terça-feira, 30 de novembro de 2021

ESTARÁ  COMPLETAMENTE  BEM ?

AC

COMO  ESTAMOS ?

CREIO QUE, CADA VEZ MAIS,  ENTRE A PANDEMIA E A "PALERMIA".

ANTÓNIO CABRAL (AC)

SEMPRE  ACTUAL

AC

P I L O T O

Esta edição limitada dá a saborear a mais nobre casta tinta portuguesa, a Touriga Nacional, fruto de um saber antigo nos melhores “terroirs” de Palmela. Um belo vinho!

AC

DA  NOSSA  HISTÓRIA


AC

A  TRANSPARÊNCIA  NA  POLÍTICA
A ausência de transparência na política não é um monopólio da política em Portugal. Mas interessa-me é o que se passa em Portugal.

Natural e obviamente, para mim pelo menos, certas conversas entre determinados titulares de órgãos de soberania, certas decisões em determinadas épocas da vida nacional, histórias, encontros, certas negociações, certos compromissos, certos episódios, não devem na altura em que se desenrolam vir a público. Por razões que me atrevo  imaginar, a esmagadora maioria das pessoas reconhecerão como razoáveis, porventura indispensáveis, em determinada altura, nessas alturas.

Isto dito, já me parece pouco razoável que passados por exemplo, sei lá uns 20 anos sobre uma dada decisão, evento, nomeação, compromisso, história, tanta coisa continue nos segredos dos conluios por baixo da mesa. É extremamente curioso observar defensores da opacidade mas sempre quanto aos da sua cor. Curiosa a defesa dos limites para a transparência, como se fossemos todos muito burros e não percebêssemos o porquê de algumas dessas defesas.

E um dos porquês leva a que fique na sombra, por exemplo, a construção de certas carreiras sabe-se lá à custa de quê e de quem. Temos exemplos variados disso. Uma das várias razões porque o Portugal democrático se transformou naquilo que se vê, pobre e miserável, e com uma população desgraçada, bastando apenas olhar seriamente e comparar por exemplo com os que se juntaram à UE depois de 1990.

Viva os democratas da transparência quanto baste. 

AC

AS  PROFECIAS e o PERÍODO  ELEITORAL

Aparentemente temos um Nostradamus na defesa nacional embora ele diga que não é. 

Pelo que vejo anunciado por aí parece-me que teremos um Nostradamus na saúde, o ainda deputado do PSD Ricardo Baptista Leite. Se o PSD ganhasse as eleições em 30 de Janeiro próximo, num maravilhoso acto de magia eu, que não tenho médico de família na USF da zona onde moro (HÁ ANOS), e milhares de outros portugueses, teremos acesso IMEDIATO a um médico assistente.

Não é lindo?

Se alguém lhe for perguntar, que coisas concretas aplicará mal tome posse como ministro da saúde para tornar isso possível de repente, presumo que uma das respostas seja - como compreenderá, não é agora o momento para esmiuçar esse assunto.

Outra possibilidade - não lhe posso dizer, senão o PS iria capturar de imediato uma medida nossa

E assim estamos neste glorioso país.

AC

30  NOVEMBRO  2021

> 1719 - Chega ao Tejo uma frota proveniente da Nova Inglaterra com aprovisionamento de bacalhau

> 1762 - Armistício Luso Espanhol

> 1900 - Faleceu Oscar Wilde

> 1935 - Faleceu Fernando Pessoa e com ele também os seus irmãos gémeos heterónimos

>1995 - Faleceu Fernando Assis Pacheco

AC

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

À BOA MANEIRA da TRANSPARÊNCIA

Transparência e honestidade intelectual na vida pública na nossa sociedade são, como se sabe, dois grandes activos nacionais (!?).

Os casos são inúmeros, e constantes, no plano político, no plano governamental, no plano jurídico, etc. Farto-me de me revoltar com isto. Agora mais um caso, a pouca vergonha mais recente no futebol nacional. Ele diz que pediu. O outro diz que ele não pediu. E assim os pés de microfone enchem jornais com estas palhaçadas, enchem canais TV com estas palhaçadas. 

Bastaria o amigo dia criatura mostrar publicamente o pedido (SMS, mail ?) que diz endereçou à Liga ou esta dizer mais veementemente - não nos chegou nada, mostre lá o que diz ter enviado. 

Portugal e futebol tuga no seu melhor. Até me admira o comentador do reino não ter ainda palrado sobre isto.

AC

A  NOSSA  SAÚDE.  E  o  SNS?

Acabei de receber um SMS da mulher de um dos meus maiores amigos. E por isso vou escrever as linhas que se seguirão, elucidando os meus amigos e os meus prezados leitores sobre mais um excelente exemplo daquilo a que os grandes defensores do SNS o conduziram.

O meu amigo, lamentavelmente, infelizmente, tem de ser operado às cordas vocais mais uma vez. Creio que passaram alguns meses e, finalmente a nova operação seria na semana passada, na 2ª Feira. Não foi, seria então na 5ª Feira. Não, agora sim, vai ser dia 29NOV.

Ora, como tem de dar entrada no hospital no dia útil antes da operação…….entrou na 6ª Feira passada. Porquê? Porque aos sábados, Domingos e Feriados não recebem entradas, só aos dias de semana!!!!

Hoje, 29 de Novembro de 2021………….ah, afinal já não vai ser hoje, um doente/ outra operação atrasou…….portanto a sua já não é hoje.

A mulher enviou-me o SMS a contar tudo isto. E a dar conta da nova indicação do hospital, será operado dia 2 de Dezembro, tem de entrar no hospital de manhã bem cedo e em jejum!

Não é tudo isto eloquente? Não digo mais nada.

AC

VERDADEIRA  RELÍQUIA

Um boletim de totobola, de 4 de Julho de 1965. Nessa altura era um boletim dobrado, em que aquele em que se marcava 1x2 tinha por baixo um químico e, assim, depois de registado e pago ficávamos com o comprovativo. Relíquias de outros tempos. Esta estava num livro em que há décadas não pegava.

AC


APROXIMA-SE ÉPOCA NOVOS EMPREGOS

AC

DA  NOSSA  HISTÓRIA

AC

A PROPÓSITO DA VIDA INTERNACIONAL

A minha idosa mãe, 96 anos, mas ainda de espírito arguto e lucidez fantástica, todos os dias tem umas pequenas conversas comigo sobre temas da vida internacional, sobre as notícias que vai ouvindo na TV e  no rádio. É raro o dia em que ela não tenha um desabafo de final de conversa - o mundo está maluco - ou um outro - estão todos doidos!

Tendo a concordar com ela. Como gosto de bonecada/ cartonns, periodicamente pesquiso os meus arquivos. Encontrei este, datado, tem muitos anos, é do século passado mas, se repararmos bem no boneco e pensarmos em determinadas zonas do globo e em determinadas situações, o essencial do boneco parece-me actual. Ou não ?

AC 

29  NOVEMBRO  2021

> 1612 - Índia, batalha naval de Suvali, trágica para os interesses portugueses, vitória da frota da Companhia Inglesa das Índias Ocidentais contra as embarcações nacionais

> 1807 - Família Real e governo e outros que estavam embarcados na frota ao largo, parte para o Brasil, enquanto as forças Francesas entram em Lisboa

> 1877 - Thomas Edison apresenta o fonógrafo

> 1947 - ONU quer dividir a Palestina, um Estado judaico e outro palestiniano

> 1963 - EUA, criada a Comissão Warren para investigar o assassinato de John Kennedy

> 2000 - Portugal, Assembleia da República, votação do OE, que é aprovado por um voto, do deputado Daniel Campelo do CDS/ PP, designado voto do queijo Limiano

AC

domingo, 28 de novembro de 2021

EH....EH....EH....EH....

O RUI  RI...........EU TAMBÉM.......

O PAULO  RANGE...........

EH....EH....

AC

BEM  TENTAM

Bem tentam animar as pessoas, com coisinhas destas, e com outras vociferadas pelas bocas de muitos que infernizam a vida colectiva.

Mas, olhando esta tarde para as poucas pessoas que estavam na rua e miravam estes animadores, ficou-me a sensação de que não lhes aqueceu muito a alma. Oxalá me engane, mas detecto nas pessoas da rua olhares distantes. Tenho sempre presente que umas poucas árvores não são a floresta mas.........

AC

C O E R Ê N C I A

NO ESTRANGEIRO NÃO FALO DE ASSUNTOS DE  POLÍTICA INTERNA.

..................

..................

HOJE QUEBRO A REGRA, PORQUE ESTOU NO ESTRANGEIRO MAS NUM PAÍS AMIGO E DE LINGUA PORTUGUESA.

AC

O  GOVERNO  ESTÁ  ATENTO

A vida em sociedade está cada vez mais um FUTEBOL. E mau!

Na Assembleia da República atiram a bola/ culpa de uns para os outros. Periodicamente até atiram a bola para governos anteriores.

Quanto ao futebol ele mesmo, a palhaçada sobe de tom. Dizem-me que passaram nas TV um filme do sr Ronaldo em cuecas aos berros no balneário. Já tivemos inúmeras vezes a palhaçada da mudança de fato de banho em público, agora passamos para balneários de clubes de futebol.

Dizem-me que ontem houve uma palhaçada num jogo de futebol entre uma coisa com parte de nome Belenenses e o Benfica. Se bem percebi o que me disseram, o jogo de ontem não deveria ter tido lugar pois parece que lá os Belenenses tinham poucos em condições por causa do Covid, mas um tal da liga (penso sempre naquelas ligas do século XIX) não terá ligado ao assunto, e vários ligados à saúde nada terão ligado igualmente. De certeza que aparecerão as desculpas e justificações mais esfarrapadas de todos os intervenientes directos e indirectos.

Mas depois de me falarem nesta palhaçada de futebol, resolvi ir à procura de coisas nos meus arquivos e informações na NET. E lá está, aparecem sempre curiosidades. Para começar um boneco que se apropria ao tema e à moleza de tudo isto. Descobri que há uma coisa que se designa por secretário do desporto! Fui ver a cara e lembrei-me de várias coisas. Passei à frente.

Depois fui à procura de outra cara, e lembrei-me de o ver várias vezes a sair do "pópó" para ir tomar café à pastelaria, enquanto o condutor tem de andar para a frente ou para trás pois pára o carro atrás dos estacionados em frente à pastelaria. Sim, o futebol dá para isto e muito mais. 

Continuei pesquisas, e lembrei-me de cenas de um tipo anos atrás e muito ligadas a Sócrates. Como dizia alguém, isto anda tudo ligado. 

Ah, parece que os grandes das estruturas do futebol Tuga já mandaram comprar um bom lote de pastilhas Rennie que, como se sabe, alivia a azia! 

E nós a pagar esta pouca vergonha toda, de cidade do futebol, ordenados chorudos, pópós e etc.

AC

TEUS  CABELOS  ME  PRENDERAM

Teus cabelos me prenderam,

E teus olhos me mataram;

Teus lindos pés me fugiram,

Quando morta me deixaram.


Entre as mãos frias de neve 

Um raminho me puseste;

Levaste rosas e os cravos,

Deixaste murta e cipreste.

(Contos,  Camilo Castelo Branco - O casamento de Silvestre)

AC

 

28  NOVEMBRO  2021

DIA DO MEDITERRÂNEO

> 1520 - Fernão de Magalhães chega ao Pacífico

> 1907 - Nasce Alberto Moravia

> 1917 - IGG, Moçambique, Negomano, forças militares Alemãs surpreendem forças portuguesas e infligem um verdadeiro massacre

> 1944 - Portugal e EUA acordam na construção e instalação de base americana na ilha de Sta Maria nos Açores

>1990 - UK, Margaret Thatcher resigna

AC

sábado, 27 de novembro de 2021

AINDA HÁ VÁRIAS COISAS FEITAS NA EUROPA

AINDA HÁ!

SE TENHO ALGUMA COISA CONTRA O Sr Xi ?

TENHO, e não é pouco !

AC

 MUITOS PORTUGUESES SÃO RESISTENTES

Oh se somos

Respeitando sempre opiniões diversas, somos muito resistentes porque, por exemplo, não é nada fácil:

> Aturar Marta que todos temem que, dizem alguns (daqueles inchados do mundo que têm), tem um notável recorte técnico e político,…... dizem 

> Aturar outras ministras e outros ministros

> Aturar alguns formalmente oposição

> Aturar diariamente Marcelo a explicar tudo como se fossemos todos mesmo muito burros

> Aturar entrevistas patéticas nas TV

 > E, às vezes, ter o azar de levar com uma esganiçada que fala alto no restaurante (estou aqui, olhem), mais o do risco ao meio (amigo ou protector?e bigode farfalhudo por aparar, mesmo na mesa ao lado, ali perto da Gulbenkian. É que podia ter sido só ela, o que já de si era mau (sempre a chamar à atenção com a vózinha esganiçada), mas não, um azar nunca vem só, veio com o tipo e mais duas.

AC

E X C E L E N T E     A L M O Ç O

Depois de caminhadas e observação de ruas e património edificado, depois de "chicoteado" por constantes rajadas de vento agreste, veio a recompensa, observada sob o olhar atento, do kit de higienização, das pipas de vinho, e da minha Nikon D 90 - um bacalhau no pão, fantástico.

👏👏👏👏👏👏

AC

P O D R I D Ã O

Acabo de tomar conhecimento de um longo video que anda por aí. Um bom amigo enviou-mo via WhatsApp. Neste video aparecem bem referidas variadíssimas criaturas do nosso pântano político de décadas. O video é basicamente uma descrição muito prolongada e exaustiva de alegadas façanhas de várias dessas criaturas, sendo que vários detalhes correspondem a factos concretos, como por exemplo, certas ligações familiares, certas empresas e certos "facilitadores", certas amizades, localizações geográficas onde pessoas e empresas terão os negócios, e ainda reprodução de alguns documentos e órgãos de comunicação social.

Presumo que muitas centenas de pessoas a esta hora já terão visto este video. Espero que o MP e outras competentes autoridades prestem atenção a isto.
Desconheço que credibilidade merece esta Sra Cristina Segui, Sra que recentemente apareceu a fazer outras acusações relativamente a outras criaturas que por cá andam.

Não formulo opinião sobre o que ela diz neste video. Mas nada me custa acreditar que uma parte de tudo aquilo possa corresponder à realidade. Várias coisas são faladas por cá nomeadamente em certos meios Lisboetas e há décadas.

Duas coisas tenho por certas:
1ª - sobre a vidoca que certas pessoas levam há décadas é difícil engolir que tudo se deve a proventos claros
2ª - esta segunda coisa é mais que certa, sei bem quem entre 1985 e 1990 jogava forte às cartas e com quem; alguns dos jogadores contraíram boas dívidas. Desconheço se continuaram a espaços a sucumbir ao vício.

Naturalmente que, por lei, não tendo a malandragem a obrigatoriedade de se explicar, o resultado é por exemplo coisas do género que o video  detalha.

Tudo um mar de rosas neste rectângulo à beira-mar encalhado! E os mesmos do costume a pagar impostos, e outros............
AC

O TEMPO  A  PASSAR 

CADERNETA  PREDIAL

A evolução dos tempos em certas áreas da nossa vida é curiosa. Por exemplo, no presente, é sentar em frente ao computador, dispor de uns códigos e umas chaves e teclar, e sai a caderneta predial do andar, da quinta, da vivenda, em folha/ folhas A 4. Simples. Anos 50 do século passado, tinha uma capa de cartão grosso e por dentro era assim.

AC

CULTURA, ESCRITORES e ETC......
Isto anda tudo virado, ou estou a ver mal?
Aqui há tempos António Costa promoveu uma exaltação a um governo de há 40 anos presidido por um socialista.......perdão, por Pinto Balsemão!

O actual inquilino em Belém passou o dia 16 de Novembro caladinho……..perdão, fartou-se de falar, fala todos os dias. Mas eu refiro-me a esse dia de propósito. Esperei 10 dias, para ver se aparecia alguma referência ao dia, atrasada que fosse. É que não lhe conheço uma palavra, um comunicado, um gesto, sobre o Dia Nacional do Mar, esse 16 de Novembro. Admito continuar distraído, mas de nada me apercebi. Duvido aliás que alguma vez o inquilino tenha lido o relatório sobre "O Oceano, um desígnio nacional para o século XXI".

Mas há outras coisas curiosas, para mim naturalmente. Por exemplo, Saramago faria daqui a um ano 100 anos de vida. Começou a comemorar-se o centenário! Não será um bocadinho exagerado? Durar um ano essa comemoração? Em tempos houve uma criatura que tolamente o proibia. Agora quase que temos de nos ajoelhar e beijar o chão sempre que se fala deste magnífico escritor. O habitual 8 ou 80 tão tristemente português.

Enfim, é como estamos, comemoram-se uns e desprezam-se outros que igualmente eram merecedores de homenagem. Enviam-se condolências a torto e direito cá para dentro e lá para fora, mas para o desgraçado atropelado na A6 népia. Enfim, coerência a registar, critérios curiosos.
AC

27  NOVEMBRO  2021

> 1199 - Foral de D. Sancho I funda a Guarda

> 1701 - Nasce Anders Celsius

> 1807 - Família Real embarca para o Brasil fugindo à invasão Francesa

> 1953 - Faleceu Eugene O'Neil

> 1955 - Faleceu Luís de Freitas Branco

AC

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

ONTEM  FOI  25,  SÓ  COVID  E  VACINAS.
MAS  NÃO  SE  FALOU  DE  HERÓIS.
HOJE É 26, PODEMOS FALAR DE ALGUNS ASSUNTOS ?
Houve uma época que, pelo que cito adiante, muito me desagradou. 
Nessa época, os discursos na Assembleia da República nos dias 25 de Abril e nos dias 25 de Novembro serviam quase sempre para, enxovalhar governos ou mesmo para criar condições para os derrubar, para enaltecer ideologias de esquerdas ou de direitas, para vincar ódios pessoais, em suma, para em vez de tratar do país enaltecer, desagravos, egos, ajustes de contas por fazer. E isso muito ajudou a que continuemos como estamos. Opinião pessoal, naturalmente e, como sempre, admitindo que possa estar equivocado.

Nos últimos anos, esbateu-se o cerimonial de se referir o 25 de Novembro. Esta data continuou agradável e emotiva para uns e por isso a glorificam, desagradável e odiosa para outros. Esta data, opinião pessoal naturalmente, foi uma data importante na nossa história recente. Mas não creio que deva ser esquecida mas também me parece que não deve ser exaltada com cerimonial próprio, excessivo. Não a esquecerei, nunca. Infelizmente, como referi já anteriormente em outro texto, um evento (mais um) nada esclarecido e que permanece cheio de dúvidas. Para  mim sem sombra de dúvidas, evento nada claro. A noção que tenho é de que houve tentativas de criar situações de facto muito discutíveis, mas também muitos jogos de cintura da parte de vários. Jogos, joguinhos, mentiras, narrativas, coisas que se sedimentaram nesta III república, a mentira frequente por parte dos que formalmente mandam.

Como já escrevi, uma coisa é indesmentível, com o 25 de Novembro de 1975 ficou irreversível a continuação e conclusão dos trabalhos da Constituinte e a aprovação da nossa Constituição em 2 de Abril de 1976. E, a liberdade confirmada. Infelizmente, no presente, amontoam-se indícios preocupantes. Volto a ver da parte de muita gente um certo MAU PERDER.

Mas, como estamos hoje?
> indiscutivelmente melhor que em 24 de Abril de 1974
> mas com problemas crescentes na sociedade sem serem equacionadas hipóteses de solução
> politicamente, o final dos trabalhos parlamentares dão uma triste ideia do que são alguns partidos políticos e muitos dos seus deputados, como seja a legislação respeitante ao problema do combate à corrupção, ao "lobby", ao SNS, ao sistema de justiça, ao mundo laboral, etc.

Voltarei a isto em separado.
AC

E L O Q U E N T E

Algum comentário merecerá por parte do MNE, por parte dos principais titulares de órgãos de soberania, por parte de todos os seus antecessores?

AC 

BRILHANTE

COM a DEVIDA VÉNIA, AQUI FICA

AC

BOM DIA,  BOM FIM de SEMANA

António Cabral (AC)

PANTÁSTICO

AC

AI a MEMÓRIA
Com Janeiro na memória, Costa anuncia “semana de contenção” para depois do Ano Novo.
Sim, porque eu sou muito católico, nada de contenção em Dezembro, nada de estragar a época antes do Natal, até porque vem aí a minha eleição, perdão, vêm aí as eleições.
AC

PRECIOSIDADES

Armadura de Infante, século XVI
Canhão, 1558
"Ecce Homo", pintura, século XV
AC

26  NOVEMBRO  2021

> 1945 - EUA, NY, estreia do filme "Casablanca"

> 1949 - Primeira edição do jornal desportivo "Record"

> 1967 - Cheias brutais em Lisboa

> 1974 - Assinatura do "Acordo de Argel", entre Portugal e São Tomé e Príncipe, com vista à independência daquelas ilhas

> 1991 - Inauguração da AutoEuropa

> 2003 - Último voo do Concorde

AC

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

R E L Í Q U I A S

AC

O  MEU  HERÓI ?

Esta frase/ pergunta coloquei-a há pouco a mim mesmo, depois de jantar e ter conversado ao telefone com a minha idosa mãe, no lar, e sem a tosse lhe ter passado, ainda que estando menos forte. A boa notícia é que, aparentemente, os pulmões estarão em razoáveis condições, sem nada preocupante. A propósito de heróis, ela é a minha heroína, com os seus 96 anos, lúcida, ágil para a idade que tem, memória incrível.

Mas a pergunta supra veio-me à cabeça ao voltar a pensar neste dia 25 de Novembro, no 25NOV75. Opiniões discutem-se, argumentam-se, com elas se concorda ou discorda. Respeitam-se. Eu respeito opiniões de outrem.

Creio que ainda hoje, relativamente a um dia que, para mim, continua envolto em muita névoa, sem a verdadinha toda estar cá fora, uns dirão que o herói desse dia é Ramalho Eanes, outros Vasco Lourenço, outros Jaime Neves, outros o regimento de comandos, outros Melo Antunes, outros Costa Gomes, outros os fuzileiros porque ficaram quietos na sua base ou a isso foram persuadidos, etc.

Este dia do passado da nossa história recente, é um dos muitos não esclarecidos, um dos muitos em que alguns/ alguém montou uma historieta conveniente para ficar na história. E quem quiser que acredite nela. Eu tenho uma série de dúvidas. Não se disse a verdade sobre certas coisas administrativas, certas ordens, certas actuações dúplices, certos emissários, certos na sombra, etc.

Por mim não há herói mas sim uma heroína, é a liberdade, que venceu nesse dia definitivamente e que, para mim, foi decisivo o lado para que se tombou, pois levou à conclusão dos trabalhos parlamentares e à aprovação da Constituição da República com as inerentes e positivas consequências.

Mas, lamentavelmente, verifica-se nos dias de hoje a continuação da mentirinha por parte de quem devia não o fazer e ter compostura de Estado. É uma das características da III República, os que formalmente mandam mentirem muito. Atente-se na escola, SNS, justiça, industrialização do país, energia e a dependência externa, a dívida externa, forças armadas, ordenamento do território, corrupção, promiscuidade/ política/ negócios/ banca/ futebol, habitação, ferrovia, florestação, economia, sistema eleitoral, comunicação social, etc.

AC

SEMPRE ADOREI BONECADA. MAIS UM.

AC

LAXISTAS,….. SEM  DRONES! 

AC

E S T A D O S
Nas Nações Unidas  estão "inscritos" hoje 193 Estados membros.

Não estão nas Nações Unidas designadamente o Kosovo que não é reconhecido por muitos países, com independência declarada mas não aceite por muitos, e a Formosa/ Taiwan que é reconhecido por vários países como Estado independente, mas que muitos outros países consideram ser parte da grande China.

Há Estados minúsculos, de que são exemplo entre muitos outros, Mónaco, Andorra, Vanuatu. Este último mesmo ridículo de dimensão e localização, sendo aparentemente o primeiro que será um dia engolido pelo oceano.
Estive há pouco a olhar para um livrinho meu, da "Collins", que se chama "Nations of the World Atlas".
Entre muitas curiosidades apeteceu-me por uns momentos olhar bem para o que lá vem descrito relativamente ao Reino Unido.

Reino Unido = Inglaterra + Escócia + País de Gales + Irlanda do Norte + uma série de ilhas e ilhotas mais ou menos à sua volta como, Shetland, Hebrides, Wight, Man, Orkney, Alderney, Jersey, Gersney.

Mas depois, o meu livrinho aponta como Crown Colonies o seguinte: Gibraltar, Falkland, Monteserrat, Anguilla, Cayman, Virgin, St Helena, Turks e Caico, Chagos, South Georgia, Pitcairn, Bermuda, British Indian Ocean Territory. Nesta última coisa uma ilha muito relevante por ser uma plataforma militar muito importante usada até pelos Americanos (Diego Garcia).

Quantos paraísos, idílicos e fiscais, com lavandarias. Interessante.
AC

25  NOVEMBRO  2021

Dia pela Erradicação da Violência Contra as Mulheres

> 1510 - Afonso de Albuquerque conquista Goa

> 1638 - Nasce D. Catarina de Bragança, que foi rinha Inglesa e responsável pela introdução do chá na corte Inglesa

> 1845 - Nasce Eça de Queirós

> 1914 - Portugal nomeia o seu primeiro embaixador no Brasil

> 1975 - Portugal, o incompletamente esclarecido e vulgarmente chamado golpe do 25 de Novembro 

AC

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

18 JUN - 18 NOV = 5 meses

E em 18 NOV passado completaram-se cinco meses. Vergonhoso? Inacreditável?

Não, na nossa língua rica não há adjectivos que cheguem para classificar esta situação. 

Por aqui se pode aquilatar do que é o poder de certas organizações que conseguem manter de pé certas criaturas. Por aqui se pode ficar com a noção clara do que é e em que se transformou a instituição que devia velar pela nossa segurança.

Isto não está podre, está pestilento, e o cheiro chega de certeza aos Urais.

AC

O U T O N O

AC

PORTUGAL  CONTEMPORÂNEO

Olho para o presente e para o que os demagogos começam a anunciar, e fico com a certeza de que a imaginação é de certeza mais forte que o conhecimento.

AC

ROUPA, e ao que CHEGÁMOS

Tenho idade mais do que suficiente para saber que uma conhecida marca de roupa ligeira, BEM CONHECIDA, sempre foi, SEMPRE, SEMPRE foi UNISEXO. SEMPRE. Há décadas e décadas e décadas!

Mas não, isso não podia continuar, agora têm uma certa linha……..da moda. Tenho alguma coisa contra? Não. Mas sentirei uma revolta imensa se qualquer dia quase não conseguir encontrar roupa sem ser assim, roupa para mim que classifico como sempre de roupa usual. Ou não terei direito a isso?

Já havia aquela treta de calças com cintura quase um palmo abaixo do umbigo, e poucas das que uso há décadas. Que coisa.

AC

LEI  DE  ASHLEIGH

"Quando se não é capaz de fazer bem as coisas, então deve aprender-se a apreciar fazê-las mal".

Porque será que isto me faz lembrar certas coisas do presente e certos pantomineiros?

AC

PESCA À LINHA

Estamos nitidamente na fase da "pesca à linha". Ao aproximarem-se as eleições no PSD neste próximo fim de semana, e com os olhos postos em 30 de Janeiro próximo, andam todos já na "PESCA à LINHA". Veremos quantos concidadãos caem em cada anzol.

AC

THE  MILITARY  100

Tenho este livro há muitos anos. Uma listagem de diferentes e diversas personalidades, dirigentes/ líderes militares, e sobre cada um cerca de 4 páginas sobre o seu historial. Uma listagem, discutível como são todas, de pessoas que marcaram épocas da história mundial. Como por exemplo, Napoleão Bonaparte, Júlio César, Carlos Magno, o Huno Átila, Oliver Cromwell, Karl von Clausewitz, Sun Tzu, Antoine Henri Jomini, Aníbal, Horatio Nelson, Robert Lee, Chester Nimitz, Mustafa Kemal (Ataturk), Heinz Guderian, Isoroku Yamamoto, Karl Doenitz, Saladino, George Patton, etc.

Estive a reler algumas partes e, sobretudo a percorrer a lista destes 100 indivíduos. Naturalmente que para quem lê alguns personagens são mais interessantes que outros.

Veio-me agora à cabeça, quem me diz a mim, por exemplo, que se durante a II GG, na guerra do Pacífico, o almirante Japonês Isoroku Yamamoto tivesse tido à sua disposição os "drones" de hoje, e presente o seu brilhantismo de almirante/ estratego/ táctico, não teria simplesmente arrasado as esquadras americanas? 

Nunca se saberá, é apenas uma especulação minha. Mas uma coisa me parece evidente, hoje, drones e mais drones. Marinha do futuro.

AC

24  NOVEMBRO  2021

DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

> 1807 - Primeira invasão Francesa, Junot e as suas tropas chegam à zona de Abrantes 

> 1859 - Charles Darwin publica " A Origem das Espécies"

> 1906 - Nasce Rómulo de Carvalho (pseudónimo António Gedeão)

> 1918 - Eslovénia une-se à Sérvia, Montenegro e Croácia e formam a Jugoslávia

> 1938 - Nasce a Ordem dos Médicos

> 1990 - Faleceu Michel Giacometti

> 1991 - Faleceu Freddie Mercury vítima de Sida

AC

terça-feira, 23 de novembro de 2021

A  CNN  TUGA
A TVI 24 "Travestiu-se", passou a chamar-se CNN 🔊Portugal. 
Hoje de manhã bem cedo, estava tanto vento que, apesar de bem agasalhado, achei mais prudente cancelar a caminhada que começara poucos minutos antes. Regressado a casa resolvi abrir o televisor e usar a tecnologia para ir ver a sessão inaugural da coisa. Vi quase duas horas da pessegada. Depois fui ver pela NET o que diziam os jornais sobre este espectáculo que, garantiram ontem os meninos e meninas lá do sítio - isto agora vai ser tudo diferente, vai ser só falar verdade (e, NÃO CAIAM da CADEIRA), vai tornar a nossa democracia mais robusta. Só para rir!

Eu não sou de ter preconceitos de partida, seja sobre o que for. Mas, confesso, este sr Mário Ferreira nunca me sugeriu nada de bom. E não me impressiono pelo que se sussurra há anos ter sido o seu início de vida laboral. Mas também não esqueço o sussurro.

A forma como jornalistas (tudo caras conhecidas e várias recauchutadas) e convidados falaram da «verdade» como novidade do projecto, faz raciocinar mais maduramente. Então, antes, ….…..agora….os...... mesmos………….... Bem……..

Não me pareceu nada de novo, mas admito ser eu o esquisito.
Depois, a parolagem do costume a abrilhantar a coisa. Sim, refiro-me a esses.

À boa maneira do costume, naquela modalidade para chamar incautos e tolos que, INFELIZMENTE, por cá são aos milhares e milhares, a grande surpresa da noite era falar com um burlão. É o que a justiça portuguesa definiu, um BURLÃO. 

Portanto, para chamariz, a parolice do costume, uma fantochada, e queriam que o homem dissesse que ama muito o seu país, e onde se encontra. Bem podiam ter escolhido umas cenas do Marcelo a mudar o fato de banho ou ir ao multibanco em vez daquilo.

Portanto, antes, no outro canal (o mesmo com outro grafismo) a verdade era uma coisa assim fugidia, agora é que vai ser. Enfim.

Mais um canal subserviente que, em vez falar por exemplo, das questões da energia e da dependência de importação cada vez maior, de analisar as questões laborais e de organização do SNS, de abordar a carga fiscal, os atrasos nos programas da ferrovia, a pouca vergonha à volta da TAP, e dezenas de muitas outras coisas prementes na sociedade, andam a conversar com um burlão, ou a mostrar protestos em países da UE etc.

Quanto ao Rendeiro, ao menos podiam ter perguntado ao homem, como é que tem dinheiro para viver lá fora por vários anos, como é que tem dinheiro para processos internacionais, e como é que esse eventual (tem milhões de certeza) dinheiro poupado é explicável pelos seus proventos legais.
AC

PROBLEMAS  de  COMUNICAÇÃO

É sabido que em sociedade, na política e não só, existe em muitas pessoas um grande problema de comunicação, que se manifesta de formas variadas. Vem isto a propósito do que às vezes ouço nos chamados Forum da TSF quando vou no carro e passo por minutos da Antena 2 para a TSF, como vem a propósito do que no presente leio e ouço saído da boca de muitos sem nenhuma continência verbal para não dizer pior.

O pequeno video em baixo retrata bem a patetice de alguma pessoas que não tratam adequadamente nem mesmo pequenas situações, quanto mais as questões cruciais em sociedade.

AC

TOPONÍMIA

AC

CIVISMO de ALGUNS PORTUGUESES

Com uma frequência grande, acontece que várias pessoas não se incomodam (!?!?) em colocar sacos de lixo comum no Molok mesmo bem à vista e ao lado dos restantes contentores para papel, embalagens, vidro. Não, dá muito trabalho levantar a tampa. tal como aparecem muitas vezes sacos com vidro ou papel ou embalagens que deixam no chão encostados aos contentores. Dá muito trabalho (!?!?) enfiar nos diferentes contentores.
Depois, há uns animais, uns energúmenos, uns selvagens, que chegam periodicamente e desfazem os sacos para investigar (!?!?) o que lá está dentro. E quem é esta gente? Há de tudo. Brancos, ciganos, mulatos etc. Mas os piores são os que chegam num Fiat Punto velhíssimo com mais de 30 anos, comercial, um casal de brancos com o ar mais javardo e que estimo esteja entre os 55 e 70 anos, e chegam com um pau a vasculhar o Molok e os sacos que estejam por ali no chão. Não faço ideia do que farão as autoridades com a matrícula desse calhambeque, mas está divulgado.
AC

BEM VERDADE

- em todas as épocas, as piores espécies da natureza humana encontram-se entre os demagogos -

Não é que isto me vem à cabeça quando ouço malta de certos partidos? 

AC

SINES -1-0;  PEGO - 2-0

Todos contentinhos. Todos UFANOS, e os suportes de microfones tolamente conhecidos por jornalistas, igualmente contentinhos.

Fim do Carvão? INDISCUTIVELMENTE NECESSÁRIO.

Agora não há ninguém que faça contas e diga como vai ficar o preço da electricidade importada? As esganiçadas nada dizem? Jerónimo? E o patético Ventura? E o pomposo IL? E as melancias, ninguém pia sobre as coisas concretas? E o sr Rio? E o sr Rangel? Ah, e o patético  comentador-mor nada? Mesmo nada? 

Ninguém diz que vamos importar ainda mais electricidade, que estamos cada vez mais dependentes e de onde estamos dependentes?

AC

23  NOVEMBRO  2021

> 1925 - Jornal "O Século" publica a primeira história sobre Alves dos Reis

> 1944 - Leopoldina Ferreira Paulo torna-se a primeira mulher doutorada pela universidade do Porto

> 1946 - Início da guerra na Indochina com bombardeamento do porto de Haiphong

> 1961 - Madrid, Américo Tomás e Franco encontram-se

> 2002 - Caso de pedofilia da Casa Pia vem à luz do dia

AC

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

PODERÁ  INFORMAR ?
Poderá o intrujão-mor deste país informar a plebe ignara por que é que, apesar da Troika, no tempo do governo Passos coelho não houve tantas demissões nos hospitais como agora se verificam, como hoje mais 10 médicos no hospital de Santa Maria?
Tanta página virada e estamos nisto? 
Tanta performance do Centeno e estamos nisto? 
E o Leão? E a Marta? Precisam de ajuda e conselhos do George?
Gostava de ouvir as explicações! 
AC

DESATO  A  RIR

As pessoas decentes, intelectualmente honestas, probas, reagem sempre com classe seja em que situação e circunstância for.

Olho para o nosso presente……..e desato a rir. Não consigo parar de rir.

AC


PARA QUE É PRECISO UMA DGS ?

Para que precisamos de uma directora-geral de saúde?

Não precisamos para nada, pois uma mesma criatura exerce cumulativamente as funções de inquilino em Belém e explica como ninguém (como esta tarde aconteceu) o processo de vacinação e etc. Estamos bem entregues e descansados. Obrigado dr!

AC

QUALIDADES e COMPETÊNCIAS
Penso que o Coronel Carlos Penha Gonçalves se não está quase vai a caminho de dois meses como responsável pela logística do processo de vacinação COVID e gripe. 
Tive curiosidade e fui à procura do CV do homem, sobretudo depois de ouvir tantas queixas sobre a sua frouxa actuação comparativamente com o herói das vacinas. Uma das queixosas, a inarrável senhora da  ordem dos enfermeiros.
Ando com a sensação de que este Coronel não tem nem pouco mais ou menos os meios que colocaram à disposição do herói das vacinas. Creio que é capaz de ter para aí metade. 
E quem providenciou essa máquina ao herói das vacinas? 
Foram os ministérios da saúde e defesa nacional e neste com grande ênfase o chefe do estado-maior general das Forças Armadas, que na Marinha tinha sido superior hierárquico do herói das vacinas.
Os centros de vacinação que possibilitaram a vacinação em massa no tempo do herói foram em boa parte encerrados e o herói das vacinas partiu para outra.
Agora, o Coronel que se desenrasque!
Mas, como dizia em cima, estava com curiosidade e vejo que o Coronel tem formação de alto gabarito.
 
É licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Lisboa (1984),
Mestre em Biologia Molecular pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1992),
Doutorado em Imunologia pela Umea University, Suécia (1999).
Prestou provas de Agregação na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2007).
Ingressou no quadro permanente de Medicina Veterinária do Exército em 1986 no posto de Tenente.
Foi promovido ao posto de Coronel em 2008.
Entre 2000 e 2001 foi investigador pós-doutorado no Cambridge Institute of Medical Research, University of Cambridge, UK.
Chefe da Unidade de Genómica do Instituto Gulbenkian de Ciência entre 2002 e 2018.
Desde 2003 é investigador principal do laboratório de Genética de Doenças no Instituto Gulbenkian".

Não está mal. Mas, lá está, o homem não parece querer ir para chefe do Exército. Pelo menos não está ainda a fazer campanha promocional!
AC

G O Z A R

Há um programa na SIC dito de humor chamado "Isto é gozar com quem trabalha". Como sou pouco dado a sentar-me muito tempo em frente ao televisor, lá fui usar a tecnologia de andar para trás para ver Ricardo Araújo Pereira parodiando com o herói das vacinas. E foi bom, pois não conhecia certas declarações desse herói. Fiquei com a sensação de que o humorista podia ter carregado ainda mais no herói, mas já foi bom ver certos detalhes.

AC

TEMPOS IDOS.  FAZER AGUARDENTE

Uma preciosa fotografia de um amigo.

AC