutinho funda no Brasil a localidade Vila Velha
> 1911 - Criação do Instituto Superior Técnico
> 1947 - Portugal, campeão mundial de hóquei em patins
> 2019 - Festa da Flor, Montijo 
AC

quarta-feira, 22 de maio de 2019

SAI UMA RISADA À BERARDO
Ah, Ah, Ah, Ah.....
Costa só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo
AC
É ASSIM,  É COMO ESTAMOS
> Não chove, manda-se um fax a S.Pedro avisando-o que as autoridades portuguesas vão investigar o que se passa lá em cima.
> Roubam-se umas coisas, manda-se investigar quem poderá ajudar a devolvê-las.
> Cai mais uma grua, repito, mais uma, manda-se fazer umas inspeções.
> Pergunta-se uma coisa a uma criatura, ela não responde porque não lhe apetece.
> Chove de repente e com granizo forte, manda-se novo fax a S.Pedro e mais uma equipa para investigar o estado dos depósitos de água lá em cima.
> Falta a paciência à criatura, a culpa é dos anteriores.
> Propõe-se um estudo em conjunto, NÃO, porque está tudo bem, além de não convém confessar nada antes das eleições.
> Estão todos a tratar da vidinha, isso é uma infâmia, trata-se é de serviço público devoto, sacrifício pessoal a bem de todos.
> Mais um desastre com camiões, seja na autoestrada, no Freixo, vias cortadas horas, não interessa, a GNR ou a PSP estão a investigar, a culpa foi da chuva mesmo que não chovesse, é assim, anos a fio, ou então culpa dos anteriores.
> Quanto mais eles dizem defender o estado social vai a ver-se a sustentabilidade está a esgotar-se, mas há eleições, bico calado, está tudo bem.
> há eleições, bico calado, nada de avaliar os efeitos das decisões tomadas, até porque a culpa é dos anteriores.
> É tudo gratuito, está afinal a custar centenas de milhões não previstos mas, claro, bico calado, há eleições, e está tudo lindo.
António Cabral (AC)


PRECIOSIDADES
AC
22 MAIO
Dia Internacional da Biodiversidade
> 1813 - Nasceu Richard Wagner
> 1871 - Lisboa, iniciaram-se as Conferências do Casino, pelo grupo de intelectuais do chamado Cenáculo
> 1911 - Escudo, moeda  oficial de Portugal
> 1991 - Inicio das obras de reconstrução do Chiado
> 1987 - Aviação Iraquiana atacou a fragata americana Stark
> 1998 - Início da Expo 98 em Lisboa
> 1998 - Faleceu Francisco Lucas Pires
> 2018 - Faleceu Júlio Pomar
AC

terça-feira, 21 de maio de 2019

CGD, bancos, BERARDO: o costume
O jornalista Miguel Pinheiro foi um dos vários que escreveu há dias sobre o assunto, no "Observador", sobre a última representação de Berardo. 
Se percebi bem, para o jornalista, Berardo não percebeu que mesmo em Portugal há limites, que o regime não pode sobreviver com Berardo a rir-se, que a criatura passou de empresário a inimigo nº 1 do regime, que a criatura passou uma linha invisível, que a criatura se tornou no símbolo mais notório do impasse do sistema. 
Discordo completamente do jornalista. 
O regime está apodrecido e vai continuar assim, eventualmente mudando moscas, e por isso se pode reagir ao que acima refiro com um - Ah, ah, ah - à Berardo.
Concordo com certas coisas que li em outras sedes.
Discordo de muitas mais.
Se o meu concidadão Berardo não me merece consideração alguma, enoja-me o clamor hipócrita de Marcelo, de António Costa, e de vários deputados e muitas outras criaturas. 
E aqui estamos, como de costume, uns tadinhos.
Ele, coitado, afirmou não ter dívidas, tadinho.

Em primeiro lugar atente-se na lei, na legislação e, portanto, tenham decoro e deixem-se de histerismos hipócritas.
Em segundo lugar, recordem todos os "medalhadores", sucessivos Presidentes da República, sucessivos chanceleres das ordens, sucessivos chefes das casas civil e militar da Presidência, e as inúmeras criaturas que ao longo de décadas, por baixo da mesa ou em lojas ou escritórios, foram sussurrando nomes para condecorar.
Em terceiro lugar olhe-se de facto aos milhares de condecorados, aos seus trajectos de vida e quantos foram de facto decisivos para o desenvolvimento e engrandecimento de Portugal.
Ou foi sempre para criar e aumentar a rede de contactos, salvaguardando o futuro de muitos e das suas famílias?

Isto dito, depois de usar a tecnologia para ver a palhaçada na AR, concluí que Berardo não foi o único palhaço, ainda que a postura do dito comendador foi/ é condenável.
Mas foi directo e frontal, um bocado ordinário.
Mas, e os sacripantas que por lá têm passado?
Directos e frontais?
NÃO, muito doentes, muito amnésicos, mas muito educadinhos venerandos e agradecidos, muito respeitadores, agiram sempre dentro da lei, não se riram na cara dos deputados, só para dentro riram e gozaram com os deputados e com a AR, e já fora do hemiciclo riram ás bandeiras despregadas.
O jornalista, tal como outros senhores e senhoras, interrogaram irados, ofendidos - como é que isto é possível?

Claro e obviamente que é possível, como foi possível as bancarrotas, as fraudes nos fundos, as fraudes nos subsídios, as fraudes em concursos públicos conhecidos, os contratos por ajustes directos, etc.
Claro que a democracia tem regras, tem por vezes até coisas que nos repugnam mas não esqueçamos que o que Berardo tem feito, o tem concretizado a coberto do tecido legislativo, habilidosa e ardilosamente tecido ao longo de décadas.
Uma das normas que impuseram no País e há explicação para isso, ou se há, é que as malfeitorias têm de ser demonstradas e desmascaradas pela máquina do Estado. 
Claro que, em paralelo, de há décadas, que os meios humanos e técnicos são cada vez mais insuficientes para combater a corrupção e o colarinho branco, os desvios de dinheiros.
Os filhos da mãe, que não pagaram/ não pagam à segurança social, que corrompem/ corromperam, roubaram e continuam, que receberam/ recebem subsídios de milhões, não tem de explicar como vivem faustosamente alardeando pobreza perante o fisco.
Um espectáculo este Portugal.

Uma das preciosidades que se julga importante cá no burgo e vai abrindo a boca a espaços, acha que a legislação que permite os Berardos vai ser alterada. Que a AR, tão indignada que está, vai reagir.
Reajo como o Berardo - ah, ah, ah!!!!

Berardo riu-se, o presidente da comissão parlamentar também se foi sempre rindo, pateticamente.
Ilustrativo de tudo isto.
Como creio que alguém sugeriu, se o tivessem expulso da sala, com cobertura TV então teria havido um módico de dignidade.
Que pouco existe em S.Bento.
Escreveu o jornalista o que escreveu.
Já o disse, respeito mas discordo completamente.
É um dos muitos que sabe perfeitamente o que se passa há décadas na sociedade Portuguesa.
Um dos inícios logo nos finais dos anos 80 passados, foi a tragédia do Fundo Social Europeu, que engordou gente e gente, muito conhecida, e acabou por dar em nada.
Os hipócritas que hoje dizem que o País está chocado com a representação de Berardo na AR, que há que respeitar as instituições, deviam ter tratado de contribuir para alterar todo este húmus podre. Não o fizeram.
Não, viveram calmamente, engordando a barriga e os bolsos, com uma despudorada e descarada ausência de vergonha na cara.
Viram, participaram, olharam para o lado, o tal - saber viver.
Mas hoje estão tão indignados com a falta de respeito perante as instituições. Foram ministros e cooperantes mas hoje estão tão indignados.
Atentado ao estado de direito?
Como diria o outro, vão à outra parte, cambada de ordinários.
Ah, e oxalá apertem com o Berardo, pode ser que ele assim desmascare alguns safardanas.
Não acredito que isso aconteça, mas........
AC
21 MAIO
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo
> 1904 - Fundação da FIFA
> 1927 - NY - Paris, sem escala, Charles Lindbergh
> 1982 - Malvinas, fuzileiros Britânicos entram em Port S.Carlos
> 1991 - India, antigo PM Rajiv Ghandi foi assassinado 
> 2008 - UEFA, final liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo começa a sua saga
> 2009 - Faleceu João Benard da Costa
AC

segunda-feira, 20 de maio de 2019

A PROPÓSITO DAS MEDALHAS 
Ainda há coisinhas boas.
Era costume os ex-primeiro-ministros serem depois agraciados pelos PR.
Até agora Sócrates está em branco.
Será que Marcelo se irá aguentar sem o agraciar um destes dias?
AC
20 MAIO
Dia da Marinha (Marinha de Guerra Portuguesa) 
> 1277 - Faleceu o Papa João Paulo XXI (Pedro Hispano, o Papa Português)
> 1498 - Vasco da Gama chega a Calecute
> 1930 - Estreia da obra de Leitão de Barros, "Maria do Mar"
> 1987 - Otelo Saraiva de Carvalho condenado por terrorismo, 15 anos, que acabou por não cumprir
> 1988 - Surge o "Independente"
> 2002 - Independência de Timor
AC

domingo, 19 de maio de 2019

CONDECORAÇÕES 
Já vou escrever umas palavras acerca disto, do Berardo, e da cambada de hipócritas que por aí estão tão indignados como se o seu passado estivesse completamente limpo quanto a tudo isto.
Na senda dos seus antecessores, o actual inquilino de Belém prossegue a distribuição afanosa de medalhas e caricas.
Nesta matéria, também aqui cada cabeça sua sentença.
Isto dito, tanto quanto sei, na próxima 3ª Feira uma personalidade da cultura irá ser homenageada, no interior Beirão.
Na minha opinião merece.
AC
CAOS em VÁRIOS SERVIÇOS PÚBLICOS
CAOS, é o termo a aplicar.
Impossível disfarçar. CAOS NAS CONSERVATÓRIAS.
A minha mulher esgotou-se para levantar a porcaria do cartão do cidadão na passada 6ª Feira.
Devo dizer que já o tinha tentado na 4ª Feira. Quando lá chegou 20 minutos antes da abertura, havia já 36 pessoas à espera. Desistiu.
O extraordinário é que entretanto passaram 40 dias sobre a data em que foi tratar da coisa e ouviu no fim - daqui a cerca de uma semana recebe em casa os códigos para levantar o CC. POIS!
O País rosáceo da página virada, virada na demagogia e na mentira, sobretudo agora que o filho da mãe vai tentar seguir o exemplo do Barroso e pirar-se para ganhar na estranja.
Sabe há muito o que virá a seguir, e por isso anda a almoçar com o Macron e outros - nomeiem-me que eu comporto-me como vocês disserem, como fez o Barroso.
As conservatórias não têm pessoal suficiente para garantir os serviços, nem canais próprios de assuntos urgentes.
Mais uma área em que a pouca vergonha desabou em cima.
Claro que António Costa, Centeno e Dunem não têm culpa, o culpado é o Passos Coelho.
AC
19 MAIO - Recordações.
Hoje, 19 de Maio, pelas 2340 horas, fará 46 anos que, quando o meu navio (onde cumpria a minha comissão no então Ultramarnavegava em ocultação total de luzes e em postos de combate/bordadas, fui/ fomos atacámos por bombordo no rio Cacheu, na Guiné, hoje Guiné-Bissau. 
Como outros, que estávamos no exterior do navio, como quase todos menos um, tive muita sorte. Estava uma noite de espectacular luar.
Morreu um comando africano, dos muitos que transportávamos no exterior do navio, junto a quem rebentou o primeiro e único projéctil/ granada lançado pelos então guerrilheiros do PAIGC. Houve feridos, um incêndio, e o navio teve danos vários, inclusive um rombo abaixo da linha de água.
Passadas semanas, um relatório da PIDE/DGS, confirmou a morte de todo o grupo de guerrilheiros atacantes.

Não era de esperar o contrário, pois tinham que infiltrar-se pelas densas árvores até ao rio, e ainda que sem serem vistos de bordo, a reação de fogo do navio e de todo o pessoal armado que estava no exterior (se bem recordo, mais de 8 dezenase que terá durado para aí um minuto no máximo, varreu com aço literalmente toda a zona. Como se viu no local na manhã seguinte ao ataque, uma zona enorme quase circular de árvores zurzidas, sem folhagem, sem ramos pequenos, sem casca. Tudo branco. O tempo voa, 46 anos! 

Eu não esqueço
E recordo, com emoção, todos os que estavam comigo, e que nunca mais encontrei. Recordo, também, todos os que connosco conviveram naquelas paragens Africanas, de 29 de Outubro de 1971 a 28 de Julho de 1973.
Andam para aí muitos que não esquecem nada, porque quase nada ou mesmo nada sabem. Esquecem-se apenas da participação nas pouca vergonhas que hoje se desabam em cima de nós, activa nuns casos passiva em outros.
Mas sobretudo não sabem respeitar, o passado, a história, os combatentes, os que morreram. 

Não respeitam os que como eu andaram na guerra e que felizmente regressaram quase sem sequelas. QUASE. O ouvido esquerdo nunca mais foi o mesmo, como se vê nos audiogramas.
Mas acima de tudo não respeitam os milhares de portugueses que regressaram de África com sequelas mas sobretudo os familiares daqueles que tombaram pela Pátria. Esquecem além disso, o que a CRP estabelece, e o que está em letra de lei na legislação que enquadra a Defesa Nacional e a sua componente militar. 

Dever de tutela, respeito pela lei, verticalidade, honestidade intelectual, respeito pela história do País, estes e outros valores são lixo para a “gentinha” que desgraça o País.
Os tempos são outros, a realidade do País é diferente, as missões, os meios designadamente os recursos humanos, têm que se conformar ás realidades do presente, mas devendo olhar e acautelar o futuro.
Foi há 46 anos, foi outro dia!!
António Cabral
19 MAIO
> 1882 - Primeira lista telefónica Portuguesa, extensa, como devem calcular
> 1924 - Nasceu o futuro empresário do espectáculo, Vasco Morgado
> 1936 - Criada a Mocidade Portuguesa
> 1954 - Assassinato de Catarina Eufémia
> 1973 - O navio onde eu cumpria a comissão de serviço na Guiné foi atacado, fará pelas 2340 horas 46 anos
> 1998 - Inauguração da Gare do Oriente 
> 2019 - Pastilhas para a azia esgotaram no Norte do País;
Luís Filipe Vieira e acólitos nos negócios devem continuar confortáveis com as dívidas de milhões aos bancos.Os Portugueses gostam assim.
AC

sábado, 18 de maio de 2019

CAMPANHA ELEITORAL para a EUROPA
Qualquer coisa não vai nada bem nestas campanhas. 
- Sendo certo que quase não vejo TV e leio OCS pela NET, ainda assim fica-me uma convicção crescente de que esta campanha eleitoral é uma desgraça, nada explicam ou debatem relativamente à Europa, falam quase só do País e ainda por cima mentem e aldrabam sobre quase tudo, além de fazerem as patéticas arruadas e visitas do costume enfim, uma CACA.
- Partidecos de que nem se ouve falar mas estão no boletim de voto.
- Um patético que prefere o futebol à campanha e coloca o lugar à disposição.
- Um partido que se não o fez devia ter feito, ter ido primeiro que tudo à bruxa: dois espetam-se de automóvel, outro cai de uma varanda. Vão à bruxa, senão não chega ninguém ao dia 26 de Maio.
AC
VIGIAR
"Vigiar tem, de certa maneira, algo de inerente a estado policial.
Mas, de facto, se não vigiarmos os políticos, podemos facilmente perder a liberdade".
AC 
POR   AÍ
AC
COCA-COLA
Dizem por aí que numa bebida destas, numa lata, haverá o equivalente a 13 colheres de café cheias de açúcar.
Será mesmo verdade?
Não faço ideia, e nem me interessa. 
Bebo muita água, bons vinhos com conta peso e medida, raramente gin tónico, raramente cerveja, raramente um bom moscatel, raramente um bom vinho do Porto e mais raramente ainda e só na aldeia, uma belíssima branquinha, caseira, das já raras que na zona ainda (já pouco) se fazem com mestria, e que tenho a sorte de, a espaços, me darem uma garrafa.
AC 
OS PARVOS
Ao que julgo saber, antes do 25 de Abril, a maçonaria foi controlada, ou reprimida, ou talvez quase calada.
Depois do 25 de Abril, temos tido, na minha opinião naturalmente, um conjunto de situações que, para os meus padrões, pouco abonam essa sociedade secreta. Continua secreta, ainda que sejam noticiados nos últimos anos tímidos sinais de abertura.
Como se costuma dizer, em tribunal não o conseguiria provar, mas creio bem que nos últimos anos muita da porcaria que inunda a sociedade portuguesa é bem capaz de ter por trás gentinha ligada à maçonaria, bem como a outras organizações que pouco gostam da luz do dia, muitos outros grupos, grupelhos, seitas.
Estou em crer que nos últimos anos abundaram as jogadas por baixo da mesa, os grupos de amiguinhos, minorias várias mas muito militantes que, como sempre, são servidas para todas as  tarefas por um alargado conjunto de imbecis que executam as ordens sem perceber nada de nada da realidade concreta.
Um exército basicamente de parvos.
Temos por aí, católicos, ex-católicos, comunistas, ex-comunistas, esquerdalhos virados direitolas, maçónicos e anti-maçónicos, populistas de meia tigela, democratas fabricados à pressa, infiltrados no pós 1975/ 25 Novembro em muitas instituições universidades e máquina do estado. 
Uma das áreas onde me parece que tudo é mais grave é no sistema de justiça. 
Que tem tentáculos por todo o lado, e designadamente dentro da máquina do Estado com incidência particular dentro do fisco.
Uma beleza. 
Por isso os megaprocessos, e a legislação facilitadora, e o Estado e a sociedade sempre prejudicados.
Mas depois temos os farsolas indignados na actualidade, com a podridão do sistema, do regime. Nunca tiveram nada a ver com nada, CLARO!!!!
Eles fingem que nunca aconteceu. 
O quê? 
As festas nas ilhas maravilhosas, as férias nos iates dos amigalhaços, os mesmos lugares e camarotes para assistir a torneios vários, as passagens de ano em sítios paradisíacos, os diplomas obtidos em turbo-tempo, as senhas só de presença para não abrirem a boca, as "inside information" nas  autarquias ou nos negócios do Estado ou no fisco, as acções compradas mas que não estavam em bolsa, os super-garantismos laboriosamente tecidos, a escassez de meios sobretudo humanos para dificultar ou mesmo esquecer as inspeções ao mundo laboral e empresarial, o regabofe dos dinheiros Europeus escorrendo mais que areia entre dedos, a legislação tecida nos escritórios, a comunicação social domesticada, um etc infindável.
Nunca souberem de nada, de nada desconfiaram, nunca com a canalha conviveram, para nada contribuíram. Têm lugar garantido no Céu.
O maravilhoso Portugal, do Sol, e praias, e vinho, e comida.
O Portugal dos amigalhaços, dos laços familiares e outros.
Que bom.
Que parvos são a maioria dos Portugueses, que adoram ser anestesiados com o futebol, as telenovelas, as comendas, as selfies.
AC