quinta-feira, 30 de junho de 2022

O HABILIDOSO

Enquanto na cozinha vou tratando das pequenas reparações, da substituição de cortinados, de preparação de paredes, vou ouvindo o rádio.

Fiz agora um intervalo de alguns minutos, e martelo agora o teclado enquanto bebo um café. O título desta meia dúzia de palavras é obviamente sobre o saltitão sempre no estrangeiro à procura de emprego. Que está quase a chegar de Madrid para conversar com o Pedrinho que já está à espera em S.Bento.

Quem nunca trabalhou a sério, no mercado de trabalho, fez um estágio com amigalhaços, sempre viveu sentado à mesa do OE nas suas diferentes formas, dificilmente poderia perceber o que é trabalho, responsabilidade, liderar pessoas, decidir a tempo e horas.

De habilidade em habilidade, desde o escritório dos amiguinhos, FAUL, cargos ministeriais diversos com várias peripécias esquisitas como por exemplo como MAI, um tempinho na Europa, diabruras várias na CML, diabruras várias no PS até correr de forma nada ortodoxa António Seguro, habilidadezinhas com a esquerdalhada, bem os acabando por os enganar, tanta habilidade tanta pouca vergonha que os resultados começam a aparecer estrondosamente.

Os seus votantes em Janeiro passado têm agora o prémio. Mas isso não é importante, importante é a sociedade portuguesa estar a ficar um caos, por culpa de Passos Coelho que governa ……ainda…..

Estão aqui a puxar-me a manga da camisa e murmurar ao ouvido que Passos Coelho há mais de 7 anos que está fora da política, que……. esquisito.

AC

Ps: verdadeira e suprema delícia era vir o Sócrates a público desancar o Costa

TELENOVELA   BUFA 

AEROPORTO LISBOA

- Início de operação, 1942.

- 25 de Abril 1974, nova ERA.

- Depois, nada se fez, pouco se pensou, até que ele chegou.

- ELE, quem? José Sócrates, o grande líder e reformista!

- Passou um tempinho…OTA.

- Pais da Pátria, seus testas de ferro, várias luminárias da Tugolândia de partidos e organizações várias desataram a comprar terrenos nas cercanias onde seria o novo aeroporto.

- Ai, chiça, agora falam em Rio Frio, toca de ir a correr, terrenos e casas se as houver, até Palmela.

- Bolas, afinal, pensam em Alcochete, toca de ir a correr, terrenos, casas, pode ser Coruche, Benavente, Alcochete, Montijo, Pegões, sei lá, comprem.

- Troika em cima de nós e toca de fazer negócio com a ANA.

- Ai, agora querem Portela com a Base Aérea nº 6 no Montijo, bolas, tanto terreno já comprado para nada.

- Especulação imobiliária a crescer, sobretudo no Montijo e em Alcochete.

- Seixal, Moita, Barreiro, tudo a protestar, e com base em lei, vetam coisas.

- Nisto, adormecidos que sempre andam, parvamente embevecidos e PIMBA, dão-lhe maioria absoluta, ao Costa.

- O Pedrinho Nuno Santos sempre mantido com um ministério, com trela curta, sempre com a sua pesporrência e as suas atoardas, vigoroso, reformista. 

- Eis que Costa está, MAIS UMA VEZ lá fora, a tentar arranjar emprego e a pedir que não o dêem a Suarez.

- Pedrinho faz das suas, anuncia que segue Portela e Montijo e seguir-se-á Alcochete. Dado a entender que a lei que possibilita vetos das autarquias irá ser alterada a curto prazo, que a avaliação estratégica ambiental é para ser feita pelo ISTécnico cancelando-se o concurso que estava por aí, nada de paleios com outros partidos, e as associações ambientalistas podem ficar a protestar.

- Delicadamente, muito delicadamente, o residente em Belém sugeriu estar muito triste.

- Finalmente, sabe-se hoje, que Costa mesmo lá fora mandou cancelar o despacho do ministério do Pedrinho, mandou dizer que quer conversar muito amigavelmente com o residente em Belém e com o líder (??) do maior partido da oposição.

- Assim, vão saltar durante o dia de hoje e seguintes, todos os tudólogos, todas as comentadeiras, as linhas directas de Belém para certos OCS vão verter indicações, e haverá pratos diferentes para satisfazer todos os gostos. Como sempre, a doutrina divergirá.

Por mim, se o supra vertido corresponder mais ou menos a boa parte da realidade creio que:

1º - Ou a coisa foi feita com prévio acordo de Costa ou nas suas costas.

2º - Se foi com o seu acordo que acho o mais provável, a ânsia de procurar emprego na UE é tanta que apesar de o terem na conta de muito hábil (para mim é um intrujão político sem vergonha na cara), esqueceu várias coisas e uma delas, que o residente em Belém embora não tendo poderes executivos tem algum poder final no processo legislativo.

3º - Portanto, do seu gabinete alertaram-no para a bronca e ele lá mandou desfazer o novelo do Pedrinho. Consequências no governo e no PS? E as relações com Marcelo?

4º - Se o novelo do Pedrinho foi tecido nas costas de Costa, aí a coisa pode ficar com contornos imediatos curiosos e as consequências podem ser ……..o quê?

Demite o Pedrinho?

Demitir o Pedrinho convém a Costa?

Aguardemos.

AC

???!!!  DENTES  !?!?!?! 

- Lava os dentes?

…….

- Não tenho precisado 😟 !!!

CROÁCIA, HERANÇA MARÍTIMA

AC

COCÓ

Não é a primeira vez e, infelizmente, não será a última pois, javardos e javardas, energúmenos e energúmenas, imbecis, ordinários e ordinárias ou seja, gente com ausência total de civismo, total desprezo pela limpeza de passeios, total ausência de respeito para com o próximo, é o que mais abunda por todo o lado.

Cinjo-me à zona onde moro. A pouca vergonha é tanta que as queixas de muitos como eu aumentaram progressivamente junto da autarquia.

A tal ponto que há três meses a autarquia distribuiu por todos os prédios e moradias avisos como este.
Julgam que alguma coisa mudou?
Praticamente nada. 
As "bestas" continuam por aí. 
Já houve quem quase se tivesse pegado à pancada, já houve quem insultasse forte e feio adolescentes e adultos não cumpridores, mas as mudanças são poucas. 
Inacreditável, ainda ver quem tenha amarrado à trela do animal saco de plástico apropriado mas, depois do cãozinho fazer cocó, ir-se embora na maior!

Podem querer convencer-me do que quiserem, que eu respeitarei, como SEMPRE.
Mas por mim, a realidade é que este é um simples assunto do quotidiano que, a juntar a muitos outros, demonstram bem o que é a generalidade dos portugueses, e por isso estamos como estamos.
AC 
30  JUNHO  2022
Dia Internacional dos Asteróides
> 1487 - Portugal, data em que supostamente foi impresso um livro
> 1669 - Tratado de aliança e comércio com a Holanda
> 1793 - Lisboa, inauguração do Teatro nacional de S.Carlos
> 1860 - Oxford, universidade de Oxford, debate sobre a evolução das espécies
> 1871 - Nasce Alfredo da Silva
> 1934 - Alemanha, "A noite das Facas Longas", purga violenta executada pelas hordas de Hitler
> 1936 - Abissínia, Haile Selassie pede ajuda à Liga das Nações face à invasão Italiana 
> 1953 - EUA, Michigan, sai da fábrica o primeiro Chevrolet Corvette
> 1972 - Grémio Literário, banquete do século, por ocasião do seu 125º aniversário
> 1997 - Último dia do Reino Unido em Hong Kong
> 2022 - Lisboa, 4º dia da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
AC

quarta-feira, 29 de junho de 2022

TRÁGICO
Marcelo alerta: "Os regimes, os políticos passam", enquanto "os oceanos ficam"

Trágico, pois ainda faltam 4 anos!
AC

O CÉU e a TERRA

AC

INSUFLADO
Insuflado de ar é, e está, por exemplo, este boneco.
Se repararem bem na fotografia, por trás da pata esquerda traseira desponta uma coisa cor de laranja
É o equipamento que injecta o ar para dentro do animal e o mantém inchado.
Tenho passado os olhos pelas gordas através da Internet e fui-me apercebendo um crescendo de muita prosápia e verborreia, particularmente desde a manhã da passada 2ª Feira.
Por mais que me esforçasse, não consegui visualizar o aparelho cor de laranja que certamente cada inchado da treta transporta!
AC


Ainda MARCELO e os INCOMPETENTES nas FA

Marcelo, o Presidente da República, tem um irmão gémeo que a Constituição da República lhe impõe, e que é o Comandante Superficial, perdão, Supremo, das Forças Armadas (CSFA, a abreviatura dá para as duas coisas).

Marcelo acabou de reflectir alto e bom som sobre a cambada (ele não disse esta palavra mas pelo que se percebe deve ser o que pensa) de oficiais generais nas Forças Armadas (FA). Já me referi a esta verborreia presidencial que, no mínimo, é qualquer coisa extraordinária de tão inarrável!

Uma das coisas interessantes dos tempos contemporâneos e tecnológicos é que, com alguma facilidade, se conseguem descobrir "passados".

Ora, por exemplo, o CM de 9 de Janeiro p.p. trazia uma das muitas fotos sorridentes deste cada vez mais peculiar CSFA, 


e um título em grandes parangonas - Marcelo promove 48 oficiais-generais nas Forças Armadas e militarizadas.
Dois representantes do sexo feminino entre as mais altas patentes militares.

E para deixar bem claro, o CM indicava o número dos promovidos - 48! Nesses, havia duas mulheres.

Ora, atentando nas recentes e inarráveis declarações deste peculiar CSFA, deverá concluir-se que promoveu duas incompetentes e, se não foram promovidos 46 homens incompetentes, devem ser pouco menos que 46, certo?

Regressamos devagarinho às tiradas de Américo Tomás! 
AC

29 JUNHO, Dia de S.Pedro

Nesta quarta-feira é dia de S.Pedro. 
E em Lisboa decorrerá o 3º dia da Conferência dos Oceanos, das Nações Unidas.
Como habitualmente quase não vejo televisão. Basta-me meia dúzia de minutos de conversa com quem vê para ficar a perceber razoavelmente o que por cá se vai passando, como os OCS tugas vão intoxicando a população.

Parece que desapareceu das notícias a questão do bicho.
Parece que se fala praticamente só de guerra e dos oceanos.
Parece que a vida corre pelo melhor.

Parece que apareceram umas "piquenas" (Manuela Ferreira Leite dixit) notas não sintonizadas com a propaganda governamental, talvez por desatenção de Cepeda, como por exemplo, ter saído à estampa que não têm dinheiro para levar ao Zelensky umas latas velhas, ou uns aborrecimentos de pais à conta de educação especial.

Marta que a saúde teme quase desapareceu, e lá vão referindo que tudo nas urgências continua na mesma.
Soltaram do armário a actual dona do SIRESP sem que nenhum jornalista tenha tido a decência e a competência de perguntar coisas concretas como o historial passado e o que esqueceram, e quem começou este folhetim, e é bem conhecido.

Dos Oceanos, miúdos constroem coisas com o lixo plástico
para chamar à atenção do que se passa por esse mundo fora.
Como diz um bom amigo, isto dos Oceanos é assunto sério mas, como se verifica ao longo dos anos, a seriedade dos dirigentes e políticos é a pouca vergonha do costume. Cá e lá fora.
Como já reafirmado a propósito de outro assunto, também no que se refere aos oceanos - a dureza da realidade não encontra conforto em retóricas de oportunidade.
Voltarei aos oceanos.
AC

É  ESTRUTURAL….

"o problema do SNS é antigo e estrutural", diz quem reina em Belém.

Mas,………...Majestade e…….. haverá também questões antigas e estruturais no que abaixo se indica,

> sistema de justiça ? 

> economia ?

> agricultura ?

> educação ?

> Forças Armadas ?

> indústria ?

> desordenamento territorial ?

> cadastro do país ?

> forças de segurança ?

> SIRESP ?

> descentralização ?

> desertificação do interior ?

> as centenas de, institutos, fundações, "task force", comissões, grupos de trabalho ?

> preço dos combustíveis ?

> ferrovia ?

AC

PORCALHÃO

AC

29  JUNHO  2022
Dia de S.Pedro
Feriado Municipal, Montijo, Alfândega da Fé, Évora
> 1534 - Jacques Cartier chega à ilha Prince Edward
> 1641 - Tratado de aliança com a Suécia
> 1847 - Assinatura da Convenção do Gramido, pondo fim à guerra da Patuleia
> 1939 - Primeiro voo comercial entre os EUA e Europa, aterrando em Lisboa
> 1969 - Faleceu Moises Tshombe
> 1974 - Argentina, Isabel Péron assume o poder como presidente interina
> 1974 - Bailarino russo Mikhail Baryshnikov deserta para o Canadá
> 1976 - Seychelles tornam-se independentes do Reino Unido
> 1982 - Faleceu Pierre Balmain
> 1986 - Futebol, campeonato do mundo, Argentina vence Alemanha Ocidental
> 2000 - Faleceu Vittorio Gassman
> 2003 - Faleceu Katherine Hepburn
> 2007 - Apple lança o iPhone
> 2018 - António Vitorino eleito para chefiar a Organização Internacional das Migrações
> 2021 - Faleceu Donald Rumsfeld
> 2022 - Lisboa, 3º dia da Conferência dos Oceanos, das Nações Unidas
AC

terça-feira, 28 de junho de 2022

FESTAS S.PEDRO 28JUN - 4JUL 2022

AC 

CADA VEZ MELHOR !

Sobre a questão disse: "Está a melhorar, de facto está, mas verdadeiramente eu costumava dizer o seguinte: só haverá verdadeiramente igualdade entre homens e mulheres, quando chegar aos mais altos postos uma mulher tão incompetente como chega em vários casos, em inúmeros casos, aos mais altos postos, um homem" (Jornal SOL).

Será despropositado dizer - mais palavras para quê?

Estará este grande comandante superficial, perdão, supremo das Forças Armadas, a lamentar-se de algumas das promoções a oficial general (almirantes e generais) acontecidas desde o primeiro dia do seu primeiro mandato como PR e grande comandante?

Estará a querer sugerir que as promoções acontecidas durante os mandatos dos seus antecessores foram uma generalizada vergonha?

Ou estará arrependido de, por exemplo, ter engolido a promoção do almirante das vacinas a chefe da Marinha?

Quantos dos actuais almirantes e generais vivos, no activo ou reformados, estarão a perguntar às consortes - o homem estará a insinuar que sou incompetente?

Inarrável!

António Cabral (AC)

Ps: acabei de telefonar ao meu melhor amigo militar, almirante, reformado, a quem perguntei o que pensava desta verborreia presidencial.
A resposta que me deu foi comprida, muito adjectivada com vernáculo, e a única parte que posso aqui transcrever é esta - há muito que lhe perdi o respeito. Não perco mais tempo com tolos.  
Eu fiquei calado.

I SPEAK,  I SPEAK,  I SPEAK, I SPEAK...

In english, at home, my country, Portugal, I speak with passion, my language with passion, passion also on the oceans, passion always, Oceans, my portuguese language, Oceans, my portuguese language………
and selfies, of course!

AC

Ps:  ia jurar que António Costa discursou em…….Português! 

Que horror, em Portugal, falar Português! Francamente!

Bom Dia. Hoje é Véspera de S.Pedro.
Não tem nada a ver com S.Pedro ou outro santo. 
Mas apeteceu-se publicar isto, pois à conta da guerra em solo Ucraniano, entre livros outros tenho andado a ler / reler/ consultar vários sobre a "paz" entre as I GG e II GG e a "paz" (??) após 1945 e que se tem prolongado até aos nossos dias!
Reproduzo parte dos textos da 3ª fotografia:
…...As Marshall Foch had prophesied when the treaty was forced upon a prostrate Germany:"This is not Peace. It is an armistice for twenty years" (e acertou!)
…..which had limited Germany armed forces to an army of 100000 and a small navy without armour or air force support.
…..the prohibited tanks and planes were developed secretly, many in the soviet Union, and future pilots were trained.

Na segunda fotografia pode ver-se uma das grandes reuniões nazis, decorria o ano de 1934, está Hitler ao centro do grupo de três criaturas  fazendo a saudação nazi.

Tenham uma boa semana, saúde.
AC

FONTANÁRIO  PEGÕES

AC 

COMBUSTÍVEIS  EM  ESPANHA

Não haverá uma alminha que espete no focinho de certa gente coisas como esta? Foi só andar pouco mais de meia dúzia de Km.
De uma quantia de 82.01 € pagou-se na realidade "apenas" 70,06 €
Cambada de malandros.
AC 

28 JUNHO 2022 
> 1519 - Carlos V é declarado imperador do "Holy Roman Empire"
> 1577 - Nasce o pintor Rubens
> 1630 - Portugal, por carta régia, judeus proibidos de exercer cargos públicos
> 1712 - Nasce Jean Jacques Rousseau
> 1759 - Portugal, extintas as escolas jesuítas e criada a instrução secundária
> 1762 - Rússia, Catarina II sobe ao trono sucedendo ao Czar Pedro III seu marido, deposto por golpe de Estado
> 1836 - Faleceu James Madison
> 1841 - Paris, estreia de "Giselle"
> 1846 - Adolphe Sax patenteia o saxofone
> 1867 - Nasce Luigi Pirandello
> 1881 - Acordo de aliança entre a Áustria e Sérvia
> 1883 - Nasce Pierre Laval
> 1892 - Lisboa, inaugurado o elevador da Bica
> 1914 - Assassinato de Francisco Fernando Arquiduque da Áustria, início da I GG
> 1919 - Alemanha obrigada a assinar o Tratado de Versalhes
> 1926 - Constituição da Mercedes-Benz por fusão das companhias de Karl Benz e Gottlieb Daimler
> 1930 - Nasce Itamar Franco
> 1948 - Confirmada a rebelião de Tito face à URSS
> 1964 - Malcolm X cria a Organização de Unidade Afro-Americana
> 2017 - Portugal, comunicado o "roubo" em Tancos
> 2022 - Lisboa, 2º dia da Conferência dos Oceanos das nações Unidas
AC

segunda-feira, 27 de junho de 2022

CROÁCIA, HERANÇA MARÍTIMA
AC
O INSTITUTO de DEFESA NACIONAL (IDN)
O IDN foi criado em 12 de Julho de 1976. Ao longo do tempo teve, naturalmente, reorganizações.
O IDN sucedeu ao chamado “Centro de Sociologia Militar” que por sua vez sucedeu ao Instituto de Altos Estudos da Defesa Nacional (IAEDN).
O IAEDN foi criado em Dezembro de 1967 e, nessa altura, ainda não existia o edifício onde viria a funcionar, edifício inaugurado em 1973.
Após o 25 de Abril de 1974, o IAEDN é suspenso e, no edifício, foi instalado o dito Centro de Sociologia Militar dependente da polémica ex-5ª Divisão do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).
No chamado auditório Câmara Pina funcionaram as diversas assembleias do MFA.
Quando da sua fundação, em 1976, o IDN ficou na dependência do EMGFA.
Em 1982, com a aprovação e entrada em vigor da Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas, o IDN foi integrado no Ministério da Defesa Nacional (MDN).
20 anos após a sua fundação, 1996 portanto, foi designado o primeiro director civil.
Sem desprimor para ninguém, da lista de dirigentes em baixo recordada, realço o Vice-almirante Leonel Cardoso, e o General Abel Cabral Couto.
António Cabral (AC)

Diretores
Prof.a Dra Maria H. C. Carreiras (05/07/2019 - até nomeação MDN
Major-General Vítor D. Rodrigues Viana (01/03/2010 - 04/07/2019)
Prof. Dr António José Barreiros Telo (04/03/2008 - 28/02/2010)
Tenente-General Aníbal José R. F. da Silva (27/09/2006 - 18/12/2008)
Prof. Dr João A. C. G. M. de Almeida (31/08/2004 - 15/09/2006)
Tenente-General José E. M. G. Leandro (10/04/2001 - 30/08/2004)
Major-General Luís Vasco V. Pinto (29/09/2000 - 09/04/2001)
Prof. Dr Henrique N. P. Severiano Teixeira (29/07/1996 - 30/06/2000)
VAlmirante Fernando M. P. M. da Silva (11/05/1994 - 24/07/1996)
VAlmirante João J. F. Ribeiro Pacheco (15/09/1993 - 27/03/1994)
General Abel Cabral Couto (06/12/1989 - 14/09/1993)
General Pelágio M. A. Castelo Branco (06/08/1986 - 06/12/1989)
VAlmirante Adriano A. S. C. Lanhoso (08/05/1984 - 06/08/1986)
General Altino Amadeu Pinto Magalhães (05/03/1981 - 08/05/1984)
General Tomás George Conceição Silva (22/03/1980 - 05/03/1981)
VAlmirante Leonel A. G. Cardoso (02/02/1977 - 22/03/1980)
General António A. F. L. Santos (22/10/1976 – 01/02/1977)
VAlmirante Laurindo H. Santos (IAEDN) (09/07/1974 - 03/11/1974)
General Luís M. Câmara Pina (IAEDN) (19/06/1969 - 18/06/1974)

Subdiretores
Prof.a Dra Maria Helena Chaves Carreiras (08/03/2010 - 31/05/2012)
Major-General António J. P. Dias Coimbra (02/07/2009 - 05/03/2010)
Major-General Carlos Martins Branco (22/09/2008 - 29/06/2009)
Prof Dra Isabel A. R. G. F. N. V. Nieuwburg (27/09/2006 - 19/09/2008
Major-General José M.Freire Nogueira (02/09/2004 - 26/09/2006)
Arquiteta Rita Martins Barata Cabral (02/10/2000 - 29/04/2004)
Major-General Américo Simões Gaspar (01/09/1996 - 28/09/2000)
Brigadeiro José Alberto Reynolds Mendes (não disponível)
Brigadeiro Raúl F. C. Ribeiro Martins (18/10/1989 - 31/10/1994)
Brigadeiro Henrique Manuel Lages Ribeiro (01/09/1986 – 17/10/1989)
Brigadeiro Vasco Joaquim Rocha Vieira (30/06/1984 - 10/07/1986)
CAlmirante Adriano A. S. C. Lanhoso (11/01/1983 - 08/05/1984)
Coronel Abel Cabral Couto (01/12/1980 - 05/07/1982)
Brigadeiro Guilherme S. Belchior Vieira (02/10/1978 - 01/12/1980)
Brigadeiro Francisco Maria Rocha Simões (não disponível)
Prof. Doutor Henrique Martins de Carvalho (não disponível)

D. MANUEL  I

AC

DIREITO  à  GREVE

A esquerdalhada é perita em esconder realidades. Disfarça sempre que algo não lhe agrada.
E nisto, e o que ainda é mais grave, está um conjunto de coisas que estão escarrapachadas na Constituição da República Portuguesa (CRP) e que a esquerdalhada finge sempre que não está lá, na nossa CRP, que periodicamente quase gritam aos sete ventos que é sua e só sua.

NÃO, a CRP define bem o que é Portugal, uma República baseada na dignidade da pessoa humana e em que todos os portugueses devem ser livres, e assim viver numa sociedade o mais justa e solidária possível. 
A CRP é de todos os portugueses. 
Não é de alguns auto-iluminados que querem à força inculcar na sociedade o que acham que dever ser.
E os deveres e direitos (e assim as coisas deviam ser entendidas, e deviam estar na CRP, que mais não fosse, até por ordem alfabética) não são apenas de certas pessoas, nem de partidos políticos, são das PESSOAS, TODAS.

Vem isto a propósito do direito à greve. Olhe-se à CRP:
Art. 57º - (Direito à greve e proibição de lock-out)
1. É garantido o direito à greve.
2. Compete aos trabalhadores definir o âmbito de interesses a defender através da greve, não podendo a lei limitar esse âmbito.
3. A lei define as condições de prestação, durante a greve, de serviços necessários à segurança e manutenção de equipamentos e instalações, bem como de serviços mínimos indispensáveis para acorrer à satisfação de necessidades sociais impreteríveis.
4. É proibido o lock-out.
Art 270 º - (Restrições ao exercício de direitos)
A lei pode estabelecer, na estrita medida das exigências próprias das respectivas funções, restrições ao exercício dos direitos de expressão, reunião, manifestação, associação e petição colectiva e à capacidade eleitoral passiva por militares e agentes militarizados dos quadros permanentes em serviço efectivo, bem como por agentes dos serviços e das forças de segurança  e, no caso destas, a não admissão do direito à greve, mesmo quando reconhecido o direito de associação sindical.

Estou a voltar a isto e concretamente à questão "greve" depois do director nacional da PSP ter referido (segundo li) que os funcionários do SEF que fossem integrados na PSP manteriam o direito à greve.

Ora o Art. 270º é claro no sentido de poder-se restringir o direito à greve nas forças de segurança. O exercício de segurança pública, o exercício de proteção dos cidadãos é permanente, não é para ter hiatos.

E o que é notável é não se ouvir uma palavra a nenhum dos titulares de orgãos de soberania sobre o assunto. Que eu saiba os agentes da PSP e os da GNR estão integrados em diversos sindicatos mas creio que por lei lhes está vedado fazer greve. Como se compreende.

Já imaginaram o "giro" que era o pessoal nos aeroportos fazer greve e poderem entrar todos os turistas sem qualquer verificação mínima documental? 

Mas enfim, é como andamos.
AC
27  JUNHO  2022
> 1850 - Portugal, surge a Associação dos Operários
> 1885 - Nasce Guilhermina Suggia
> 1905 - Rússia, revolta a bordo do Potemkin
> 1948- Na sequência do bloqueio de Berlim por parte da URSS, a ponte aérea americana a funcionar em força
> 1974 - Richard Nixon visita a URSS
> 1976 - Ramalho Eanes vence as eleições presidenciais
> 1976 - Terroristas desviaram o avião da Air France para Entebbe no Uganda
> 1976 - Eleições regionais na Madeira
> 1981 - Mao Zedong /Mao Tse Tung formalmente culpado pela chamada revolução cultural
> 2017 - Ucrânia vítima de diversos ataques informáticos
> 2022 - Lisboa, início da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
AC

domingo, 26 de junho de 2022

ANDARAM  POR  FORA 

Publiquei durante uns dias fotografias de certas zonas dos EUA mais a Oeste, recebidas de quem por lá andava.

Regressados, e faltando ter conversas suplementares quero referir algo que em minha opinião é muito preocupante.

Apesar do que os nossos OCS contam sobre os EUA, sobre a sociedade americana mas praticamente sempre centrada no Trump ou no Biden, no que se passa em Washington ou em Nova Iorque, ou quando há os trágicos e frequentes tiroteios, conta-me quem esteve agora em certas zonas e que algumas identifico, e sobretudo em áreas circundantes de Los Angeles e S Francisco por exemplo, é assustador o que se vê de miséria. 

Logo que se sai de áreas citadinas centrais, e particularmente quando se começam a percorrer Km e Km nas imensas auto-estradas para ir para lugares distantes, encontram-se centenas de cabanas e caravanas miseráveis por extensões imensas, de cada lado das estradas e auto-estradas, miséria social pura. 

Foi para eles uma surpresa brutal.

O que se vê em áreas citadinas onde, por exemplo, fazem feiras de belíssimos automóveis, não tem nada a ver com a miséria que se encontra por todo o lado logo que se sai dos centros. 

E são famílias, muitas bem numerosas de, negros, brancos, hispânicos, etc. A sensação que eles tiveram é que os problemas sociais se estão a agravar de uma maneira crescente e brutal. Um deles, que tinha estado tempos atrás em Seattle, ficou menos espantado, pois fora da zona central daquela cidade conhecida por ser riquíssima, há miséria por todo o lado.

Deixo fotografia de 3 "pérolas".


Tenham um bom Domingo, Domingo em que hoje, na Vialonga, há a festa da família. Vou lá estar, eu e querida cara metade, em que os nossos 50 anos já lá estão um pouco para trás. Vamos assistir a quem conta 25 e nos diz muito. Saúde. 

António Cabral

POESIA   POPULAR

AC

26 JUNHO 2022
Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Droga
Dia Internacional das Nações Unidas para o Apoio às Vítimas de Tortura
> 1409 - Cisma na Igreja Católica, Papa Gregório XII em Roma, Papa Benedito XII em Avinhão, e depois do concílio de Pisa nomearam o Papa Alexandre V
> 1522 - Rodes cercada por Otomanos
> 1541 - Francisco Pizarro assassinado
> 1662 - Conde Luís Vasconcelos e Sousa desencadeia um golpe de Estado, derruba Luísa de Gusmão, mas Afonso VI nomeado rei acaba por perder o trono para o irmão D. Pedro
> 1843 - Tratado de Nanquim
> 1867 - Abolida a pena de morte
> 1892 - Nasce Pearl S. Buck
> 1908 - Nasce Salvador Allende
> 1909 - Londres, criado Museu da Ciência
> 1917 - França, início da chegada de forças expedicionárias americanas
> 1940 - Presente o pacto Molotov- Ribbentrop a URSS apresenta um ultimato à Roménia quanto à cedência da Bessarábia e Bukovina
> 1945 - 50 países assinam a Carta das Nações Unidas
> 1953 - O terrível Beria, chefe da polícia secreta/ política na URSS é mandado prender por Nikita Khrushchev
> 1960 - Madagáscar torna-se independente da França
> 1963 - Berlim Ocidental, Kennedy discursa em desafio aos Soviéticos - Ich bin ein Berliner
> 1967 - Faleceu Françoise Dorléac
> 1975 - Faleceu Josemaria Escrivá
> 1993 - Portugal, extinção da Guarda Fiscal, passou a Brigada Fiscal na GNR
> 2000 - Anunciada a conclusão do "rascunho" com a sequência do genoma humano
AC

COISAS  do  MAR 

Agora que vem aí a conferência da ONU para os oceanos...
AC

sábado, 25 de junho de 2022

 FERNANDO  PESSOA

- Saber que será má a obra que se não fará nunca.

- Pior , porém, será a que nunca se fizer.

- Em nada me pesa ou em mim dura o escrúpulo da hora presente. tenho fome da extensão do tempo, e quero ser eu sem condições.

AC

GENIAL

Com a vénia devida ao autor, publico este delicioso boneco.
AC

PLATAFORMA  CONTINENTAL

Em que pé estará este tema? 
Não se pode exigir celeridade, não é, o processo ainda só começou em Janeiro passado, NÉ?
E com os nossos amigos aqui ao lado certamente a ajudar nos "fora" internacionais e concretamente na ONU.
E como é um assunto nada relevante para Portugal, nada importante, é por isso mesmo que as televisões, os jornais e as revistas semanais nada falam sobre isto. Veremos se na semana que vem abordam a coisa.
Portugal, sempre no seu melhor.
AC 

PINDÉRICOS  e  em  BICOS  de  PÉS
"Portugal sem dinheiro para enviar armas a Kiev"
Ainda não parei de rir. 
Terá sido por causa deste tipo de coisas, que Zelensky se fartou de promessas e vai substituir a embaixadora?
A esta hora Zelensky já terá percebido que a promessa dos 250 milhões de Costa (nossos, nossos impostos) para lá reconstruir não sei bem o quê não passa disso mesmo, promessa à Costa, como ele faz por cá, com a maior desfaçatez e sem vergonha nenhuma na cara.
Lê-se por aí - " Os tanques (tanques, quais tanques, seus jornalistas ignorantes?) portugueses já estão prontos para seguir para a Ucrânia, mas falta o dinheiro para o transporte. O Exército está de tanga e não tem verba para nada. Espera-se que os ingleses possam dar uma ajuda".

Esta é a "coisa". 
Coisa que pode fazer-nos recordar palavreado como, pirosos, vergonhoso, pôr-se em bicos de pés, subserviência a outrem, pedintes, caricato, ausência de noção das realidades, incompetência, etc., um etc. infindável.

Ainda não ouvi nada de Marcelo
Será que está à espera de verificar se não estamos perante mais um problema estrutural
Ou será que se pronunciará apenas depois de conseguir ligação telefónica com Zelensky para lhe dar conforto? 
"Zel, my friend, I assure you that Putin will hide shortly because he is aware that you are about to receive a massive military support from Me, and the tide of war will change. By the way, do not eat "Bacalau" this summer".

Bom, deixando a laracha de parte.

Este notícia parece-me de uma vergonhosa incompetência e com a superficialidade habitual.
Dão isto à estampa, com sugestões - "resumiu a mesma fonte" - "outra fonte, ligada aos meios do Exército" - "já o ministério da defesa" - e a esta última referência de fonte ligam - … Já o Ministério da Defesa afirma que as lagartas estão prontas desde 31 de maio. «Já temos os parceiros aliados que já se disponibilizaram para as transportarem só estamos há espera que nos digam quando o podem fazer», argumentou o Ministério de Helena Carreiras

Apesar das periódicas e inconsequentes retóricas emanadas de Belém, apesar de muitas tiradas de políticos vários publicitadas com a   habitual falta de vergonha na cara, a realidade material das Forças Armadas é a que é e não a que propagandeiam certas criaturas.

É habitual umas criaturas que por cá andam colocar-se sempre em bicos de pés. Normalmente não reparam como são tão ridículos.

Eu que percebo quase nada ou mesmo nada destas coisas, nada me custa a acreditar que Portugal possa com alguma facilidade ter remetido para a Ucrânia, cintos, coletes à prova de bala, botas, cantis, facas de mato, munições ligeiras, espingardas G3, coisas desta natureza menor, em que há muito de "não letal".

Nada me custa acreditar que não temos capacidade alguma para ceder carros de combate pois presumo que teremos pouquíssimos e, provavelmente, muitos em mau estado de conservação.
Não me custa nada acreditar que não temos qualquer capacidade para ceder artilharia de longo alcance e munições respectivas.

Pelo que leio na notícia, fiquei a saber que o nosso Exército dispõe de 150 viaturas blindadas de transporte de pessoal/ tropa, M 113, material que os EUA nos terão vendido a preço de amigo (??) no início dos anos 90 do século passado. 
Como deve ser segredo de Estado, nada se sabe sobre a sua operacionalidade, embora da notícia se deduza uma realidade penosa. Mas é engraçado ler - que as lagartas já estão prontas! Isto quer dizer que não estavam, certo?

Costuma dizer-se quem dá o que tem a mais não é obrigado.
Não é vergonhoso termos pouco e velho para dar. 
São 15 brinquedos obsoletos e que, sugere a notícia, não andavam. Estavam encalhados em Santa Margarida!

Mas o que é vergonhoso e típico de criaturas tipo Costa, é decidir dar uma determinada coisa e depois ……..verifica-se que não pensaram nos parâmetros todos do processo. 
Ficaram, como diz o povo, com as calças na mão!
Querem, portanto, estes inarráveis governantes, que alguém leve "pro bono" a nossa tralha! Não é bem, mas é quase como eu oferecer o carro do meu vizinho!

Repito, nada percebo destas coisas, mas tenho experiência de vida e bons amigos na tropa, como acintosamente sempre referem certas criaturas. 
Isto dito, e conhecendo o modo de actuação de Costas, Marcelos e até de alguns militares, ficam aqui umas conjecturas que me passam agora pela cabeça.

E se nisto tudo, houver aqui uma história muito mal contada?

> Será que alguma vez Costa e a sua adjunta Carreiras alguma vez pensaram em ceder algo mais que munições ligeiras, uns materiais não letais, uns ferros velhos da GNR como indica a notícia, boa vontade e disponibilidade para treinar cá umas dezenas de militares Ucranianos?

> E será que alguma vez o Exército pensou em desfazer-se de viaturas M 113 ou outras apesar do seu estado de conservação?

> E será que agora o Exército não estará nada satisfeito com este desfecho?

> E será que porventura o governo foi fortemente pressionado pelos EUA para ceder este material, e ficou entalado?

> E será que os EUA estão a fazer o mesmo junto de outros países para fornecimento de material à Ucrânia (poupando o deles) que sabem esses países possuem, até porque em muitos casos são de origem americana?

> Será por isto que a coisa chegou a este ridículo?

O que me parece lamentável é o artigo ser doce para o governo e quase dar a entender que o Exército devia tratar da coisa. O problema nunca está com Costa e o seu desgoverno, seja sobre que assunto for.
Igualmente lamentável, colocarem no artigo frases como tendo sido proferidas por alguém ligado ao Exército.

Isto tudo é vergonhoso, lamentável, e bem elucidativo do que é a maioria da comunicação social, do que são certos políticos, e da situação confrangedora de muitas áreas dentro das Forças Armadas.
Portugal, mais uma vez no seu melhor ou, como diria Marcelo - o melhor dos melhores!

António Cabral (AC)
B O N S
Tenham um bom fim de semana. 
Saúde, e tendo em vista isto que vos digo.
Tenham cuidado com o que comem, não apanhem Sol na cabeça nem escaldões na pele quando foram ao quintal.
Não saiam, não conduzam, evitam ter desastres, fiquem o mais possível em casa para evitar contágios seja do que for.
Mas evitem ver televisão pois dão cabo dos olhos, não leiam jornais pois podem provocar-vos vómitos, abstenham-se de TUDO, não se dobrem por causa das costas.
Se forem ao quintal ou varanda agasalhem-se pois, apesar de Verão, o tempo está uma porcaria.
Não liguem às flores pois pode lá estar uma abelha e picar-vos e daí surgir uma alergia grave.
Sem me querer repetir cuidado com o bacalhau e com peixes que tenham muitas espinhas pois podem engasgar-se.
Ovos nem vê-los. 
Não ingiram carnes vermelhas, prefiram frutos vermelhos.
Comam saladas mas só depois de estarem umas horas em vinagre.
Se não tiverem água engarrafada não bebam água da torneira.
Bebam vinho, mas só um terço de copo, mas não façam batota, não o bebam no copo de água daqueles enormes.
Cuidado com a fruta, a pele tem de certeza produtos, e mesmo lavada nunca se sabe. Além disso escusam de gastar a pouca água que há com lavagens dispensáveis, não comam. Até porque se podem engasgar com caroços.
Tenham um bom fim de semana. 
Quase não se mexam, podem cair, cuidado, pois ambulâncias há poucas, as que há estão sem médico acompanhante, não há quase urgências a funcionar, pessoal de saúde está ainda a recuperar da canseira da pandemia. Tenho muito cuidado.

Saudações de
Belém, S.Bento, dos Incríveis da Saúde, do Fisco, das Infra-estrutras que há, da possível Administração Interna, da Ingricultura, da Incultura, e da Bazuca!
Ah, se for preciso vacinas confiem apenas no Melo.

AC