POR AÍ
AC
Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
A União Europeia (UE)
Merkel foi embora.
E agora Alemanha? Parece que não vai ser fácil constituir governo. Há quem afiance que pelo Natal tudo estará resolvido.
A este propósito recordo que a União Europeia descende da CEE (Comunidade Económica Europeia) que, por sua vez, descende da CECA (Comunidade Económica do Carvão e do Aço).
Formalmente, a UE é uma família de países Europeus democráticos que trabalham em conjunto para melhorar a vida dos seus cidadãos e construir um mundo melhor.
A UE assenta em valores concretos, e nenhum estado que não os reconheça deverá / poderá integrar a UE.
Valores designadamente como, o respeito pela dignidade e pelos direitos humanos, liberdade, democracia plural, respeito pela lei, liberdade de circulação entre países da UE, liberdades individuais, tolerância, não discriminação. Isto decorre dos tratados. Da construção Europeia.
Mas, entretanto, o Reino Unido saiu da UE. Agora faltam condutores de camiões de combustíveis, um dos trabalhos chatos para brancos, não é verdade?
Mas, entretanto, a UE não tem política externa, não tem política de defesa, nem chega a ser um ridículo anão militar. E continua com outras acções altamente discutíveis mas às quais, por exemplo, mas não só, os nossos governantes nada ligam. Como quanto à política agrícola, às pescas, à lenta germinação de uma hipotética guarda costeira UE, etc.
ACABO de VER
Acabo de ver na SIC Notícias um jornalista a elaborar muito certeiramente, e cáustico, sobre a polémica desta história de se arranjar maneira do vice-almirante das vacinas ir chefiar a Marinha. Só há um detalhe em que discordo do sr jornalista. Ele referir que não sabia se António Costa sabia disto tudo ou não.
Oh sr jornalista, ainda acha que os bébés chegam de Paris no bico da cegonha?
AC
ALTERAÇÕES na LEGISLAÇÃO MILITAR
O meu melhor amigo militar acabou de me enviar as fotografias que anexo em baixo. Diz ele que, a seguir às alterações que o governo socialista executou com o aplauso do PSD e do CDS e do Presidente da República e o silêncio cúmplice de todos os outros partidos, seguem-se as alterações de outra legislação complementar que ele diz serem os decretos regulamentares.
Mas ele também me diz que a cor (prateada) das estrelas que identificam os oficiais generais nas Forças Armadas (almirantes e generais do Exército e Força Aérea) irão deixar de ser prateadas para passar a ser rosa. Se um próximo governo vier a ter maioria do PSD, então as estrelas passam para laranja.
AC
O VULCÃO
Não, não é o vulcão em erupção na ilha de La Palma.
É o vulcão socialista que vai submergindo a sociedade portuguesa, em que a LAVA nojenta e viscosa alastra por todo o lado e submerge completamente já as Forças Armadas, e se já existia uma submissão total (governamentalização das FA) ao nível do Estado-Maior General das Forças Armadas, arrasam agora a Marinha preparando sem uma ponta de vergonha na cara a exoneração do actual Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA).
A LAVA chegou ao MAR (inha). Creio que vou poder confirmar dentro de 2 ou 3 dias que a exoneração inqualificável do CEMA actual terá o aplauso do inquilino em Belém.
Este execrável acontecimento, esta patranha de palácios e políticos e alguns militares TAMBÉM VAI FICAR PARA A HISTÓRIA.
Esta gente não se incomoda nada, mas para que fique claro, não têm o meu respeito de cidadão, nunca os cumprimentarei, e nunca ninguém me verá a aplaudir esses farsolas em reuniões públicas seja depois de eleições seja em outras ocasiões.
É que eu tenho coluna vertebral.
AC
29 SETEMBRO 2021
> 1402 - Nasce Fernando o Infante Santo
> 1801 - Portugal e França assinam um tratado impondo a Portugal fechar os portos nacionais aos navios ingleses
> 1829 - UK, criação da Scotland Yard
> 1943 - Nasce Lech Walesa
> 1978 - Faleceu o Papa João Paulo
> 1992 - Angola, realização de eleições formalmente livres e com mais de um partido
> 2005 - António Lobo Antunes recebe o prémio literário "Jerusalém"
> 2021 - Marcelo Rebelo de Sousa dá cartão amarelo ao Governo em público, a propósito das notícias sobre a programada exoneração do Chefe do Estado-Maior da Armada
AC
P N S
Hoje, declarações laudatórias sobre o "chefe" da CP.
Não há muito, declarações laudatórias para trabalhadores e quase me pareceu que concordava com a greve a que se propunham.
Hoje, declarações de preocupação porque vive em Lisboa e o filho também, e o seu GRANDE AMIGO MEDINA perdeu a eleição.
Enfim, é destas pérolas que Portugal está servido. Com os belos resultados que estão à vista.
AC
15 a 31 AGOSTO 2021. Para não esquecer!
A 15, os Taliban já se passeavam por quase todo o Afeganistão. Americanos e outros Ocidentais agrupavam-se à volta do aeroporto de Kabul. Ao que parece, a enorme e famosa base aérea em Bagram tinha sido já abandonada. A 31, o último soldado americano e o último avião militar abandonavam Kabul, acabando assim uma debandada logo amplamente festejada pelos Taliban com rajadas de metralhadora.
Parece corresponder à realidade a assinatura em Fevereiro de 2020 de um acordo entre os Taliban e a administração americana do inarrável Trump.
Teoricamente, os EUA e aliados formaram durante anos umas fantásticas e super eficientes forças armadas do Afeganistão, dizem por aí que algo à volta de 300 000,00 homens. Viu-se a categoria dessas forças armadas.
Se há uma lição a tirar, é a de que não deve competir a nenhuma potência impor a outro país por meios militares um regime político ou um modo de vida. Mas aqui na Europa, particularmente, continua a considerar-se que a democracia se instala por decreto, a partir de Estrasburgo, ou Bruxelas, ou Paris, ou Berlim. Resultados à vista, como entre inúmeros exemplos, o da intervenção na Líbia sobretudo a cargo de França e Reino Unido com os excelentes e conhecidos resultados em todo o Norte de África, resultados que têm descido pelo continente Africano.
Os Taliban terão ficado com milhares de sucata militar, muita propositadamente destruída, embora possa não ter havido tempo para tudo inutilizar. Provável, portanto, que por lá estejam helicópteros em condições, um ou outro avião, material bélico diverso.
Portanto, em síntese, um eloquente exemplo de como fazer uma democracia!………….E os contribuintes a pagar os desvarios.
Retirada atabalhoada, operação de alto risco, democracia falhada, guerra ou insurgência, combater ou não combater, teatro de operações ou fantochada, troca ou não de prisioneiros, falhas ou não dos serviços de informações ditas secretas, retirada organizada ou salve-se quem puder, que é que isso interessa agora?
Na UE, nos seus corredores bem quentinhos e alcatifados passa-se o costume, e por lá naquelas terras distantes também o costume, do anterior, chamando anterior por exemplo, ao tempo em que naquilo que hoje é Índia, Afeganistão, Paquistão etc., andavam por lá os "casacas vermelhas" do Reino Unido, e que bem se tramaram em certas zonas e desfiladeiros.
Entretanto, os Taliban estão a colocar no desemprego os barbeiros, nada de cortar barbas! Isto continua curioso. E é para não esquecer. Nada de bom auguro. Mas aqui no Ocidente rasgamos as nossas origens judaico-cristãs e decretamos democracia e solidariedade por loas constantes e diárias junto dos OCS, e por decreto.
AC
28 SETEMBRO 2021
> 1542 - Rodrigues Cabrillo descobre a Califórnia
> 1865 - Inauguração do Teatro do Principe Real, que bastante mais tarde mudaria o nome para Apolo
> 1878 - No reinado de D. Carlos são pela primeira vez usadas lâmpadas de arco voltaico
> 1893 - Fundado o FCPorto
> 1974 - Era para haver "Uma Maioria Silenciosa", seguiu-se a demissão do general António de Spínola da Presidência da República
AC
O NÍVEL da ABSTENÇÃO
Estamos em 2021, já se comemoraram 47 anos passados sobre a revolta militar dos Capitães em 24 de Abril de 1974.
E não é que uns quantos senhores persistem nas suas palavrosas "boutades", denunciando sem margem para dúvidas que vivem num Portugal que não é o da esmagadora maioria dos portugueses?
Parece que, para certos personagens, continua difícil de entender que cada vez mais portugueses não votem. Para alguns era muito importante ter votado neste Domingo para permitir aos autarcas eleitos a capacidade de iluminados para gerirem os fundos Europeus.
Para uns também iluminados, neste momento, o importante é a bazuca.
Nada de preocupações com coisas acessórias como, colocar o pão à mesa para a família, subida contínua do preço do gás da água e da electricidade, subida contínua e desenfreada dos combustíveis para viaturas, que os preços nas grandes superfícies não tenham subido muito ao mesmo tempo que o que está dentro das embalagens vá sendo menos, que cada vez mais se vendam menos jornais, que em certas cantinas as refeições se estejam a degradar, que o problema da natalidade em Portugal não é nada de especial e preocupante e que se resolve facilmente com migrantes em vez de se estimular as jovens famílias com políticas públicas, que seja rotineira a ausência de forças de segurança nas ruas a não ser surgindo súbitos ajuntamentos tipo Santos e Bairro Alto etc. Ficava aqui a noite toda a desfiar o rosário imenso das pequeninas coisas sem "importância" na sociedade. Mas não quero maçar as excelências.
Será talvez necessário fazer-lhes um desenho, para explicar a esta gentinha o porquê da contínua e brutal abstenção de basicamente 47%, a que podemos juntar os votos em branco e nulos, tudo perfazendo creio eu, mais de 50 % os que estão já cansados disto?
António Cabral (AC)
AINDA NÃO PAROU DE RIR
QUEM?
Pedro Nuno Santos, de tal forma que já teve de massajar o ventre pois até já lhe dói a barriga de tanto rir depois de ver a cara patética de Medina. Se nada é certo na vida para além de que um dia todos falecemos, Medina pode tirar os cavalinhos da chuva quanto a pretensões a vir a chefiar o PS.
Pedro Nuno Santos ri a bom rir. E com ele o velhote. Pela minha parte deu-me um gozo tremendo ver que este patetinha ficou com a carinha mais que amarela. Ah, e dizem-me que António Costa gastou já uns euros da bazuca em pastilhas para a azia.
AC
27 SETEMBRO 2021
Dia Mundial do Turismo
> 1563 - Goa, primeiro auto de fé
> 1797 - Por alvará criado o Hospital da Marinha, extinto no século XXI
> 1810 - Batalha do Buçaco no decurso da 3ª invasão Francesa
> 1915 - Faleceu Ramalho Ortigão
> 1940 - II GG, Alemanha, Itália e Japão assinam o acordo que ficou conhecido como o "Eixo"
> 1957 - Vulcão dos Capelinhos entra em erupção, manter actividade por cerca de 13 meses
> 1964 - EUA, relatório Warren confirma Lee Harvey Oswald como assassino de Kennedy
> 1968 - Primeiro discurso de Marcelo Caetano ao país
> 1985 - Inauguração do Centro Comercial das Amoreiras
> 2009 - Portugal, PS vence as eleições legislativas com maioria relativa
> 2021 - Eleições autárquicas 2021, de 26 de Setembro, PS vence maioria dos concelhos mas registam-se alguns resultados inesperados
AC
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021 - CANDIDATOS
JÁ VOTEI, CUMPRI O MEU DEVER DE CIDADÃO. EXERCI O MEU DIREITO.
ENCONTREI UMA SENHORA QUE ESTAVA ANGUSTIADA, INDECISA, E REVOLTADA COM O QUE FOI OUVINDO NA CAMPANHA E, QUE QUASE TODOS OS DIAS, FOI A CERTOS LOCAIS AQUI DA CIDADE PARA CONFIRMAR A "BELEZA" QUE CERTOS CANDIDATOS EVOCAVAM.
PRESUMO QUE COMO ELA DEVEM ESTAR MUITOS CIDADÃOS.
TENHAM UM BOM DOMINGO. VAMOS AGUARDAR PELOS RESULTADOS E VERIFICAR QUÃO SATISFEITOS ESTÃO OS MEUS CONCIDADÃOS.
AC
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021
26 SETEMBRO
Antes de colocar os boletins na urna pense bem, pense em muitas das promessas (e mentiras ?) que ouviu. São realizáveis? Ou são a mais pura das mentiras? Pense nas promessas que lhe fizeram, anos atrás, várias vezes, sempre não cumpridas.
Pense bem, olhe bem para o que se passou nos últimos anos.
Tenha um bom, descansado e santo Domingo. Saúde.
CONTINUA ACTUAL ou NÃO?
O TEXTO: "Ordinariamente todos os ministros são inteligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e boa dicção, vão a faustosas inaugurações e são excelentes convivas. Porém, são nulos a resolver crises. Não têm a austeridade nem a concepção, nem o instinto político, nem a experiência que faz o ESTADISTA. É assim que há muito tempo em Portugal são regidos os destinos políticos. Política de acaso, política de compadrio, política de expediente. País governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e corrupção, por privilégio e influência de camarilha, será possível conservar a sua independência"?
26 SETEMBRO 2021
> 1793 - Portugal e Inglaterra assinam tratado de auxílio e proteção mútua de comércio
> 1795 - Nasce Bernardo de Sá Nogueira
> 1888 - Nasce T.S. Eliot
> 1925 - Faleceu Cândido de Figueiredo
> 1960 - EUA, campanha eleitoral, Nixon e Kennedy confrontam-se na TV
> 1968 - Marcelo Caetano é nomeado Presidente do Conselho de Ministros
> 2008 - Faleceu Paul Newman
> 2021 - Alemanha, eleições legislativas
> 2021 - Portugal, eleições autárquicas
AC
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021
DIA de REFLEXÃO !
A que assistimos durante estas campanhas, sim campanhas, pois muito antes da fase oficial de campanha eleitoral, como sempre, todos andam nas ruas a gritar e a espalhar panfletos (para o Pacheco Pereira guardar), de mão em mão, ou nas caixas de correio de cada um. Que aconteceu?
Salvo melhor opinião, eleitoralismo bafiento, muitas vezes nojento, incoerente, vergonhoso nas promessas, desonesto intelectualmente e não só, na esmagadoramente maioria dos casos com cartazes inacreditáveis nos mais diversos aspectos, com debates em rádios locais e nas TV muitas vezes verdadeiramente confrangedores.
Nestas semanas de bombardeamento demagógico não segui com toda a atenção o que se foi passando. Mas alguma coisa fui observando.
Os resumos apresentados na TV por Ricardo Araújo Pereira foram eloquentes. Não cobriram as 308 autarquias, mas foi muito elucidativo.
Afonso Costa, perdão, António Costa foi sendo acusado de eleitoralismo, quer da parte da esquerda quer da direita. A meu ver com boa parte de razão. Mas especificamente sobre António Costa, amanhã, Domingo, talvez escreva qualquer coisa.
SÁBADO DE REFLEXÃO
Esta legislação eleitoral e designadamente quanto a este período de reflexão já não está deslocada no tempo, é verdadeiramente idiota e bem representativa destes deputadozinhos e governantes que se sucedem uns aos outros.
Foi um Sábado óptimo, bem passado, longas caminhadas por Lisboa, um excelente almoço de bacalhau bem perto da Gulbenquian, compras, fotografia, observação de zonas várias da capital.
Ao almoço, para ajudar à reflexão, escolhi um tinto do Douro, 2017, um "superior".
As ruas que calcorreei e as que de carro percorri mostraram bastante mais gente e bastante mais estrangeiros, na esmagadora maioria com evidente mau aspecto muitos verdadeiramente de aspecto porco. Esmagadoramente, turismo pé descalço!
Na rua do Carmo, eu e a minha mulher entrámos numa loja, onde perto da entrada estava uma menina (a funcionária) a falar ao telemóvel com risinhos, e assim continuou, a falar, e nós a olhar para várias coisas dentro da loja, e a excelência sempre ao telefone. Claro que passados cinco minutos de observação de algumas coisas por sinal bem giras, resolvemos não perder mais tempo ali, saímos, e a menina continuava ao telefone. Notável, e eloquente desta juventude contemporânea.
O Sábado teria sido de facto óptimo como acima referi. Ao chegarmos a casa pouco antes de horas de jantar, o "murro no estômago", um dos meus melhores amigos (mais velho que eu 5 meses) internado em Sta Maria de urgência, ataque cardíaco. Vamos esperar que as coisas se recomponham. Voto nisso, esperançoso.
AC
ESQUEMA EM PIRÂMIDE
Se sacar 5000,00 € a um tipo que trabalha, para depois os entregar a cinco tipos (1000 a cada), provavelmente perderá um voto mas, por outro lado, irá ter quase de certeza mais cinco votos. Muitos pensam e agem assim. É um dos maiores esquemas pirâmide da história.
Pense nisto. Ah, já agora, adivinhe como se chama este esquema em pirâmide!
AC
25 SETEMBRO 2021
> 1505 - Ormuz, início da construção do forte de Nossa Senhora da Vitória
> 1789 - EUA, aprovada a "Bill of Rights"; a "Bill of Rights", é o conjunto das X primeiras emendas à Constituição Americana, conjunto ratificado em 15 de Dezembro de 1791
> 1897 - Nasce William Faulkner
> 1919 - Moçambique, Portugal recupera zonas que haviam estado ocupadas por tropas Alemãs no final do século XIX
> 1933 - Criação do Secretariado da Propaganda Nacional que, anos mais tarde, ganhou o nome de Secretariado Nacional de Informação
> 1964 - A Frelimo apela à insurreição geral em Moçambique
> 1975 - Moçambique torna-se um país independente
> 1993 - Lançado o satélite português PoSAT-1
AC
ELEIÇÕES
ERA BOM, É MUITO IMPORTANTE, QUE AS PESSOAS PARASSEM, PENSASSEM NO QUE ACONTECE, NO QUE LHES ACONTECE, E MEDITASSEM COMO LHES CORRE A VIDA, E PORQUÊ, E OLHASSEM PARA A FRENTE, PARA O FUTURO.
PARA O QUE GOSTARIAM DE VER E TER DE DIFERENTE.
NÃO IR VOTAR OU VOTAR SEM PONDERAR, O RESULTADO FINAL PODERÁ SER MUITO PARECIDO COM O QUE ESTE PEQUENO FILME, JOCOSO MAS BEM REAL, EXPLICA.
24 SETEMBRO 2021
> 1507 - Afonso de Albuquerque conquista Ormuz (data mais usualmente apontada)
> 1834 - Faleceu o rei D.Pedro IV
> 1835 - Isabel II de Espanha e a rainha D. Maria II assinam uma adenda ao Tratado da Quádrupla Aliança
> 1848 - EUA, início da produção da pastilha elástica
> 1863 - Portugal, concluída a linha ferroviária do Leste
> 1973 - PAIGC declara unilateralmente a independência da Guiné- Bissau
> 2017 - Faleceu o bispo D. Manuel Martins
AC
ISTO ANDA TUDO LIGADO OU NÃO?
Indiscutível que todos têm direito à presunção de inocência. Banditagem variada incluída e aqui refiro-me mesmo, em concreto, ao colarinho branco.
Vem isto a propósito de advocacia, advogados, autarquias, e de ler por aí certas coisas sobre certas maroscas, sobre certos pantomineiros e pantomineiras, sobre causídicos e suas causas.
E vem isto a propósito de se continuar a tropeçar com crescentes situações em que se verifica a incrível pouca vergonha com que certa gente se movimenta e vive. E se arrasta apesar das broncas.
E se é certo aquilo que no início refiro, a realidade é que se amontoam casos de malandros vários e os advogados são os mesmos.
Há talvez três meses, em Castelo Branco, ao entrar no meu restaurante favorito dei de caras com um pantomineiro que frequenta as Tv, comenta, sempre muito melífluo e untuoso, e muitas vezes de camisa de colarinho branco. O sr José riu-se quando lhe disse que se a clientela começava a ter gente daquela eu mudava-me.
Há poucos dias, no restaurante meu favorito na aldeia dei de caras com outro também muito conhecido cá por Lisboa, e que dizem ser dos que mais cobra.
É claro que ver andar ali pela Beira-Baixa os dois figurões, recordou-me logo os sarilhos que por lá se comentam há anos relativamente a vários pantomineiros nos poderes por aquelas zonas. Aguardemos.
AC
Ps: ah, os dois tipos gostam muito de na TV falar de moral, ética, condenar a corrupção etc. Quando os vi lembrei-me logo disso!
INSTITUIÇÕES e DESCENTRALIZAÇÃO
A colocação de instituições do Estado em locais que não Lisboa e Porto acarretam desprestígio?
O prestígio das instituições do Estado advém de ter grandes limusines para todos os seus senhores, ou da localização geográfica, ou de outro factor deste tipo e natureza?
O prestígio deve medir-se pela capilaridade nas cabecinhas e, como alguns defendem, depende decisivamente do facto dos "senhores e senhoras" terem a sua vidinha bem organizada em Lisboa e não deverem por isso ser mudados para outro local do país?
Será que o prestígio das instituições do Estado e inerentemente dos seus titulares / servidores / funcionários advém apenas da dignidade e do seu funcionamento espelhados nas suas decisões?
Ao que isto chegou.
AC
23 SETEMBRO 2021
> 1822 - Aprovada a Constituição Política da Monarquia Portuguesa, vigorou até 1823 e depois em 1836 a 1838
> 1913 - O Francês Roland Garros atravessa o Mediterrâneo de avião
> 1917 - Criação da Estação Naval do Bom Sucesso, destinada a submersíveis e mais tarde hidraviões
> 1919 - Nasce o clube "Os Belenenses"
> 1939 - Faleceu Sigmund Freud
> 1975 - Faleceu Ruben Andresen Leitão, de pseudónimo Ruben A.
> 1987 - Portugal insiste na ONU na autodeterminação de Timor-Leste
> 1988 - Seul, Rosa Mota ganha a medalha de ouro na maratona
> 2004 - Haiti sofre destruição imensa devido a furacão
AC
AUSÊNCIA de VERGONHA na CARA
Refiro-me à vergonhosa campanha de António Costa. Se ele e os seus correligionários que já vieram dizer que as acusações que lhes fazem são injustas, principalmente o sr Carneiro, se eles tivessem visto os dois primeiros programas de Ricardo Araújo Pereira, talvez então tivessem um pingo de vergonha na cara e ficassem calados. Mas, como é público e notório, não têm pingo nenhum de vergonha na cara, nem se calam com as promessas mil. Promessas que, aparentemente, excedem já a bazuca. Ou seja, a seguir à bazuca, tiros de pólvora seca!
A colectânea apresentada nesses programas, aliás longe de cobrir as 308 câmaras municipais, é eloquente, e só intelectualmente desonestos negam aquilo que é evidente e descarado, o agitar explicitamente os dinheiros da bazuca em favor das autarquias que o PS tem dominado e das que quer conquistar. Até a minha idosa vizinha na aldeia percebe.
Os programas de Ricardo Araújo Pereira propiciaram também para quem anda distraído, mostrar a pouca vergonha daquilo a que chamam também um partido político. Chega de pouca vergonha. Um nojo.
AC