domingo, 31 de março de 2024

JUÍZES

Os titulares do orgão de soberania -Tribunais - foram a eleições na Associação Sindical dos Juízes Portugueses.

Com uma vitória por dois milímetros, há novo líder dos juízes, substituto de Manuel Soares, juiz que há pouco tempo deixou bem claro em entrevista de nem para PGR nem para outro cargo o conseguirão agarrar. Aguardemos!

Naturalmente (??), uma das primeiras coisas ouvidas ao novo "chefe" do sindicato perdão, da associação sindical, foi reclamar aumentos salariais para a classe. 
Reclamou, também, contra o facto dos juízes - "serem obrigados a passar demasiado tempo nos tribunais de primeira instância antes de serem promovidos".

O novo chefe do sindicato perdão, da associação sindical dos juízes referiu ainda, a escassez de oficiais de justiça, as condições de trabalho em alguns tribunais, os frequentes bloqueios do sistema informático nos tribunais.

Para mim interessante é ter lido que, aparentemente, este novo líder não é da linha do seu antecessor, Manuel Soares, no que respeita a exposição mediática.
Aguardemos por novas notícias do sindicato perdão, da associação sindical de juízes.
AC

CÓCÓ


 Vem isto a propósito dos cãezinhos e de alguns donos de cãezinhos, e do PAN.

A porcaria dos cocós de cães que alguns donos não apanham como deviam fazer, mais a porcaria dos cães que são mandados para a rua pelos donos que cómoda e egoisticamente ficam em casa, não cessa de proliferar.

Verdade seja dita, há imensas pessoas que trazem os seus animais à rua, pela trela ou não, e andam munidos dos necessários sacos de plástico. E cumprem o que deve ser feito. Respeitam os outros.
São pessoas civilizadas, e há imensas.
Mas há muito javardo!

Curiosamente, a inarrável criatura Real muito fala sobre os animais mas não cuida de publicamente e insistentemente alertar os cidadãos para regras cívicas, e para o respeito que é devido pelo bem público e pelo outro, e devia até falar constantemente sobre isto que em baixo relembro.
Porque a educação sanitária dos cidadãos, e as boas práticas de vida saudável passam, também e muito, pelo controlo dos seus animais domésticos e de companhia, e pelo controlo dos lixos diversos nomeadamente domésticos.

Existem muitos cidadãos que continuam a colocar sacos de lixo e outros lixos junto aos contentores. Junto, não dentro!

Deve dar muito trabalho abrir as tampas dos "molok", ou enfiar os sacos nas aberturas dos recipientes para vidro, cartão, embalagens.
Também neste sector, a sociedade portuguesa continua muito a desejar. 
É a minha opinião.
A terminar, deixo estas fotografias dos trabalhos de desentupimento de um esgoto que presenciei há dias. 
O que de lá saiu demonstrou/ confirmou bem a existência de uma série de energúmenos que deitam pelas sanitas o que não deviam deitar.
AC
DOMINGO DE PÁSCOA
Quanto à meteorologia houve alguma acalmia.
Até agora houve a meio da manhã um chuvisco fraco e curto.
Mas as nuvens andam por aí. Aqui arrefeceu bastante desde a noite de 6ª Feira.
Ontem à noite cerca das 2300 horas não chovia, estava bastante frio, vento desagradável mas deu para uma curta caminhada.
AC
O cardeal D. Américo Aguiar é o primeiro nome da lista de Pinto da Costa ao Conselho Superior do Futebol Club do Porto. D. Américo Aguiar é livre de gostar de futebol ou doutro desporto qualquer. Ir aos jogos. Celebrar e interceder junto da corte celeste para que o seu club ganhe. O que não entendo e francamente critico é que alguém com o papel que o cardeal D. Américo Aguiar tem na Igreja apareça a subscrever uma lista de apoio a um candidato à liderança de um club de futebol. Seja qual for o candidato e o club. D. Américo Aguiar tem momentos em que certamente não lhe falta a fé mas tem uma manifesta e muito preocupante falta de siso que confunde com proximidade.

Discordo muitas vezes do que a autora do texto em cima escreve e defende, mas concordo inteiramente com este comentário sobre o altivo D. Américo.

AC

31  MARÇO  2024
> 1371 - Tratado de Alcoutim, tratado de paz entre Portugal e Castela
> 1596 - Nasce René Descartes
> 1667 - Aliança de Portugal com a França contra Carlos II
> 1703 - Tratado de aliança com a Inglaterra e Holanda
> 1732 - Nasce Joseph Hayden
> 1821 - Portugal, formalmente extinta a inquisição
> 1889 - Inaugurada a torre Eiffel
> 1945 - Faleceu Anne Frank
> 1952 - Desabamento do farol da Gibalta sobre a linha do Estoril causando 10 mortes e 38 feridos
> 1991 - Dissolução do Pacto de Varsóvia
> 2011 - Presidente Cavaco Silva dissolve a Assembleia da República
AC
CHUVADAS
É o que no Sábado mais deu, embora tenha havido dois intervalos de quase uma hora sem chover. 
As chuvadas quase limparam já a cameleira.
Bom Domingo de Páscoa. Saúde.
AC 

sábado, 30 de março de 2024

PÁSCOA
A Páscoa traz sempre recordações.
O meu falecido pai "1923-2011) era natural de Moncorvo pelo que este período do ano me lembro particularmente dele e das maravilhosas amêndoas cobertas.

Aqui na aldeia, uma das cerimónias mais importantes é a descida da cruz, seguida da procissão da igreja à igreja da Misericórdia. Por causa do mau tempo, pela primeira vez a procissão e tudo o mais foi cancelado.
Como sempre respeito as opiniões alheias, mas considero muito lamentável não se ter procedido à cerimónia na igreja, a descida da Cruz. Dentro da igreja não chove. Abriu-se um precedente.

Vi que também em Braga e em outros locais o mau tempo levou a cancelamentos diversos.
É a mãe natureza a comandar.
AC
NADA de PRESSAS
O tempo não está para pressas, stress, excitações. 
Gozar o que há, o que se tem a sorte de poder usufruir. 
Particularmente a saúde que, não sendo brilhante, está boa e adequada à idade.
AC
CULTURA
AC
CRIMEIA
O nosso planeta tem curiosidades geológicas muito curiosas.
Uma das muitas, opinião pessoal naturalmente, é a Crimeia, o Mar Negro, o Cáspio, e a saída do Mar Negro para o Mediterrâneo ou seja, as passagens pelos estrangulamentos nos Dardanelos e Bósforo.

Desde há séculos que o então império Russo tal como as grandes potencias Europeias se aperceberam da importância dessas passagens /estrangulamentos.

Entre muitas outras circunstâncias e épocas e eventos, creio que para a situação que há muito existe foi determinante a guerra da Crimeia.
Este conflito decorreu entre 853 e 1856, pancadaria entre dois contentores, de um lado o império Russo, e do outro lado uma aliança poderosa entre Reino Unido, França, Sardenha e, CLARO, império Otomano (de que nasceu a Turquia). 

O objectivo, e que foi conseguido, foi estrangular a Rússia.
Os estrangulamentos ficaram fora das mãos Russas.
Aposto que as sucessivas elites dirigentes Russas nunca esqueceram, não esquecem.
António Cabral (AC)
SECAR
Como há lareira não se secam as toalhas de banho na máquina de secar roupa, ficam ao cuidado das brasas!
No Verão, finais de Primavera, início de Outono solarengo secam lá fora. Não havendo alternativa, máquina com elas.

AC
SEXTA - FEIRA SANTA para SÁBADO
De manhã começou a levantar, surgiram umas ligeiras abertas, um tímido Sol. Cerca das 1500 horas, um chuvisco forte, logo passageiro, Sol, e depois começou a escurecer.
Depois de jantar continuou a piorar. 
Hoje, Sábado, promete uma porcaria de dia, ainda que neste momento, 0845 horas esteja escuro mas apenas aquela morrinha molha políticos, eh. eh, eh.
AC 
30  MARÇO  2024 
> 1842 - Usado Éter como anestesia numa cirurgia
> 1856 - Tratado de Paris assinado, acabando com a guerra da Crimeia
> 1870 - EUA, com a 15ª emenda à Constituição os Afro-Americanos podem formalmente passar a votar
> 1922 - Gago Coutinho e Sacadura Cabral iniciam a aventura da travessia do Atlântico Sul
> 1981 - Presidente dos EUA Ronald Regan sofre atentado a tiro
> 1985 - Início do Totoloto
> 2002 - Reino Unido, faleceu a rainha mãe, mãe de Isabel II
> 2003 - Porto, inauguração da Ponte do Infante ligando a VNGaia
> 2006 - Portugal, publicada a lei da paridade que define dever existir pelo menos um terço de mulheres em listas eleitorais
> 2007 - João Vale e Azevedo condenado a cinco anos de prisão por burla qualificada
AC
J M J 🙏🙏🙏🙏
Vou presumir que alguns dos meus concidadãos estiveram atentos a todo o processo que antecedeu a chegada do Papa Francisco ou seja, a preparação de tudo o que era necessário para a realização da JMJ 2023, evento com que António Costa PM se comprometeu e regozijou com a sua realização em Portugal.

Vou presumir que alguns dos meus concidadãos estiveram atentos à JMJ ele própria e esperaram pelas contas que D. Américo naquele seu ar altivo anunciou com pompa que tudo seria minuciosamente explicado e noticiado.
E ainda não estava no conselho superior do FCPorto!

Vou presumir que a maioria dos meus concidadãos se esteve e está borrifando para tudo que antecedeu o evento, só quis ver/assistir ao evento, e se esteve e está borrifando para tudo posterior ao evento.

Vou presumir que uma grande parte dos meus concidadãos se esteve e está borrifando para Marcelo, Costa, D.Américo e Sá Fernandes, como é o meu caso.

Eu sou dos que tive muito interesse em seguir pela TV o evento.
Eu sou dos que percebi que a preparação para o evento arrancou muito tarde, e estou convicto de que em boa parte isso foi por culpa de António Costa e do seu governo.
Sou dos que aguardei por explicações detalhadas sobre os gastos.
Concretamente, feitas as contas, olhados os contratos normais ou por ajuste directo, 
- que pagou o governo, 
- o que pagou a CMLisboa, 
- o que pagou a CMLoures, 
- o que pagou a igreja portuguesa, 
- o que pagou o Vaticano.

Tenho de admitir que será por inépcia minha, mas não estou esclarecido relativamente ao que enunciei atrás.
A recente Auditoria do Tribunal de Contas veio afirmar que o evento que trouxe o Papa a Portugal não teve um planeamento efectivo.
Apontados centenas de contratos celebrados no âmbito da Jornada Mundial da Juventude ( JMJ) com recurso ao ajuste directo.
Mas mal que pergunte, se no OE estava definido um certo tipo de regime de excepção, estavam à espera de quê?

E os atrasos? E as discussões? 
Planeamento?
E as criaturas em bicos de pés, com e sem chapéu?

Alguns custos parecem assumidos ainda que com alguma nebulosidade, por exemplo o altar terá orçado em quase 3 milhões de euros depois de muitas alterações de projecto, e as fundações respectivas pelo menos 1,1 milhões de euros.

Fala-se sempre em interesse público.
Bolas, à parte regime de excepção, eventuais pantominices, com e sem ajuste directo, não é tempo de dizerem, com rigor:
 
- o governo pagou X, 
- a CMLisboa pagou Y, 
- a CMLoures pagou W, 
- a igreja portuguesa pagou V, 
- o Vaticano pagou Z.

D.Américo, Sr presidentes de CM, igreja católica portuguesa, é muito difícil?
AC

sexta-feira, 29 de março de 2024

FORÇAS   ARMADAS   em   PORTUGAL
"Estamos a trabalhar para encontrar soluções".
Esta é uma das frases costumeiras da inarrável ex-ministra da formal e usualmente designada defesa nacional (DN). Para todos os problemas. 

Por exemplo, terá encomendado estudo para perceber as razões da falta de atractividade das carreiras militares. 
Mais um estudozinho. 
Até porque há por aí uma "madrassa" sempre pronta a fazer esses estudos para os amigalhaços!

A história mostra que a senhora, a tal mais bem preparada de sempre (???) e tal como todos os seus antecessores apenas tutelou os militares das Forças Armadas (FA). 
Sendo a opinião livre, por mim a senhora desempenhou o cargo como muitos dos seus antecessores, lamentavelmente!

O jornalista Vitor Matos do Expresso é recorrente em artigos sobre as FA, seja sobre os recursos humanos das FA com foco nas saídas das fileiras cada vez em maior número, sejam olhando aos aspectos de material, equipamentos e infra-estruturas, seja acerca das pouca vergonhas envolvendo políticos e altos funcionários do dito ministério, de onde exalam e de há muito, crescentes fumos de corrupção.
A má qualidade de algumas instalações e equipamentos ou a  sobrecarga de trabalho e a falta de perspectivas são outros temas recorrentes. 

Não é novidade nenhuma uma série de coisas, de há muito anos.
Mas a tralha política (os sucessivos governantes, deputados e Presidentes da República (PR)) tece loas periódicas, discursa vacuidades, finge ao longo dos anos que nada sucedeu/ sucede, como por exemplo, 
- a gradual estagnação dos vencimentos dos militares das FA,
- a degradação da condição militar, que a legislação define o que é e que direitos lhe são agregados, mas que para os poderes públicos gradualmente desfiguraram para não dizer pior (a minha idosa vizinha na aldeia diria - limpam o rabo com essa legislação), 
- a persistente indefinição quanto a que FA o país teve ter.  

Estão quase passados 50 anos e o melhor que sabem fazer, particularmente a partir de 1995, é o conhecido e crescente garrote financeiro e a politização do processo de escolha das chefias militares.

O boneco supra diz que já não há tropa para um dado exercício.
Mas a realidade demonstra que os Falcon nunca faltam, voam ininterruptamente para transportar várias sumidades (???), e nomeadamente os inquilinos em Belém e em S.Bento.

Mas ficam muito contentes e avançam - “Outros países estão a enfrentar situações semelhantes

Não só a carreira militar foi deixando de ser atrativa para os jovens como as Forças Armadas perderam a capacidade de manter os que lá estão, sobretudo técnicos altamente treinados e especializados. 
Foi noticiado e não desmentido - os números do Exército e da Marinha são os mais elevados desde 2018. Este nível de “saídas extemporâneas” corresponde a 10,5% do total de militares a prestar serviço nos três ramos das Forças Armadas. Entre saídas e entradas, o resultado líquido de 2022 materializa-se numa redução de 7,2% dos militares em serviço efetivo (ou seja, sem contar com os que estão na reserva)

As consequências da falta de pessoal refletem-se a todos os níveis, nos  três ramos. Missões são efectuadas com uma obviamente e crescente sobrecarga do pessoal existente. 

O diferencial de vencimentos dos militares para as forças de segurança é muito relevante.
As carências em pessoal prosseguem. 
Não se consegue estancar a sangria. 
A pirâmide de pessoal há muito que deixou de ser pirâmide, é um aborto. Até se desculparam com a pandemia.

As vacuidades e incompetência chegaram ao ponto de se desculparem com idênticas crises de vocações militares a nível internacional. 

Particularmente depois de 1995, com crescentes garrotes financeiros, desrespeito por leis vigentes, manipulação diversa, incompetência, desprezo absoluto pela instituição militar, estão agora à espera que tudo se resolva por um governo que obteve uma vitória de Pirro?

Infelizmente parece haver muitos que acreditam nisso, seja em entrevistas, seja em apresentação de reclamações, aliás bem justas.
Mas milagres de Fátima há muito que não há.
António Cabral (AC)
PORTUGAL, muita treta, muita inação
AC
“Muralha” financeira dita fim do jornal digital Setenta e Quatro
"Sempre soubemos que o desfecho poderia ser este", lê-se no editorial publicado esta quinta-feira, 28 de Março, no jornal independente Setenta e Quatro, criado em plena pandemia covid-19, a 13 de Julho de 2021. E foi mesmo: no site apoiado por quase duas mil pessoas vai deixar de se poder ler novos conteúdos como ensaios, reportagens, investigações, entrevistas e crónicas que caracterizavam o jornal, que se fica "por aqui". O motivo é só um, e é "exclusivamente financeiro".

Periodicamente espreitei este jornal digital. Como faço com outros.
A sua orientação é conhecida, clara, ligada (creio) a certas esquerdas e, por isso (opinião pessoal naturalmente), a par de bons artigos, bons textos, muita pegada ideológica de esquerda ortodoxa.
Repito, é a minha opinião, admito que possa estar a ser injusto.

Se eu tiver razão, o soçobrar será porque poucas pessoas a ele acorriam, poucas ou cada vez mais escassas contribuições financeiras.
Naturalmente, soçobrou por razões financeiras, porque sendo legitimamente de causas, o número de pessoas aderentes às causas não serão muitas. 

E porque faltou o dinheiro? Se calhar por isso mesmo.
Honestidade intelectual obriga a dizer tudo. 
A qualidade dos textos não chega.
Mais uma vez, poderei estar enganado. 
Mas palpita-me que não estou muito errado.
AC
ALMOÇO SEXTA-FEIRA SANTA
Tradicionalmente, um prato de peixe.
Foi um belo prato de bacalhau no forno, um tabuleiro mesmo à conta milimétrica da boca do forno, levando dentro uma mistura de muita cebolada, batata aos quadrados muito pequenos, bacalhau às lascas e brócolos, tudo envolvido com abundante molho "bechamel" e finalizado com cobertura de broa de milho esfarelada, que ficou bem tostada.
Bem acompanhado por um muito bom Douro espanhol.
AC 
MELHOROU

AC
Nota Prévia
Volto a publicar este meu texto por razões óbvias.

Mas para que não fiquem dúvidas, principalmente porque farto de andar a ouvir certos pantomineiros que há anos se albergam em certos paraísos do conhecimento (???) e se arrogam ares de especialistas.

E também farto de ouvir certos pantomineiros que formalmente tiveram responsabilidades governamentais e responsabilidades na Assembleia da República e se dão também ares de grandes especialistas e conhecedores de defesa, de segurança e de forças armadas, sendo evidente ao fim de tantos anos não passarem de uns prenhes de vacuidades e lugares comuns.

Pantomineiros, todos eles, com bem conhecida e descarada ausência de vergonha na cara. 

Militares e civis - essência e coincidência.

Na tarde de 10 de Abril de 1997, um dos meus três grandes amigos civis (tenho 3 ou 4 grandes amigos militares) dizia, numa cerimónia pública:

"As sociedades distinguem os militares, não por razões de deferência temerosa, mas como forma de reconhecimento à diferenciada função em que se empenham, de forma comumente disciplinada e previsível. Esta opção de vida por um serviço colectivo é valorizada por uns, inutilizada por outros, mas ninguém fica indiferente à realidade factual que ela encerra e que, no mais recôndito, alude ao conceito de nacionalidade, âmbito de particular relevância na vida dos homens de todos os tempos.
Sendo certo que toda a Nação tem o problema intrínseco da sua defesa, esteja ou não organizada politicamente em Estado-Nação, os militares são a certeza formal da sua possibilidade e as sociedades sempre aceitaram esta especialização dos civis, como forma de garantir a própria organização e eficácia de um sentir colectivo.
................
Sempre isto se esperou dos militares, e sempre isto eles souberam dar: fidelidade a uma causa através da garantia de um propósito.
Aceita-se que se faça a distinção entre militares e civis, talvez melhor entre paisanos e militares porque estes não aparecem desfalcados de cidadania, e não convém à natureza dos factos, identificá-los como uma espécie de casta à parte..........os militares são um conjunto diferenciado de nós todos, motivados para a salvaguarda da colectividade de que são membros e para a constituição da qual contribuíram com a sua intrínseca dignidade. É um empenhamento na coisa pública que a usura do tempo, até na sua vertente ideológica, não destrói ou arruina. 

E esta verdade chega até aos que gostam mais de ouvir do que compreender.
...............
Mas ao Camões de "mudam-se os tempos/ mudam-se as vontades" sucedeu-se hoje a "mudança mudada em permanente mudança", o que leva muitos a lançarem pela borda fora da vida, não só as referências mas as permanências, sem as quais soçobra a própria vida comunitária.
...............
Cada qual, deve conscientemente, fazer o possível para se informar como vive o País, como e de que vivem as suas classes, quais os objectivos de cada grupo no contexto da sociedade.
...........
Ninguém pode estar contra si mesmo, nem contra os seus interesses.

....................... 
Revisito periodicamente a brilhante comunicação então feita pelo meu infelizmente já desaparecido amigo, e interrogo-me, sempre com crescentes dúvidas, sobre os fossos que cada vez mais cavam em nosso redor, à maioria dos portugueses, militares incluídos.

Realço outra vez a frase do meu amigo - ....."e esta verdade chega até aos que gostam mais de ouvir do que compreender".

Em tempos escrevi - Temo que nos últimos anos já nem ouçam, quanto mais tentarem compreender. Até quando?

Olhando aos últimos 10/12 anos já tenho a certeza: 
- Nunca ouviram, nunca quiseram ouvir.
- Nunca tentaram compreender. 
- Têm-se consumido com, vacuidades e desprezo pelos militares.
- Proferem discursos grandiloquentes e vazios. 
- Tudo isto se vem passando do topo da hierarquia Constitucional para baixo; refiro-me aos sucessivos titulares de órgãos de soberania, que sempre demonstram pela sua postura desconhecerem o que é soberania. 
- Sempre arrogantes e ufanos dos seus cursos e mestrados de estratégia  e ciência política, e do comentário em institutos, OCS, conferências.
- Sempre contentinhos das suas constantes viagens de Falcon para os corredores alcatifados Europeus, onde rastejam dóceis, agradecidos e subservientes, vindo depois a palrar dando-se ares de estadistas. 

Como hoje estou a verificar. Coitados e coitadas

Terão visto, anos atrás, aquele general Iraquiano a palrar frente a câmaras de TV e vendo-se depois aparecer no fundo da imagem os carros de combate americanos?
António Cabral

POUCO DIFERENTE, MAS NÃO CHOVE
Foto das 0820. Pouco diferente, não chove, não há vento, está feio na mesma.
Boa Sexta Feira Santa. 
Boa Páscoa. Saúde.
AC 
29  MARÇO  2024
DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE
> 1809 - Desastre da Ponte das Barcas
> 1886 - Wilhelm Steinitz sagra-se como primeiro campeão mundial de Xadrez
> 1911 - Portugal, reforma do ensino primário, três escalões, elementar, complementar, superior
> 1944 - Nasce Eduardo Prado Coelho
> 1948 - Nasce Fernando Tordo
> 1954 - Criada a Junta de Energia Nuclear, instalada em Sacavém
> 1990 - Faleceu Alain Oulman
> 1998 - Inaugurada a ponte Vasco da Gama
AC
Ah . . . . a GNR
arranca 2.jpg
Que descansado estou!
Arrancaram com mais uma operação! Que bom!
Que seguros nos devemos sentir!

Fora das "operações", ou de umas intervenções de vez em quando em rotundas, algumas coisas passam-se de maneira dum pouco diferente.

Podem por exemplo uns carros passar com quatro galfarros atrás e dois à frente, a deitar fumo pelo escape tipo siderurgia e calmamente pela avenida D. Manuel em Alcochete, que os olhares atentos e impávidos assim continuam.

Pode assistir-se a parquearem numa rotunda viaturas velhas com numero de telemóvel no tablier (coisa ilegal como se sabe mas que prolifera como cogumelos), e os olhos impávidos e serenos assim continuam.

E verificação de seguros e inspeções?
Há zonas do país onde circulam viaturas inarráveis e nada acontece.
O essencial é não sofrer um acidente com gente dessa.

Se pensam que estou a exagerar é porque não conhecem, por exemplo, e só para dar dois, certas áreas do Alentejo, certas áreas do distrito de Setúbal.
Podia estar aqui a noite inteira, casos há imensos.
Portugal!
AC

quinta-feira, 28 de março de 2024

HORROROSO

AC
A  PROPOSITO DE "KOMENTARIADO"
A opinião de cada um é de respeitar. 
Depois gosta-se, não se gosta, discorda-se, concorda-se, é assim que deve ser numa sociedade decente, democrática a sério.

Isto dito, desculpem-me a sinceridade /desabado: há quatro  comentadores que me causam "urticária", Marques Mendes, Luís Delgado, Anabela Neves e Paulo Baldaia.
AC
ACABADA de CONFECIONAR para o JANTAR
Ovos, azeite, farinha, leite, fermento, até obter massa consistente, grossa, tipo pastosa, mas não muito espessa.
Camadas de muitas tiras finas de febras de porco, paio seco, rodelas de chouriço magro cortadas finas, presunto, cogumelos, passeis três vezes a massa. 
Cozedura a 180º C durante 27 minutos, pois controlei com palito aos 17 minutos. 
Deixei ficar 10 minutos no forno desligado, está cá fora agora. Daqui a hora e meia meto-a no forno, que deve estar morninho, à espera da "janta". 
Ela aí está, rosadinha.
AC
A PIORAR, como previsto
AC
Pausa Meteorológica
Nem 40 minutos durou!

AC
PAROU a CHUVA
Previsão, para aqui, 6ª Feira aceitável, Sábado e Domingo piores.
AC
DEMAGOGIA
De cada vez que o ouvi falar, a ele e aos sequazes, nestes últimos dias, só me ocorre isto.
AC
CULTURA
AC
EXPLICAÇÕES
Explicações sérias para a hecatombe de 10 de Março de 2024 e para a desgraça (opinião pessoal naturalmente) da subida estratosférica do execrável Ventura e sequazes, são urgentes.

Urgente meditar seriamente, e não continuar com as tretas do costume.

Ou continuam alguns a não querer perceber que a hecatombe tem, entre outras razões, muita conversa da treta, trocada de "bolha para bolha", "bolinhas" da treta, e que há milhares de famílias que estão desgraçadas?

A repetição incessante dos mesmos papões sem resolverem os problemas dá no que dá.
Por mim não me canso de repetir isto, chega de conversa da treta, chega de um sistema de justiça iníquo, chega de um sistema de educação que dá gerações apregoadas como as mais bem preparadas de sempre . . . a votarem no Chega!

Tenho a maior confiança nos portugueses, é uma frase tipo vacuidade que frequentemente se ouve a muitos titulares de órgãos de soberania,  depois . . . . . votam e elegem 50 CHEGAS!

Em respeito sempre as opiniões alheias, mas não deixo de me sentir frustado quando centenas de milhares de cidadãos votam Chega. Quando milhares votam PAN e Livre e etc.

Cada voto tem igual valor, o meu não é superior nem inferior aos dos meus concidadãos. 

Mas há uma coisa de que não tenho dúvidas: quando vejo lágrimas de crocodilo porque um dos actuais vice presidentes da mesa da AR é um antigo militante do MDLP (o que igualmente me repugna, mas é a realidade) e etc., só comprova que não têm memória do que tem andado a fazer ou melhor, do que têm andado a ajudar a não fazer, a não resolver efectivamente os problemas da sociedade.
Tudo culpa de Afonso Henriques, certamente.
Nem andar de moto ao vento refresca as ideias de certa gente.

Que operariado existe?
Não querem perceber o que se passa no Alentejo há décadas?

E que dizer da desindustrialização?

E que dizer de pagarem certo montante de horas extraordinárias a médicos tarefeiros, e pagarem horas extraordinárias de menos de um terço disso aos médicos dos quadros hospitalares? Ou estou enganado?
Neste mais de oito anos, não tiveram responsabilidades nisto?

Passam o tempo a recomendar isto e aquilo, sempre na base da ideologia. Resultados à vista. Entretanto, sentada na primeira fila na AR e os filhos a arranjarem horizontes na escola alemã!

A sociedade portuguesa continua a ser atrasada. Ponto.
Continuem como têm feito na educação, e na justiça, e na saúde e depois queixem-se.
AC
INDIGÊNCIA, DESFAÇATEZ, IGNORÂNCIA? COMPADRIO, PROMISCUIDADE, o QUÊ?
Como classificar as estações de televisão, os directores de informação, os jornalistas, os jornais e revistas, e os comentadores, quando o execrável Ventura está em todo o lado, a toda a hora, sempre com câmaras e microfones à sua disposição?

As televisões correm para entrevistar Ventura. Porquê?
Uma newsletter de Bárbara Reis sobre o outro lado do jornalismo e dos media. (Bárbara Reis)

Moral da história: entre o PS e o Chega, o PSD escolheu o PS
Qualquer membro de claque pode reclamar vitória, seja ele do PSD, do PS ou do Chega. (João Miguel Tavares
)

Em cima o início de dois artigos publicados pelo "Público", jornal que cada vez mais se mostra um divertimento da Sonae em perder dinheiro, jornal que é um dos que tem ajudado ao crescimento de Ventura.

Como qualificar?

Como explicar que, em vez de passarem os anos a chamar à atenção para retrocessos e outras conversas da treta, não apontam TODOS os aspectos em que os sucessivos governos e muito particularmente todos os governos sem excepção desde 1995 não resolvem os problemas da sociedade, os problemas dos portugueses e suas famílias?

Porque é isto, a não resolução de problemas, de que se alimentam execráveis como Ventura.

Por exemplo: O SNS, muito baseado em horas extraordinárias. Resultados à vista.

E a maioria dos jornalistas muito tem ajudado.
Ou estou enganado?
AC
28  MARÇO  2024
> 1907 - Nasce a irmã Lúcia
> 1941 - Virginia wolf suicida-se
> 1973 - Guiné, Fiat 91 abatido com míssil Strela 
> 1977 - Portugal formaliza o pedido de adesão à CEE
> 1979 - EUA, acidente nuclear na instalação Three Mile Island
> 2007 - Serpa, inaugurada central fotovoltaica com 52 mil painéis
> 2020 - Faleceu Média de Sena
AC

quarta-feira, 27 de março de 2024

HONESTIDADE

Há a honestidade intelectual, a material . . . 

Há figurões que berram na TV, esganiçam-se, há sobretudo um cujo pai era um senhor e não merecia ter esta descendência.

Há figurões que não têm honestidade de espécie nenhuma. Berram para impressionar enquanto incham o ventre disforme.

Gamanço a metro, e não vão dentro. 

Bem pode o presidente  do STJ continuar a queixar-se!

AC

TRABALHOS  INSANOS  na AR

Lá conseguiram eleger um Presidente da Assembleia da República.
Esforçaram-se a trabalhar, mas sobretudo a dar deploráveis imagens do que são, numa grande maioria.
Então os tais 50 . . . 

Como sempre, respeito a existência deste partidos todos, 
- o Livre que basicamente é para ver se esvazia o BE, 
- o BE com as suas inarráveis fracturas, 
- a D, Inês cada vez mais patética, 
- o PCP que me parece num estertor, 
- e o PSD e PS que se me afigura ainda não perceberam o presente.

Presente incrível, com Ventura e sequazes a desempenharem um papel deplorável, que apenas os milhões de distraídos ainda não perceberam.

Mais de 1100 000,00 votaram neles, há que respeitar mas, opinião pessoal, os meus concidadãos têm de meditar sobre o que se está a passar. 
Temo que o futuro muito próximo venha a confirmar os meus receios.
AC

AMÊIJOA JAPONESA DO TEJO 
Há alguns dias li isto.
GNR apreende mais de uma tonelada de amêijoa japonesa em Alcochete
Os militares da GNR detetaram dois veículos a transportar os bivalves "em situação irregular", tendo identificado duas pessoas, de 27 e 41 anos.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Setúbal apreendeu na quinta-feira 1100 quilos de amêijoa japonesa, no concelho de Alcochete, apanhadas e transportados de forma ilegal, foi este sábado anunciado.
Em comunicado, o Comando Territorial de Setúbal, através do Posto Territorial de Alcochete, dá conta da apreensão, no dia 14 de março, de 1100 quilos de amêijoa japonesa (Ruditapes phippinarum), no concelho de Alcochete, no âmbito de uma operação de fiscalização da apanha e transporte de bivalves.
Os militares da GNR detetaram dois veículos a transportar os bivalves "em situação irregular", tendo identificado duas pessoas, de 27 e 41 anos, e elaborado os respetivos autos de contraordenação, por falta de documento de registo.
Depois de verificação higiossanitária, as amêijoas serão destruídas, adianta a GNR, lembrando que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas.
Por isso mesmo, é "fundamental" o documento comprovativo da origem dos bivalves, para prevenir a sua introdução de forma irregular no consumo.

Li isto e, mais uma vez . . . . a farsa continua.
Imagens.
Quem é que, nas zonas de Alcochete, Samouco, Montijo, Rosário, Sarilhos Grandes, Seixal, etc., não sabe?
- onde esta canalha entra e sai da água, 
- onde entram e saem em viaturas inacreditáveis ou de bicicleta, 
- as viaturas que ou entram no pontão em Alcochete e carregam, ou param em vários outros locais na avenida nD. Manuel à vista de toda a gente, e carregam os diversos sacos da amêijoa.

Ontem apareceu mais esta notícia

GNR apreende mais de dois mil quilos de amêijoa no Samouco e identifica 107 pessoas
Os bivalves, adianta a GNR, depois de verificação higiossanitária, serão destruídos.
A Guarda Nacional Republicana apreendeu 2272 quilos de amêijoa japonesa e identificou 107 pessoas de nacionalidade estrangeira na localidade do Samouco, no concelho de Alcochete, no âmbito de uma operação especial de prevenção criminal naquela zona.
Em comunicado, a GNR explica que a ação desenvolvida na terça-feira pelo Destacamento Territorial do Montijo, na praia do Samouco, estava direcionada para a atividade de apanha de bivalves na bacia do Tejo, com o objetivo de promover ações de fiscalização para as questões relacionadas com a apanha da amêijoa.
Durante a operação foram elaborados cinco autos de contraordenação por excesso de tempo de permanência em território nacional, nove por irregularidade no tamanho da apanha do bivalve, um por falta de documento de registo de transporte e dois por falta de licença/autorização para o exercício da pesca.
A operação contou com o reforço da estrutura do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial de Setúbal, do Destacamento de Intervenção (DI) de Setúbal, do Comando Territorial de Beja, através do Destacamento de Trânsito de Beja, da Unidade de Intervenção (UI) da Guarda Nacional Republicana através do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) e da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF).
Os bivalves, adianta a GNR, depois de verificação higiossanitária, serão destruídos.
"A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higio-sanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo", refere aquela autoridade no comunicado esta quarta-feira divulgado.

Sabem há quantos anos dura esta palhaçada?
Falência do Estado, completa.
Numa coisa relativamente simples, o escândalo prossegue, anos a fio.
De vez em quando, como agora, a GNR faz umas operações e sai notícia.

E sendo isto no Tejo, nas barbas da Autoridade Marítima, a notícia não fala disso, e nomeadamente da Polícia Marítima.

Só falta virem dizer-me que esta gentalha contribuiu muito para a economia nacional, contribui muito para o alojamento local, etc.
Portugal, para quê mais palavras?
AC

O que ontem assistimos até horas tardias na Assembleia da República foi mais uma consequência do "génio" político de António Costa.

Há muito de verdadeiro nesta afirmação. Ou não?
AC


DEFESA NACIONAL e FORÇAS ARMADAS
Socorrendo-me do que tenho conversado e aprendido com o meu melhor amigo militar que é Almirante reformado da Marinha, recordo hoje duas coisas
A primeira é uma repetição do que aqui já escrevi em outras ocasiões.
A segunda é um discurso marcante.

1º - As Forças Armadas (FA) constituem tão somente um dos pilares da defesa nacional. 
As FA não são a defesa nacional (DN), embora a "praxis" da esmagadora maioria dos políticos desde o 25 de Abril tenha incutido nos cidadãos essa confusão. Políticos e jornalistas.

2º - Vou colocar a seguir o discurso proferido pelo então Primeiro-ministro no então Instituto de Altos Estudos Militares, em 25 de Maio de 1990. Permito-me chamar à atenção para os sublinhados.
António Cabral (AC)